Dining Plan: o plano de refeições da Disney

Google+ Pinterest +

ORIGINALMENTE POSTADO EM 6 DE NOVEMBRO DE 2015

Quem reserva um pacote de hotel + ingressos Disney tem a opção de adquirir um plano de refeições pré-pagas chamado Disney Dining Plan que dá direito à refeições na maioria dos restaurantes e lanchonetes de todo o complexo Disney, incluindo seus parques, hotéis e centros de entretenimento.

Ao adquirir um dos planos de alimentação você recebe créditos que podem ser trocados por refeições de acordo com o tipo de plano adquirido. Falarei aqui de 3 tipos de Dining Plan, do mais simples ao mais completo em termos de refeições.

Se é ou não vantajoso adquirir um desses planos, vai depender muito do seu planejamento de viagem. Se vai fazer suas refeições, em sua maioria, dentro do complexo Disney pode valer a pena. Primeiro, vamos entender o que ele cobre para depois tirarmos algumas conclusões.

Como adquirir?

Você pode adquirir o Disney Dining Plan no momento em que faz sua reserva de hotel + ingressos Disney, seja pelo site da Disney ou com agências de viagem. Esse plano de refeições é sempre para todo o período de sua estadia no hotel Disney, não tem como comprar o plano para um período inferior.

Caso não o compre no momento da reserva, este pode ser incluso depois, ligando para a Disney, se reservou pelo site deles, ou entrando em contato com sua agência de viagens para ver se há essa possibilidade.

Não tem como comprar tipos de Dining Plans diferentes para pessoas em uma mesma reserva de hotel Disney. Ao escolher comprar um plano, todos da reserva terão o mesmo. Também não tem como adquirir um Dining Plan somente para algumas pessoas, ou compra para todos que fazem parte da reserva do hotel ou não compra para ninguém.

Como funciona?

Como falei, o Dining Plan se baseia em créditos. Você ganha um total de créditos por pessoa, de acordo com o tipo de plano de refeições escolhido e o período de sua estadia. Falo desses tipos mais adiante. Apesar desses créditos serem disponibilizados por noite de reserva, você pode usar menos créditos em um dia e mais em outro, até o limite de créditos totais do seu plano. Se você não usar tudo durante sua estadia no hotel Disney, não recebe nenhum reembolso e nem fica com créditos para uma próxima viagem.

Você pode usar os créditos logo após seu check-in e, no dia do check-out, pode usar seus créditos até o final do dia, mesmo o horário do check-out sendo, em geral, às 11h.

Os preços de cada tipo de Dining Plan variam de acordo com a idade: para crianças de 3-9 é bem mais barato que para pessoas de 10 anos em diante, já que as crianças de 3-9 anos devem pedir itens do menu infantil (children’s menu), cujos pratos são menores***. Os planos só são válidos para crianças a partir de 3 anos. Crianças abaixo de 3 anos podem dividir um prato com os pais ou pode ser comprado um prato à parte.

Até 2017, os planos não incluem bebidas alcoólicas, algumas bebidas especiais, itens que sirvam mais de uma pessoa ou itens que sejam servidos em embalagens souvenir, como copos decorados ou baldes de pipoca temáticos, por exemplo. Já a partir de 2018, bebidas alcoólicas e algumas bebidas não alcoólicas especiais passarão a fazer parte dos planos de refeição da Disney.

Os créditos do Dining Plan também não podem ser usados em eventos especiais (Special Dining Events) oferecidos em restaurantes table-service.

Vocabulário do Dining Plan

Para entender o que cada Dining Plan inclui, é preciso antes saber o significado dos tipos de refeições disponíveis e algumas outras coisinhas importantes.

– Quick-service (serviço rápido): são restaurantes com serviço de balcão, ou seja, em que você faz o pedido, paga e leva sua própria refeição até a mesa. Mesmo sendo um serviço rápido, não quer dizer que estes restaurantes só sirvam lanche, pois, na verdade, há todo tipo de comida.

– Table-service (serviço de mesa): são restaurantes tradicionais, em que há atendimento com garçom e o pagamento é feito ao final da refeição.

