FastPass+: o que é e como funciona

Google+ Pinterest +

O sistema do FastPass não é novidade, pois ele já existe desde 1999. Agora, foi no início de 2014 que o FastPass ganhou um plus ou “+” e se tornou o FastPass+, trazendo um monte de novidades e facilidades e ao mesmo tempo muitas dúvidas.

Nesse post vou tentar esclarecer as questões mais frequentes em relação ao FastPass+ para quem não tem nenhuma noção do que ele é ou para aqueles que conhecem, mas ainda não se adaptaram às mudanças que ocorreram recentemente no sistema.

O que é FastPass+

O FastPass+ ou FP+, para os íntimos, é um sistema através do qual podemos escolher algumas atrações, encontros com personagens, paradas e shows selecionados dos parques temáticos da Disney para “furar a fila” comum e entrar através de uma fila especial super rápida ou, até mesmo, inexistente. Não é necessário pagar nada para utilizá-lo, pois ele já está incluso no valor dos ingressos.

Seu uso é essencial, já que alguns brinquedos e encontros com personagens chegam a ter filas com 1 hora ou mais de espera em certas épocas, então utilizar o FP+ economiza muito seu tempo e permite que você consiga fazer muito mais coisas.

Como funciona o sistema do FastPass+

De 1999 até início de 2014 existia um sistema completamente diferente. Com o FastPass (sem o “+” no final) precisávamos nos dirigir a cada brinquedo que quiséssimos “furar fila”, inserir o ingresso do parque numa máquina que tinha próxima a entrada da atração e então retirar um ticket que dava direito a um FastPass para o próximo intervalo de horário disponível.

Atualmente, o sistema está muito mais moderno. O FastPass+ permite agendar previamente 3 atrações diferentes para “furar fila” num mesmo dia e parque e você ainda pode escolher exatamente o intervalo de horário (período de 1 hora) em que quer ir em cada uma dessas atrações.

O agendamento

Adquirindo ingressos para os parques da Disney é possível fazer seus agendamentos de FP+. Quem tem reserva para um dos hotéis Disney pode marcar seus FP+ até 60 dias antes do dia da visita aos parques e quem não tem pode agendar 30 dias antes.

Essa antecedência pode parecer grande, mas algumas atrações tem seus FP+ esgotados muito rapidamente, como é o caso da Toy Story Midway Mania! que fica no Hollywood Studios. Outras, mesmo não esgotando, ficam com poucas opções de horário, então acaba sendo uma boa vantagem para os hóspedes da Disney.

O agendamento deve ser feito para cada um do grupo, pois o registro do FP+ fica armazenado no ingresso ou MagicBand de cada pessoa.

FastPass+ - My Disney Experience

Utilizando o app My Disney Experience

Há 3 meios de fazer seu agendamento: antecipadamente pelo site da Disney na aba My Disney Experience, no aplicativo para smartphones e tablets My Disney Experience ou, no dia de sua visita, pelo aplicativo ou nos FP+ Kiosk espalhados pelos parques temáticos da Disney.

Os FP+ Kiosk são locais onde há máquinas touch screen em que, com a ajuda de um Cast Member (funcionário do parque), podemos visualizar as atrações e horários disponíveis e selecionar um novo FP+.

Os agendamentos podem ser feitos de forma igual para todos do seu grupo, com as mesmas atrações e horários ou de forma individualizada, caso cada um tenha suas próprias preferências ou mesmo devido às restrições que algumas atrações possuem (altura mínima, restrição para gestantes etc) que fazem com que nem todos possam ir em todos os brinquedos.

É importante lembrar, que você pode alterar a qualquer momento as seleções feitas. Horários e atrações podem sem trocados ou você pode cancelar tudo e fazer novas seleções para um outro dia, desde que ainda haja disponibilidade de horário para as atrações que deseja incluir.

Quem pretende comprar os ingressos no dia da visita ao parque perderá a possibilidade de fazer esse agendamento antecipado, mas poderá marcar seus FP+ normalmente no próprio dia. O problema aqui é o risco do FP+ para algumas atrações, principalmente das mais concorridas, já ter esgotado, pois os FP+ são limitados. É por isso que não recomendo que comprem seus ingressos lá na hora.

