O que levar na mala para Orlando e outras dicas

Google+ Pinterest +

Mala - topo post

Dias antes da sua viagem chega a hora de se organizar para finalmente voar rumo à “Terra da Magia”. Fazer a mala, separar seus documentos, imprimir vouchers, cupons de desconto etc. Essa é uma parte chata, pelo menos para mim. O importante é controlar a ansiedade e fazer tudo com calma para não esquecer nada!

Recomendo fazer suas malas pelo menos uns 3 dias antes, assim, até o dia da viagem, se você for lembrando de outras coisas, vai acrescentando sem pressa. Eu, que sou neurótica e ansiosa master, começo a fazer tipo 1 semana antes, mas aí vai de cada um. O que não pode mesmo é deixar para última hora, ok?!

Quantas malas pode levar?

Malas

Minhas malas prontas para partir

Em geral, você pode levar até 2 malas despachadas e dentro do avião você pode levar 1 mala de mão (que caiba embaixo do seu assento ou no compartimento de bagagens) e 1 item pessoal, que seria uma bolsa, mochila, pasta etc.

Você deve checar com sua cia aérea quais são os limites de peso e tamanho das bagagens despachadas e acompanhadas (de mão) para não ter problemas na hora do embarque.

Roupas, calçados e afins…

Primeiro você tem que pensar na quantidade de roupas que vai levar, considerando 2 coisas: quantos dias vai ficar e o quanto pretende comprar em Orlando. Se quer comprar muito, leve a mala quase vazia, com roupas para os primeiros 2 dias somente. Agora, em tempos de dólar alto e necessidade de diminuir as compras, é melhor levar na mala roupa suficiente para pelo menos boa parte da sua estadia.

Para selecionar as roupas que vai levar, você tem que estar ciente do clima que vai pegar lá em Orlando. Consulte o site Weather Channel que tem previsões bem precisas para até 10 dias à frente. De qualquer forma, para vocês terem uma noção, vejam mais ou menos como são as médias de temperaturas de acordo com as estações do ano:

  • Inverno: vai de dezembro a março e tem temperaturas que, em média, variam entre 11Cº e 23ºC.
  • Primavera: de março a junho as temperaturas vão subindo, ficando ente 17ºC e 29ºC.
  • Verão: entre os meses de junho e setembro a cidade chega ao calor máximo, e as temperaturas oscilam entre 22ºC e 33ºC.
  • Outono: de setembro a dezembro as temperaturas estão em queda e há grande variação de temperatura, mas, em média, ficam entre 17ºC e 27ºC.

Veja mais detalhes sobre o clima em cada mês no post em que falo especificamente sobre as temperaturas e chuvas em Orlando.

Ah, é sempre bom ter uma capa de chuva, mesmo nos meses mais secos como abril e novembro. Se não tiver, compre uma em algum mercado por lá, pois dentro dos parques elas custam bem caro. Não espere a chuva cair para comprar a sua, até porque quando chove em Orlando, chove mesmo. Eu estou sempre preparada… ô lugarzinho pra mudar o tempo do nada!

Em relação ao tipo de roupa, te adianto que tudo em Orlando é bem casual e descontraído. Nunca fui em um restaurante que exigisse uma roupa mais arrumada, por exemplo. Geralmente, com a mesma roupa que vou aos parques eu vou jantar. Super tranquilo. Então esqueça saltos altos, roupas muito arrumadas ou desconfortáveis, sapatos novos que ainda não foram “amaciados” ou qualquer outra coisa que vá te incomodar, machucar ou que será desnecessário durante sua viagem.

Mala - roupas

Tudo separado para colocar na mala

Aposte em camisetas e regatas, shorts e bermudas, casacos de moletom, calças confortáveis como aquelas de academia, jeans só se não estiver muito apertado e só se o tempo estiver mais frio. Nos pés, tênis, chinelos ou Crocs (que é feio, mas super confortável) para usar nos parques e talvez um outro sapato “mais arrumadinho”, mas só se achar necessário. Eu só ando de chinelo por lá e acho ótimo!