Dining Plan - Snack– Snack: são “lanchinhos”, digamos assim. Pode ser um doce, sorvete, pipoca, uma fruta etc. Snacks são vendidos em restaurantes quick service e quiosques em todo o complexo Disney. Nos locais em que há este tipo de comida, há um símbolo quadradinho e roxo (veja a imagem) no menu indicando quais itens são considerados snacks para o Dining Plan.

– Rapid Fill Mug: é uma caneca que pode ser adquirida e usada em qualquer restaurante quick-service dentro de hotéis Disney e que serve para pegar livremente, durante toda a estadia, bebidas como refrigerantes, café, chá e chocolate quente naquelas máquinas self service. Todos que tem o Dining Plan já ganham essa caneca. Lembrando que ela NÃO vale dentro dos parques.

– Private In-Room Dining (comida servida no quarto): inclui prato principal, bebida e sobremesa. São cobrados 2 créditos table-service por refeição pedida.

Pizza delivery (entrega de pizza no quarto): inclui 2 bebidas, 1 pizza e 2 sobremesas. São cobrados 2 créditos de refeição de adulto por pizza (e não por pessoa).

– Signature Restaurants: são restaurantes do tipo table-service mais sofisticados, que tem preços mais elevados e, por isso, suas refeições gastam 2 créditos table-service do Dining Plan, por pessoa.

Character Dining (refeição com personagens): restaurantes table-service com a presença de personagens. Gasta 1 crédito de refeição table-service por pessoa, exceto o Cinderella Royal Table que gasta 2 créditos table-service.

– Dinner Shows (jantar com show): são restaurantes que ficam em hotéis da Disney e que além da refeição oferecem um show especial. Por ter esse extra, também é cobrado 2 créditos table-service, por pessoa. São eles: Hoop-Dee-Doo Musical Revue, Mickey’s Backyard BBQ, que acontecem no hotel Fort Wilderness e Disney’s Spirit of Aloha Dinner Show do hotel Polynesian Village.

Não está escrito nas regras dos planos, mas pode fazer

– ***Você pode comprar refeições quick-service de adulto com créditos quick-service de criança, apesar de, nas regras do plano de refeição constar que crianças devem pedir pratos infantis. Muitas pessoas relatam que conseguem fazer isso há muitos anos. No fim das contas, parece que não há distinção entre os créditos quick-service de criança e adulto.

– Você pode usar seus créditos do Dining Plan para pagar refeições para pessoas que não tenham Dining Plan. É estranho, mas pode.

Gorjetas

O plano de refeições não inclui o serviço, portanto, se for utilizar créditos do Dining Plan em restaurantes table-service, deverá dar a gorjeta à parte. Costuma-se pagar entre 15% e 20% do valor da conta ao garçom. Para grupos a partir de 6 pessoas, é cobrado automaticamente 18% de gorjeta.

Nos restaurante Cinderella’s Royal Table, nos Dinner Shows, para Pizza Delivery e Private In-Room Dining, não é necessário pagar gorjeta, pois, como mencionei acima, são refeições que já gastam 2 créditos do Dining Plan.

Composição dos planos Dining Plan 2017

– Quick-Service Dining Plan 2017

Inclui os seguintes itens para cada pessoa que esteja em sua reserva de hotel Disney e que tenha a partir de 3 anos de idade:

  • 2 créditos de refeições quick-service por dia. Cada refeição dá direito a prato principal e bebida não alcoólica.
  • 2 créditos de snack por dia.
  • 1 Rapid Fill Mug válida para toda a estadia.

– Disney Dining Plan 2017

Inclui os seguintes itens para cada pessoa que esteja em sua reserva de hotel Disney e que tenha a partir de 3 anos de idade:

  • 1 crédito de refeição quick-service por dia. Com prato principal e bebida não alcoólica.
  • 1 crédito de refeição table-service por dia. Cada refeição dá direito a:
    • se usar no café da manhã: prato principal e bebida não alcoólica ou buffet completo com bebida não alcoólica, dependendo do tipo de restaurante;
    • se usar no almoço ou jantar: prato principal, sobremesa e bebida não alcoólica ou buffet completo com bebida não alcoólica, dependendo do tipo de restaurante.
  • 2 créditos de snack por dia.
  • 1 Rapid Fill Mug válida para toda a estadia.