FastPass+ adicionais

FastPass+ - FP+ Kiosk

Máquina do FP+ Kiosk

No dia, após utilizar seus 3 FP+ agendados ou após terminar o horário do terceiro (o que ocorrer primeiro), você pode marcar mais um. Esse agendamento pode ser feito pelo aplicativo My Disney Experience ou num FP+ Kiosk. Aí, após usar o que seria seu 4º FP+ (ou passar o intervalo de horário agendado), é possível marcar um 5º e por aí vai. Diferente dos 3 FP+ agendados previamente, os FP+ adicionais podem ser para atrações repetidas.

Quem possui ingressos do tipo Park Hopper deverá agendar 3 FP+ para o primeiro parque que pretende visitar e então, quando chegar ao outro parque, já tendo usado ou passado do horário desses 3 primeiros, poderá agendar um 4º FP+ e depois que usá-lo, um 5º e assim por diante. Outra opção é agendar os 3 FP+ somente para o segundo parque, até porque na parte da tarde é que as filas tendem a piorar e, assim, no primeiro parque você não usaria nenhum FP+. Essa é uma decisão pessoal e tudo depende do seu planejamento.

Só para esclarecer, para quem não sabe, o Park Hopper é um opcional que podemos adquirir junto com os ingressos e que permite visitar mais de um parque temático da Disney num mesmo dia.

Localização dos FP+ Kiosk

FastPass+ - placa FP+ Kiosk

Placa indicando o local de um FP+ Kiosk

Você deverá procurar pela placa indicando o local exato onde ficam as máquinas. No mapa dos parques os FP+ Kiosk ficam marcados com um FP+.

Magic Kingdom

– Em frente à atração Mickey’s PhilharMagic em Fantasyland

– Próximo ao restaurante The Diamond Horseshoe em Frontierland

– Em frente à atração Jungle Cruise em Adventureland

– Em frente à atração Stitch’s Great Escape! em Tomorrowland

– Perto da atração Buzz Lightyear Space Ranger Spin

Epcot

– Perto do Character Spot

– No pavilhão da Innoventions, perto da loja Mouse Gear

– Na International Gateway, ruazinha no World Showcase entre a França e o Reino Unido

Hollywood Studios

– Esquina entre Hollywood Boulevard e Sunset Boulevard

– Na entrada da atração Tower of Terror, na Sunset Boulevard

– Em frente à atração Toy Story Midway Mania!, na Pixar Place

– Em frente à atração Muppet*Vison 3D, na área Muppet Courtyard

Animal Kingdom

– Em frente a loja Island Mercantile, em Discovery Island

– Perto da Kali River Rapids, na Asia

– Perto do Harambe Fruit Market, na África

No site da Disney, você pode conferir o lugar exato de cada FP+ Kiosk no mapa de cada parque. Clique aqui para ver.

Entrando nas atrações com seu FastPass+

FastPass+ - entrada

Indicação da entrada da fila do FP+

Como já comentei, todos os agendamentos de FP+ ficam armazenados no ingresso ou MagicBand de cada um. Aí, é só se dirigir à atração em qualquer horário dentro do intervalo agendado e procurar a entrada específica do FP+ (FastPass+ Entrance). Nesta entrada especial haverá um totem com a carinha do Mickey (igual aos que tem na entrada dos parques), aí é só encostar seu ingresso ou MagicBand e quando a luz ficar verde sua entrada estará autorizada. Às vezes há uma pequena espera, mesmo na fila especial do FP+, mas nada demais.

Vantagens e desvantagens do FastPass+ em relação ao antigo FastPass

Vantagens: O FP+ permite fazer o agendamento com antecedência e assim você já programa melhor seu dia e garante pelo menos 3 atrações para entrar rapidinho, sem filas. Além disso, você não precisa ficar andando pra lá e pra cá para retirar ticket nenhum, afinal o agendamento é todo feito eletronicamente e você ainda pode escolher o intervalo de horário em que irá nestas atrações reservadas. Outra vantagem é que, atualmente, quase todas as atrações possuem o sistema de FP+, o que não ocorria com o sistema antigo.