Leve também óculos escuros e um boné para se proteger do sol da Flórida, que é de rachar. Outra coisa, leve uma mochila que não seja muito grande para usar nos parques. Além dos ingressos, você vai precisar de algum documento, sua câmera, protetor solar, a capa de chuva, um casaco, talvez um lanchinho. Não se preocupe, se você não puder entrar com a mochila em algum brinquedo, próximo a ele haverá lockers (armários) de uso gratuito ou bem baratinhos, tipo 50 centavos ou 1 dólar.

O que mais levar?

Além das roupas, tem mil outras coisas para colocar na mala, né. Para ajudar a lembrar de algumas delas, aí vai uma listinha.

Documentos: passaporte válido com o visto ou passaporte vencido com o visto + passaporte novo válido. Leve sua identidade ou carteira de habilitação para usar por lá. Em geral, o melhor é deixar os passaportes no cofre do hotel e andar com uma outra identificação original e somente uma cópia do seu passaporte e visto. Sempre escaneio meu passaporte e armazeno o arquivo no celular também. A carteira de habilitação válida por todo o período da viagem é obrigatório para quem vai alugar carro.

Cartões de crédito: não esqueça seus cartões em casa. Mesmo que vá levar bastante dinheiro, leve sempre um cartão de crédito para emergências. Lembrando que tem que ser um cartão internacional.

Dinheiro em espécie: se for levar dólares, compre uma bolsinha porta-dólar, daquela que vai presa à cintura, por baixo da roupa. Você encontra em qualquer loja de malas. Não dê bobeira de colocar o dinheiro numa carteira dentro da bolsa ou do bolso. Já vi tantas histórias de pessoas que foram furtadas ou mesmo perderam o dinheiro de bobeira… 🙁

Vouchers e afins: imprima confirmações de reservas de hotel, aluguel de carro, seguro viagem, e-tickets das suas passagens aéreas, ingressos, vouchers e cupons de descontos. Ah, e deixe para imprimir seus cupons poucos dias antes da viagem, pois eles costumam ter validade. Saiba como conseguir alguns cupons aqui. É sempre bom também ter as versões digitais desses itens armazenados no seu celular. Não deixe no seu e-mail, baixe e salve os arquivos no celular, pois mesmo que fique sem internet ainda conseguirá acessá-los.

Remédios: é super importante levar seus medicamentos de uso contínuo em quantidade suficiente para o período da sua viagem, mas leve também aqueles comuns que sempre precisamos. Se for levar algum remédio de uso controlado, tipo tarja preta, leve com você a receita do medicamento. O que eu sempre levo: remédio para dor de cabeça, para dor muscular (você vai precisar, acredite… rs), para enjoo, descongestionante nasal, soro para minhas lentes de contato, colírio, sal de frutas, antialérgico, band-aids e protetor labial. Essa é minha farmacinha básica. Inclua os que forem necessários para você.

Itens de higiene e beleza: pasta e escova de dentes, desodorante, shampoo, condicionador, escova de cabelo, hidratante para rosto e corpo, absorventes, protetor solar, maquiagens etc. Se nos primeiros dias da sua viagem você estiver programando uma passadinha num mercado ou farmácia, o ideal é levar somente o indispensável na mala e comprar o resto por lá, afinal você encontrará milhares de opções e com preços maravilhosos.

Câmera: você só deve ir sem câmera se pretende comprar uma por lá logo no primeiro dia de sua viagem, caso contrário, não esqueça a sua, pois desde o aeroporto a sessão de fotos já começa! Se tiver mais de um cartão de memória e/ou bateria compatível com sua câmera, leve-os para revezar durante o dia, caso seja necessário, e sempre carregue as baterias totalmente e esvazie os cartões de memória antes de viajar.

– Carregadores: não esqueça de levar carregadores de todos os seus eletrônicos: celular, câmera, laptop, ipad, ipod etc. Vai ser uma fiarada só na sua mala, mas não tem jeito, tem que levar. Ah, e já leve seus aparelhos 100% carregados.

– Fone de ouvido: se vai em um voo que tenha aquelas telas individuais de entretenimento, você precisará de um fone para ouvir aos filmes e séries disponibilizados. Os fones que dão no avião são tão ruins que eu prefiro levar o meu. Fica a dica.

