Universal Studios: viva o mundo do cinema

Google+ Pinterest +

O Universal Studios andava meio caidinho, mas uma série de renovações e novas atrações inauguradas nos últimos anos fizeram com que este parque voltasse a ser um dos mais legais de Orlando.

Por ser colado no Islands of Adventure, é possível comprar um ingresso do tipo park-to-park e visitar os 2 num mesmo dia. Agora, só recomendo isso se você realmente tiver pouco tempo, pois ambos merecem um dia inteiro. De qualquer forma, adquirir o ingresso park-to-park acaba sendo imprescindível, mas isso eu explico já já.

Ah, quer saber mais sobre o Islands of Adventure? Clique aqui e veja o post onde conto todos os detalhes.

Entendendo o Universal Studios

Como falei, os 2 parques temáticos da Universal são vizinhos e, por isso, compartilham um mesmo estacionamento. Como ele é gigante, não esqueça de gravar o número e personagem que marcam a área onde estacionou.

Universal Studios

Portal do Universal Studios

O complexo da Universal inclui um centro de entretenimento chamado CityWalk. Nele há barzinhos, restaurantes, um cinema e algumas lojas. Para chegar aos parques você tem que passar pelo CityWalk e no fim deste você deve ir para a direita para acessar o Universal Studios ou para a esquerda para ir ao Islands of Adventure.

O CityWalk funciona todos os dias de 11 às 2 da manhã. Já os parques tem horários diferentes de funcionamento, que variam de acordo com a época do ano. Clique aqui, para consultar o calendário oficial dos parques. Ao entrar no link, você verá o calendário do Islands of Adventure em cima e abaixo o do Universal Studios. Basta ir passando os meses no calendário até visualizar o período da sua viagem. Eles divulgam os horários apenas para os 6 meses seguintes, então, caso sua viagem seja mais a frente, aguarde até liberarem as informações.

Universal Studios - CityWalk

CityWalk

Evitando filas: Express Pass e Single Riders

Os parques da Universal não possuem um sistema de “fura-filas” grátis como o FastPass+ da Disney. Aqui, há o chamado Universal Express Pass que é pago e seu valor varia de acordo com a época do ano. Na alta temporada, quando seria interessante comprá-lo, o preço vai nas alturas (passando dos 100 dólares, às vezes) e aí se torna inviável para a maioria de nós. Quando tá “baratinho” pode ter certeza que é porque o parque vai estar tão vazio que ele não será necessário. Ah, outra coisa, esse “passe expresso” não é aceito em todas as atrações.

Há 2 tipos de Express Pass: o Universal Express permite furar fila uma vez por brinquedo e o Universal Express Unlimited permite furar fila quantas vezes quiser, nas atrações participantes.

Se quiser consultar os preços dos passes expressos para os parques da Universal clique aqui.

Universal Studios - EP SR

Fila comum, Universal Express ou Single Riders?

Para “compensar”, a Universal oferece o sistema de single riders nas atrações mais concorridas. Single riders é uma fila especial que anda muuuuito mais rápido que a comum, porém, você vai sozinho, preenchendo lugares vazios que sobram nos carrinhos. Para quem não se importa em se separar do seu grupo, é uma ótima solução para vencer as filas.

Há também um sistema especial para pais que estejam com crianças pequenas, que não podem/querem ir em certas atrações, não precisem entrar duas vezes na fila. Conheça todos os detalhes do Child Swap.

Para acompanhar o tempo de espera nas atrações e se situar nos parques da Universal você pode aproveitar o sinal do wi-fi aberto e usar o aplicativo Universal Orlando Resort. Agora, mesmo utilizando o aplicativo, não deixe de pegar seu mapa em português logo na entrada do parque para garantir.

Universal Studios área por área

Com a inauguração da nova área do Harry Potter – Diagon Alley, é interessante chegar com o parque abrindo e ir direto para o brinquedo Harry Potter and the Escape from Gringotts e depois fazer o restante do parque em sentido anti-horário.

Saibam que hóspedes dos hotéis da Universal podem entrar na área do Harry Potter 1 hora antes do horário de abertura do parque, o que é muito vantajoso nas épocas de alta temporada. Então se você não se hospedará por lá, chegue cedo mesmo para tentar pegar filas menores ou fique monitorando o tamanho da fila ao longo do dia pelo aplicativo da Universal e quando ela estiver pequena o suficiente pra você, corra pra lá.

Seguindo a ordem que falei acima, vamos conhecer o Universal Studios. Veja o mapa clicando aqui.

Quer saber quais são os melhores restaurantes do Universal Studios para comer bem gastando pouco? Veja o post Restaurantes bons e baratos na Universal.

Legenda:

SR: atrações que possuem a fila para single riders.

EP: atrações que aceitam o Universal Express Pass.

THE WIZARDING WORLD OF HARRY POTTER – DIAGON ALLEY

O Diagon Alley (Beco Diagonal) é a área mais legal de todos os parques do mundo!