Desvantagens: Muitas pessoas reclamam que com este novo sistema você precisa definir com muita antecedência o dia exato em que irá em cada parque da Disney. Então, se durante a viagem você precisar alterar sua programação, “perderá” os agendamentos que fez e terá que agendar tudo de novo e aí, quanto mais perto da data da sua visita ao parque, mais difícil fica conseguir um FP+ para as atrações concorridas. Outra reclamação, é o fato das atrações do Epcot e Hollywood Studios serem divididas em 2 grupos para a seleção de FP+, o que limita nossas escolhas. Disso eu falo mais a frente.

Atrações que aceitam o uso do FastPass+

Abaixo listo todas as possibilidades de uso do FP+. Separo as opções em atrações (que são os “brinquedos”), shows/paradas e encontros com personagens apenas para que visualizem com mais clareza o que é o que, porém, para a seleção dos FP+ essa distinção não faz nenhuma diferença. Você deverá escolher sempre 3 opções, não importa de que tipo sejam.

Legenda:

FP+: filas extremamente grandes, exige o uso do FastPass+

FP+: filas grandes, pode ser interessante o uso do FastPass+

– As que não possuem nenhum dos 2 símbolos, em geral, tem filas reduzidas e não precisam de FP+

Importante: As indicações de necessidade de FastPass+ abaixo são estimadas de acordo com o que observo nos parques.

Magic Kingdom – pode escolher 3 entre qualquer uma das opções abaixo

Atrações

  • Big Thunder Mountain Railroad FP+
  • Buzz Lightyear’s Space Ranger Spin FP+
  • Dumbo the Flying Elephant
  • Echanted Tales with Belle FP+
  • Haunted Mansion FP+
  • It’s a Small World
  • Jungle Cruise FP+
  • Mad Tea Party
  • Mickey’s PhilharMagic
  • Monsters, Inc. Laugh Foor
  • Peter Pan’s Flight FP+
  • Pirates of the Caribbean FP+
  • Seven Dwarfs Mine Train FP+
  • Space Mountain FP+
  • Splash Mountain* FP+
  • The Barnstormer
  • The Magic Carpets of Aladdin
  • The Manny Adventures of Winnie the Pooh FP+
  • Tomorrowland Speedway
  • Under the Sea – Journey of the Little Mermaid FP+

Encontro com personagens:

  • Ariel’s Grotto: encontro com Ariel FP+
  • Princess Fairytale Hall: encontro com Cinderela e Elena FP+
  • Princess Fairytale Hall: encontro com Rapunzel e Tiana FP+
  • Town Square Theater: encontro com Mickey FP+
  • Town Square Theater: encontro com Sininho FP+

*A Splash Mountain sempre possui filas grandes, exceto nos dias frios quando ela costuma ser evitada por ser uma atração que molha.

Animal Kingdom – pode escolher 1 do grupo A e 2 do grupo B

GRUPO A:

Atrações:

  • Avatar Flight of Passage FP+
  • Na’vi River Journey FP+

GRUPO B:

Atrações:

  • Dinosaur FP+
  • Expedition Everest – Legend of the Forbidden Mountain FP+
  • It’s Tough to Be a Bug!
  • Kali River Rapids* FP+
  • Kilimanjaro Sararis FP+
  • Primeval Whirl

Shows:

  • Festival of the Lion King
  • Finding Nemo – The Musical
  • Rivers of Light FP+

Encontro com personagens:

  • Adventurers Outpost: encontro com Mickey, Minnie e outros personagens FP+

*A Kali River Rapids molha bastante, então nos dias frios suas filas diminuem drasticamente.

Epcot – pode escolher 1 do grupo A e 2 do grupo B

GRUPO A:

Atrações:

  • Frozen Ever After FP+
  • Soarin’ Around the World FP+
  • Test Track FP+

Show:

  • IllumiNations: Reflections of Earth

GRUPO B:

Atrações:

  • Disney & Pixar Short Film Festival
  • Journey Into Imagination with Figment
  • Living with the Land
  • Mission: SPACE FP+
  • Spaceship Earth FP+
  • The Seas with Nemo & Friends
  • Turtle Talk with Crush

Encontro com personagens:

  • Character Spot: encontro com Mickey, Minnie e outros personagens FP+

A nova atração Frozen Ever After está bombando, então, o FP+ é essencial. A Test Track possui sempre uma longa espera, porém, há uma fila especial para single riders, que serve para preencher espaços vazios nos carrinhos. Nesse caso, se você não tem problemas em se separar do seu grupo, é mais interessante utilizar esta fila e selecionar o FP+ para a Soarin’, que pertence ao mesmo grupo.