Mala - Balança e adaptador de tomada

Adaptador de tomada universal e balança com fita métrica

Balança portátil para mala: se você ainda não tem, não deixe de comprar uma. Aqui você encontra em lojas da malas e lá, em qualquer supermercado. A minha, além de balança, tem uma fita métrica embutida. Ela serve para checar se você não está ultrapassando os limites de peso e tamanho das bagagens determinadas pela cia aérea. Custa baratinho e será super útil em todas as suas viagens.

Adaptador de tomadas: o padrão de tomadas lá nos EUA é diferente daqui, então é essencial ter um adaptador. Existem adaptadores simples, padrão Brasil para padrão EUA e outros multi-padrões, que servirão em qualquer lugar do mundo. Eu prefiro esse último. Custa barato, você pode comprar por aqui em lojas de malas ou lá, nos mercados.

Travesseiro: leve um travesseiro daqueles de pescoço para usar durante o voo, pois os travesseiros vagabundos que dão no avião são tão murchos que não servem pra nada!

Mala de mão

Neste tipo de bagagem, que inclui 1 mala e 1 item pessoal, como falei lá em cima, você deve colocar todos os itens de valor e qualquer coisa que vá precisar durante o voo ou assim que chegar no seu destino, como documentos, remédios, carregadores, casaco etc. É bom também levar uma ou duas mudas de roupa, caso sua mala seja extraviada.

Mala - líquidos na mala de mão

Saquinho ziplock com medicamentos líquidos

Existem itens que NUNCA podem ser levados na mala de mão:

  • objetos cortantes como facas, lixas de unha daquelas de metal, cortadores de unha, pinças ou qualquer outra coisa do tipo;
  • líquidos, géis ou pastas com mais de 100ml ou 100g. O que importa é a quantidade expressa na embalagem. Tipo, se aquele perfume que você ama é de 150ml eles podem jogar fora quando você passar pelo raio-x, mesmo que o líquido esteja no finzinho.

Importante: líquidos, géis ou pastas de até 100ml ou 100g podem ser levados na mala de mão desde que os coloque dentro de um saco plástico transparente tipo ziplock.

Organização e cuidados

Mala - pasta organizadora

Minha pastinha organizadora

Pasta organizar a papelada: sabe aquele monte de coisas que eu falei lá em cima que você tem que imprimir, pois é, minha dica é colocar tudo isso numa pastinha daquelas com saquinhos transparentes, sabe? Assim, você mantém tudo junto e fica muito mais prático pegar os papéis que precisará a cada dia. Eu sou tão organizada que coloco os papéis na ordem que vou precisar. 🙂

Telefones úteis: leve com você anotado num caderninho e/ou no seu celular telefones importantes que você possa precisar: o número da embaixada do Brasil na Flórida (que fica em Miami, (305) 285-6200), o número de contato da operadora do seu cartão e crédito, do seu seguro de viagem, do seu hotel, da locadora de veículos que vai utilizar entre outros que julgue necessário.

Mala - porta-dólar e moedas

Moedas e o porta-dólar

Moedas: essa é uma dica boa para quem tem moedas de dólares acumuladas de viagens anteriores ou para quem vai levar bastante dinheiro e, consequentemente, multiplicar moedinhas na bolsa. Para ficar mais fácil de identificá-las e usá-las, separe-as por valor em saquinhos tipo ziplock. Identifique o valor de moeda que há em cada saquinho escrevendo com caneta permanente.  Só assim para eu gastar as minhas.

– Proteja itens frágeis: qualquer coisa que você vá levar na sua mala despachada que seja frágil, como um vidro de perfume, por exemplo, deve ir bem protegido. Vocês já viram vídeos de como os funcionários dos aeroportos jogam as nossas malas sem dó? Pois é, então coloque tudo que possa quebrar bem no meio das roupas, para evitar danos.

Proteja embalagens: todos os produtos que possam vazar dentro da mala devem ser embalados em sacos plásticos. Já pensou abrir sua mala e ver shampoo derramado em cima de todas as suas roupas? Dá vontade de chorar só de pensar!