– Deluxe Dining Plan 2017

Inclui os seguintes itens para cada pessoa que esteja em sua reserva de hotel Disney e que tenha a partir de 3 anos de idade:

  • 3 créditos de refeição, que pode ser quick-service ou table-service, por dia. A composição dos créditos quick-service e table-service é igual à do plano anterior.
  • 2 créditos de snack por dia.
  • 1 Rapid Fill Mug válida para toda a estadia.

Composição dos planos Dining Plan 2018

Como mencionei mais acima, a partir de 2018, os planos de refeição incluirão bebidas alcoólicas, porém, estas só podem ser servidas para pessoas a partir de 21 anos, mediante apresentação de documento oficial com foto (passaporte ou carteira de habilitação). Entre as bebidas alcoólicas será possível pedir cervejas, cidras, vinhos, sangrias, drinks e coquetéis junto com sua refeição.

Também serão inclusas algumas bebidas não alcoólicas como: milkshakes artesanais, smoothies e chocolates quentes especiais.

A composição dos créditos por plano continuará sendo o mesma descrita para 2017.

Substituições possíveis para itens das refeições

Para refeições quick-service:

  • É possível trocar 1 bebida por 1 snack, onde houver disponibilidade;
  • Na maioria dos restaurantes quick-service, exceto quiosques, você pode substituir 1 refeição quick por 3 créditos de snacks. A compra dos 3 snacks deve ser feita na mesma transação. Isso funciona também para créditos table-service, mas não vale a pena;

Para refeições table-service:

  • Você pode substituir 1 sobremesa por fruta, salada ou sopa.

Obs: Antes de fazer seu pedido, verifique se o restaurante pode fazer as substituições que deseja.

Preços 2017/2018

Os valores indicados abaixo são por dia e por pessoa. Multiplique os valores pelo número de noites de estadia no hotel Disney e pela quantidade de pessoas do seu grupo, considerando os valores para crianças (3-9 anos) e adultos (a partir de 10 anos).

Dining Plan - tabela de preços 2017

Dining Plan - tabela 2018

Como usar os créditos?

A maioria dos restaurantes do complexo Disney aceita o Dining Plan. Quando falo complexo Disney me refiro aos seus hotéis, parques temáticos, parques aquáticos, Disney Springs (antigo Downtown Disney), Disney’s BoardWalk e ESPN Wide World of Sports.

É possível verificar no próprio site da Disney quais restaurantes participam do plano de refeições. Ao entrar no link, selecione no menu “Dining Plan Accepted” o tipo de plano que pretende utilizar e aparecerão os restaurantes participantes ou, ao entrar na página de algum restaurante específico, verifique se à direita há a informação “Some Dining Plans Accepted” (alguns planos de refeição aceitos).

Para utilizar seus créditos, basta ir a qualquer restaurante participante e informar que tem o Dining Plan (geralmente os atendentes perguntam). Para pagar, você deverá encostar sua MagicBand na maquininha de pagamento especial da Disney e colocar sua senha. Na notinha terá a quantidade de créditos utilizados e os créditos restantes. Essa senha que falei é cadastrada ao fazer o check-in online do hotel e isto pode ser feito até 60 dias antes da sua chegada, pelo site da Disney. Se não cadastrar a senha online, você pode criar uma ao chegar no seu hotel.

Ah, apenas um membro do grupo que possui o plano de refeições precisa usar a MagicBand para pagar a conta para todos, não é necessário que cada um apresente a sua pulseira, pois os “créditos” ficam associados à reserva do hotel, numa só conta, de onde vão sendo debitados a cada utilização.

Vale a pena adquirir o Dining Plan?

A resposta é: depende!

Primeiro de tudo, saiba que há promoções ao longo do ano que oferecem o Dining Plan gratuitamente, bastando fazer reserva de um pacote de ingressos + hotel Disney participante durante o período promocional.

Aí você pode pensar… Ah, nesse caso sempre vale a pena!