Hollywood Studios – pode escolher 1 do grupo A e 2 do grupo B

GRUPO A:

Atrações:

  • Rock ‘n’ Roller Coaster Starring Aerosmith FP+
  • The Great Movie Ride
  • Toy Story Midway Mania! FP+

Shows:

  • Beauty and the Beast – Live on Stage
  • Fantasmic!

GRUPO B:

Atrações:

  • Muppet*Vision 3D
  • Star Tours – The Adventures Continue FP+
  • The Twilight Zone Tower of Terror FP+

Shows:

  • Disney Junior – Live on Stage!
  • For the First Time in Forever: A Frozen Sing-Along Celebration
  • Indiana Jones Epic Stunt Spectacular!
  • Voyage of the Little Mermaid

A Rock ‘n’ Roller Coaster possui fila de single riders. Então, se você não tem problema em ir sozinho, vá de single rider e agende o FP+ para a Toy Story Midway Mania! que também é do grupo A e é super concorrida.

Divisão de grupos para escolha de FastPass+

Os parques Epcot, Hollywood Studios e Animal Kingdom (após a abertura da área Pandora – The World of Avatar em 27 de maio de 2017) dividem as atrações em 2 grupos para a seleção dos 3 FP+ previamente agendados.

Neles, as melhores e mais concorridas atrações estão sempre no grupo A, do qual só podemos escolher 1 opção. Com isso, a Disney tenta distribuir de forma mais equilibrada os FastPass+ entre os visitantes, porém, como falei lá em cima, isso é motivo de muita reclamação.

O uso das filas de single riders é uma boa opção nesses casos e reduz o problema com essa limitação de escolhas de FP+ para esses 3 parques.

Algumas considerações sobre a escolha dos seus FastPass+

Em geral, não é preciso usar FP+ para shows, basta chegar cedo para garantir seu lugar. Nos shows que ocorrem em teatros, todos os lugares oferecem boa visibilidade, então, repito, o ideal é não é gastar um FP+.

Alguns locais para encontros com personagens possuem filas imensas, porém, só é indicado o uso do FP+ se você realmente fizer questão de tirar fotos com certo personagem, senão, seu “fura filas” será muito melhor gasto em um brinquedo que esteja entre os mais concorridos e que seja imperdível para você.

O fato é que, seja lá como for, selecionar FastPass+ para as melhores atrações nos faz economizar um tempo valioso que seria gasto em longas filas e, assim, conseguimos fazer muito mais coisas ao longo do dia. Gostando ou não do novo sistema, o bom é tentar aproveitá-lo da melhor maneira possível!

* A data no topo do post é a data da última atualização. Originalmente postado em 22 de dezembro de 2014.

Compartilhe.

2 Comentários

  1. Erizangela em

    Amei este site, mas fiquei com uma dúvida: em dois momentos distintos diz-se que pode-se cancelar os agendamentos e reagendá-los, sob os riscos de não conseguir novos agendamentos, caso se cancele muito próximo da viagem e em outro trecho, falou-se que perde-se todos os agendamentos feitos, o que poderá dificultar novos agendamentos. Isso significa que não se pode cancelar por atração? Se eu precisar fazer um cancelamento, perco todos os agendamentos realizados? ou posso cancelar apenas aquela atração específica? Obrigada Abraços

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Erizangela. Que bom que curtiu o blog. Fico feliz! 🙂
      Você pode cancelar ou reagendar os FastPass+ individualmente sim. Não perde todos ao fazer um cancelamento. Você pode cancelar 1, 2 ou todos os seus agendamentos… como quiser. O que acontece é que tem atrações extremamente concorridas, cujos FastPass+ esgotam tipo, 1 mês antes. No caso dessas atrações, se cancelar um FastPass+ há grandes chances de não conseguir outro horário. Quanto mais perto da viagem, mais difícil fica para essas atrações concorridas.
      Bjs,
      Fernanda

Deixe seu comentário! Respostas em até 5 dias. Todas as mensagens são moderadas.