Segurança

Dinheiro em espécie: levar dinheiro em espécie não é a melhor das estratégias em relação à segurança, pois se perder, já era. Então, redobre seus cuidados e leve seus dólares dentro de um porta-dólar, sob suas roupas. Deixe na carteira somente o necessário para usar no dia.

– Itens de valor: qualquer coisa de valor como eletrônicos, jóias, dinheiro e documentos, devem ser sempre levados em sua mala de mão. Não preciso nem dizer por que, né?

– Crachá para crianças: por mais cuidadosos que sejam os pais, é super comum as crianças se perderem dentro dos parques, então por precaução a dica é mandar fazer numa gráfica aqueles crachás de pendurar no pescoço, incluindo o nome da criança, nome dos pais, além do nome, endereço e telefone do hotel que for ficar hospedado.

– Identificação nas malas: use aquelas tags próprias para malas e coloque seu nome, telefone de contato e endereço. Caso suas malas sejam extraviadas, estas informações ajudarão a recuperá-las. Além disso, principalmente se suas malas forem de cor preta e muito comuns, amarre fitinhas, cole adesivos ou qualquer outra coisa para você identificá-las mais rapidamente na esteira de bagagens do aeroporto.

Mala - Cadeados TSA e tag de mala

Cadeados TSA e tag de identificação

– Cadeados TSA: a TSA (Transportation Security Administration) é o órgão de segurança que trabalha dentro dos aeroportos dos EUA fazendo o controle das bagagens. As malas passam por um raio-x e se notarem qualquer item suspeito eles podem abri-la. Os cadeados TSA possuem uma entrada especial para uma chave que só os agentes tem, assim, se precisar, eles podem abrir e depois recolocar seu cadeado, sem precisar quebrá-lo.

Algumas dicas básicas para arrumar a mala

  • Separe primeiro todas as roupas que pretende levar.
  • Coloque cuecas, calçinhas, biquinis, sungas e meias em saquinhos. Sempre uso aqueles sacos de pano que nos dão quando compramos sapatos, sabe?
  • Faça o mesmo com seus calçados, para que não sujem suas roupas.
  • Coloque no fundo da mala roupas mais pesadas e que amassem menos.
  • Vá fazendo camadas de roupas, sempre deixando por cima as mais delicadas.
  • Use necessaires para colocar seus produtos de higiene e beleza, jóias ou bijus e seus medicamentos. Faça uma para ir na mala despachada e uma para ir na mala de mão, seguindo aquela regrinha dos líquidos, que falei acima.
  • Coloque por cima das roupas as necessaires, o saco com suas roupas íntimas e seus calçados. Se a mala estiver cheia, encaixe esses itens nos cantos da mala.
  • Coloque no meio das roupas seu secador de viagem, pranchinha ou qualquer outro item que possa quebrar para que fiquem mais protegidos.
  • Deixe sempre à mão um pijama, principalmente se chegará em Orlando já de noite. Coloque por cima de tudo ou leve-o na mala de mão.

Bom, essa é a forma que eu me organizo para viajar para Orlando. Espero que ajude nos seus preparativos!

Compartilhe.

10 Comentários

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Marli. Que bom que curtiu as dicas!
      Primeira vez em Orlando é sempre muita emoção, né?! Continue lendo bastante sobre o destino. Estando bem informada, sua viagem será bem mais tranquila e divertida! Precisando de alguma coisa, é só chamar!
      Bjs,
      Fernanda

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Dayane. Que bom que curtiu as dicas! Você consegue comprar cartões de débito pré-pagos em casas de câmbio.
      Bjs,
      Fernanda

    • Fernanda Knopp em

      Pode sim, Gabriel. Você tanto pode usar o seu cartão internacional na função débito, quanto pode adquirir um cartão de débito daqueles pré-pagos, no qual você coloca o quanto quiser de crédito. Essa última opção costuma ser a melhor.
      Bjs,
      Fernanda

    • Fernanda Knopp em

      Pode sim, Amanda. Eu sempre levo a minha. Eu costumo colocar na mala despachada, entre as roupas para proteger bem, mas você pode levar na mala de mão também, se preferir.
      Bjs,
      Fernanda

Deixe seu comentário! Respostas em até 5 dias. Todas as mensagens são moderadas.