Pior que não… Pois, geralmente, ao mesmo tempo que oferecem a promoção de Dining Plan grátis, oferecem também uma promoção de desconto nas diárias e você não pode acumular os 2 tipos de promoção numa mesma reserva. Aí, você só deve escolher o plano de refeições grátis se realmente achar que vai usar todos os créditos durante sua estadia na Disney ou, pelo menos, quase todos. Se não acha que vai usá-los tanto assim, prefira o desconto nas diárias e fique livre para comer fora da Disney, aproveitando os dólares extras que economizou nas diárias. 😉

Então quando valerá a pena, afinal?

Vou dar o meu exemplo. Na minha última viagem, fiquei em 2 hotéis e estava sem carro. Primeiro fiquei no Art of Animation da Disney e, nesse período, visitei somente os parques e centros de entretimento do complexo, ou seja, fiz 100% das minhas refeições em algum lugar da Disney, já que dependia do transporte do hotel. Tomava café da manhã no hotel, almoçava no parque e jantava no Disney Springs ou BoardWalk. Nesse caso, vale a pena sim!

Se identificar que no seu caso também é vantajoso, lembre-se ainda que, com o Dining Plan, suas refeições serão compradas junto com a reserva do hotel e aí fica tudo pago com antecedência, o que significa menos essa despesa durante a viagem.

Já para quem for visitar outros parques durante a estadia na Disney, é bem provável que sobrem muitos créditos do plano de refeições, pois você certamente irá nos restaurantes desses outros parques ou acabará comendo pelo caminho.

O importante é fazer as contas de acordo com sua realidade, seus planos, seu grupo… Não há uma fórmula muito exata para chegar à uma conclusão.

É importante lembrar que TODOS os restaurantes da Disney possuem seu cardápios completos com preços atuais e estes podem ser consultados pelo site oficial da Disney. Veja os menus dos restaurantes que pretende visitar para ter uma ideia dos gastos e compare com os valores dos Dining Plans disponíveis.

Resumindo, usar o Dining Plan tem prós e contras. Adquiri-lo ou não depende de cada um fazer seus próprios cálculos e ver se algum dos planos se encaixa no seu bolso e planejamento de viagem.

São tantas informações que devo ter deixado passar alguma coisa, então qualquer dúvida é só deixar aí embaixo nos comentários!

*A foto de capa deste post pertence ao Disney Parks Blog

Compartilhe.

20 Comentários

  1. maria simone em

    boa noite ,gostaria de saber se as opções de bebidas livres da caneca inclui agua mineral ,outa duvida meu filho e alergico a leite de vaca ,posso levar o leite dele na viagem ?muito obrigada,adorei o blog,

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Maria. Que bom que curtiu o blog! 🙂
      Acredito que a água das máquinas não seja mineral. Você pode usar crédito de snack para trocar por água mineral em garrafa. Pode levar lata de leite em pó na mala despachada sim e, se precisar dar o leite durante o voo, pode levar a quantidade necessária num potinho.
      Bjs,
      Fernanda

  2. Adriana em

    Estou pretendendo ficar 2 dias no art of anim , vou com meu marido e meu filho de 5 anos somente para ir aos parques da Disney. Vc acha que vale a pena ficar nesse hotel e comprar o dining plan?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Adriana.
      Ficar nesse hotel vale demais! É simplesmente maravilhoso! Agora, em relação ao Dining Plan, depende. Mesmo que vá fazer apenas os parques da Disney no período de hospedagem, você deve pensar se fará refeições fora do complexo, pois nesse caso, sobrarão créditos e você estará “perdendo” dinheiro.
      Já se achar que vai fazer todas as refeições nos parques Disney, Disney Springs ou dentro do hotel, pode ser interessante comprar um Dining Plan sim. O que eu faço para ter certeza, é entrar no site da Disney, ver os menus dos restaurantes que pretendo visitar e calcular o quanto gastaria por dia. Não esquecendo de sempre adicionar 6,5% de imposto sobre o valor da conta. Se este gasto for maior que o valor do Dining Plan, o plano valerá a pena. De qualquer forma, te adianto que a economia com o Dining Plan é pouca. Faça as contas, pois é o único jeito de ter certeza.
      Bjs,
      Fernanda

  3. Oi eu queria saber se por ventura eu nao gastar todos os meus créditos posso usar nas lojinhas da disney no hotel?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Simone.
      Créditos de Dining Plan servem exclusivamente para pagar por refeições em restaurantes participantes. Créditos não utilizados durante seu período de estadia na Disney serão perdidos mesmo. Eles não podem ser revertidos em nenhum outro tipo de crédito e nem podem ser aproveitados para uma próxima viagem. 🙁
      Bjs,
      Fernanda

  4. Cristiana em

    Fernanda, parabéns pelo seu blog. Eu adorei!!! Viajaremos em setembro e ficaremos no hotel Art of Animation no quarto da Pequena Sereia. O seu post sobre esse hotel foi completissimo. Muito bom mesmo!!! Tenho uma dúvida sobre o plano de refeição para esse quarto e hotel. Gostaria de saber, pela sua experiência em Disney, se para esse quarto é disponibilizado pela Disney o plano de refeição gratuito para o mês de setembro. Em caso positivo, se é possível realizar um upgrade do plano já que esse é um quarto relativo a um hotel econômico da Disney. Muito obrigada pelas dicas.

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Cristiana. Obrigada! Fico feliz em saber que gostou do blog. 🙂
      Infelizmente o quarto da Pequena Sereia nunca entrou em nenhum tipo de promoção, nem de desconto em diárias, nem Free Dining Plan, então não vale muito a pena esperar por isso. Esses quartos esgotam realmente rápido. Eu reservei com 5 meses de antecedência e checando o site da Disney dias depois, vi que já não havia mais vagas (fui em abril).
      Caso queira ficar em outro hotel Disney, costuma ter Free Dining Plan em setembro sim e é possível fazer upgrade do plano. Neste caso, se receber o Quick-Sevice Dining Plan, você precisará pagar apenas a diferença para ter o Regular Dining Plan ou Deluxe Dining Plan.
      Bjs,
      Fernanda

  5. Fernanda, estou conhecendo seu blogue agora. Já vou indicar para o casal que irá com a gente.
    Tenho uma duvida: Ficaremos hospedados no Art. Será que conseguimos comprar somente as canecas refil para usar no hotel, sem contratar o dining plan?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Monica. Obrigada por indicar. Espero que os posts estejam ajudando no planejamento de vocês! 😉
      Podem comprar a caneca sem o Dining Plan sim. Comprem no dia que chegarem para aproveitar ao máximo. Ela custa US$ 16,49 + taxas e valerá durante toda sua estadia para pegar bebidas ilimitadamente no restaurante do Art of Animation ou de qualquer outro hotel Disney que tenha restaurante do tipo quick service. A caneca funciona também na Boardwalk Bakery no Disney’s Boardwalk.
      Não sei se já viu, mas tem um post completíssimo aqui no blog sobre o Art of Animation: http://orlandeando.com/art-of-animation-resort/
      Bjs,
      Fernanda

  6. Anna paula em

    Oi, somos dois adultos e duas crianças 4 e 6 anos, será q posso pedir tres pratos para nós quatro e com isso guardar um crédito para outra refeição? É q meus filhos comem muito pouco

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Anna. Em restaurantes quick service você pode fazer dessa forma sim, sem problemas. Na verdade, muita gente usa essa estratégia
      Em restaurantes table service, depende. Nos do tipo buffet não pode dividir. Não sendo do tipo buffet, você terá que checar essa possibilidade em cada restaurante.
      Bjs,
      Fernanda

  7. Natália Mariá em

    Olá,
    Gostei muito das dicas mas ainda tenho uma dúvida… No table service, há um cardápio diferente para quem tem o dining plan ou posso escolher qualquer prato?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Natália. Fico feliz em saber que gostou do post! 🙂
      Os cardápios dos restaurantes são sempre os mesmos, usando ou não o Dining Plan, então você pode sim pedir qualquer prato.
      Existem apenas alguns itens que não fazem parte do Dining Plan: bebidas alcoólicas, itens que sirvam mais de uma pessoa, itens servidos em embalagens souvenir (copos especiais, baldes de pipoca temáticos etc) e algumas bebidas especiais (mesmo que sejam não alcoólicas).
      Bjs,
      Fernanda

  8. Olá , adoraaando seu blog…está me ajudando muito no planejamento da minha próxima viagem para a Disney..
    Vc sabe me dizer sobre as mudanças no plano de refeições quick em que todos os créditos agora são iguais, onde crianças podem pedir pratos regulares sem ser do cardápio infantil??
    Bjs

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Aline. Que bom que está curtindo o blog, é sempre muito legal ter esse feedback. Obrigada mesmo! 🙂
      Teoricamente, nunca houve distinção entre os créditos de refeição quick service para crianças e adultos. Sempre deu pra comprar refeições quick service de adulto usando crédito de criança, apesar da regra dizer o contrário. A partir de maio do ano passado parece que a Disney reconheceu de uma vez essa possibilidade, mas mesmo assim não modificaram as regras dos planos.
      No regulamento continua constando que crianças (3 a 9 anos) devem pedir pratos quick service do menu infantil, até porque o Dining Plan de criança custa bem mais barato que o de adulto. Acredito que, na prática, eles aliviem essa regra devido a pouca variedade de pratos infantis disponibilizada nos restaurantes quick service.
      Novidade mesmo será a mudança na composição do crédito quick service para 2017. Até esse ano é: prato principal + sobremesa + bebida não alcoólica. Em 2017 será: prato principal + bebida não alcoólica. Para compensar, os planos Quick Service Dining Plan e Dining Plan terão acréscimo de 1 snack por dia.
      A Disney só divulgará os planos para 2017 amanhã, quando abrirão as reservas de hotéis para o ano que vem. Aí sim saberemos oficialmente quais serão as mudanças. Farei um post sobre isso, com certeza.
      Bjs,
      Fernanda.

      • Oi…obrigada por responder….então até vale a pena comprar o plano quick,mesmo porque meu filho come muiiito pouco, e daria para dividir 2 pratos para 3 pessoas…assim usando somente dois créditos por refeição, temos mais para usar durante nossa estadia…tomara que eu esteja pensando certo para usar o plano..kkkk…bjs

        • Fernanda Knopp em

          Acho que você está pensando em usar de uma forma legal sim, pois aí dará pra fazer 3 refeições completas por dia usando o Dining Plan, fora o snack diário! Experimenta fazer dessa forma no primeiro dia e veja se a quantidade de 2 refeições é suficiente para os 3. Você pode usar os créditos da forma que quiser: mais em um dia, menos no outro. O importante é usar todos os créditos até o fim da viagem, pra que a compra do plano de refeição realmente valha a pena.
          Bjs!

  9. Wanessa em

    Boa noite.
    Parabéns pelo blog. Excelente conteúdo para ajudar quem está programando viagens para Disney. Já coloquei nos meus favoritos. 😉
    Fiquei com uma dúvida: os ônibus dos hotéis Disney também levam para a Disney´s Springs e para a Disney´s Boardwalk?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Wanessa. Que bom que está curtindo as dicas!
      Para o Disney Springs não tem erro, tem ônibus partindo dos hotéis Disney sim. Já para o BoardWalk é um pouco diferente: você pode ir partindo de qualquer parque Disney pegando o ônibus para o hotel BoardWalk Inn; pode pegar um ônibus até o Disney Springs e depois pegar outro ônibus até o BoardWalk; pode ir de barco ou andando partindo do Hollywood Studios ou Epcot (bem mais perto). Do Hollywood Studios os barcos e início da trilha ficam próximos à entrada do parque e do Epcot os barcos e a trilha partem da International Gateway, entrada alternativa do parque que fica entre os pavilhões da França e Reino Unido. Veja o mapa para entender melhor os caminhos: https://disneyworld.disney.go.com/boardwalk/maps/.
      Obrigada por acompanhar o blog!
      Bjs,
      Fernanda.

Deixe seu comentário! Respostas em até 5 dias. Todas as mensagens são moderadas.