Universal Studios - Nôitibus Andante

Knight Bus

Tudo bem que eu não conheço todos os parques do mundo, mas é bem provável que esta seja a mais legal mesmo. Tudo é tão lindo e perfeitamente decorado que faz você se sentir de fato dentro de um dos filmes do Harry Potter.

Há uma parte externa ambientada como Londres, onde fica estacionado o Knight Bus (Nôitibus Andante) e onde ficam as entradas para a estação King’s Cross e para o famoso Diagon Alley.

No Diagon Alley, além de uma atração incrível, há lojinhas, o restaurante Leaky Couldron (Caldeirão Furado) e a sorveteria Florean Fortescue’s Ice-Cream Parlour que merecem uma visita para completar a experiência. Prepare a câmera, pois são tantos detalhes que você pira. Ah, e quando ouvir o rugido do dragão que guarda o Gringotts Bank esteja pronto para filmar, pois este é o aviso de que ele vai cuspir fogo!

Universal Studios - Beco Diagonal

Diagon Alley

Entrando no Diagon Alley, após o restaurante Leaky Cauldron, há uma passagem para o Knockturn Alley (Travessa do Tranco), área sombria onde fica a loja Borgin and Burkes dedicada às Artes das Trevas. Muita gente passa despercebido por essa área, então fique atento.

Universal Studios - Gringotts Bank

Estátua em frente ao Gringotts Bank

Harry Potter and the Escape from Gringotts: esta atração é uma mistura de montanha-russa indoor com simulador 3D. Desde a entrada tudo é muito impressionante, com os duendes Gringotes animatrônicos super realistas e idênticos aos do filme. É fantástico, mas para mim a montanha-russa poderia ter mais quedas pra ficar mais emocionante. 😛 De qualquer forma é totalmente imperdível! SR

Hogwarts Express: este é o trem que liga Diagon Alley, no Universal Studios a Hogsmeade, no Islands of Adventure. Para pegar esse trem você precisa ter um ingresso do tipo park-to-park. Como falei lá em cima, mesmo não pretendendo conhecer os 2 parques da Universal num mesmo dia, ter este ingresso é super válido,  pois o Hogwarts Express não é somente um meio de transporte, mas uma atração muito legal. Se não tiver comprado esse tipo de ingresso, na entrada das estações King’s Cross no Universal Studios ou Hogsmeade Station no Islands, você pode pagar a diferença e transformar seu ingresso num park-to-park.

Universal Studios - King's Cross

A entrada da estação King’s Cross

No Universal Studios, para pegar o trem você deve entrar na estação King’s Cross e, como no filme, atravessar uma parede para chegar na Plataforma 9 ¾! Claro que são apenas uns efeitinhos especiais, mas mesmo assim é fantástico!

É importante lembrar que cada trajeto (Universal Studios – Islands of Adventure ou Islands of Adventure – Universal Studios) oferece experiências diferentes.

Para conhecer as historinhas de ambos os trajetos faça o seguinte:

Se você vai reservar um dia para ir em cada parque da Universal: quando for ao Universal Studios passe o dia todo lá e no fim da tarde pegue o trem para aproveitar um pouquinho do Islands of Adventure antes de ir embora. Quando for ao Islands of Adventure, faça a mesma coisa: pegue o trem para o Universal Studios somente no fim do dia.

Se for fazer os 2 parques em um único dia: troque de parque no meio do dia usando o trem e quando já estiver pensando em ir embora, pegue o trem de volta para o primeiro parque que visitou.

SAN FRANCISCO

Representa o Fisherman’s Wharf de São Francisco na Califórnia.

Esta área está sem nenhuma atração atualmente, pois as que tinham (Disaster! – A Major Motion Picture Ride…Starring YOU e o show Beetlejuice’s Graveyard Revue) foram fechadas para a construção da nova atração Fast & Furious: Supercharged, prevista para inaugurar em 2017.

NEW YORK

Uma área pequena, mas que abriga uma das grandes atrações do parque.

Revenge of the Mummy: the Ride: é uma montanha-russa muito divertida que é indoor e no escuro, mas não tem loopings. Ela dá um certo medinho também, afinal seu tema é o filme “A Múmia”. E você vai encarar mesmo muitas múmias… e quedas, claro! SR EP

Universal Studios - Revenge of the mummy

Revenge of the Mummy

A atração Race Through New York Starring Jimmy Fallon, prevista para abrir em 2017 está sendo construída onde antes era a clássica Twister… Ride It Out!.

Universal Studios - Blues Brothers

O show The Blues Brothers

The Blues Brothers: na verdade não é uma atração e sim um show de rua, mas eu acho tão, tão legal que precisava entrar na lista. É baseado no filme “Os irmãos cara de pau”. Eles cantam algumas músicas e interagem com a plateia. É bem animado, vale a pena dar uma paradinha e assistir. Geralmente há 5 apresentações por dia, mas é preciso checar os horários no dia da sua visita ao parque.

PRODUCTION CENTRAL

Aqui ficam 2 das grandes atrações do Universal Studios.

Universal Studios - Rockit

Uma das curvas da Rockit

Hollywood Rip Ride Rockit: a subida à 90º que essa montanha-russa tem me dá arrepios, mas é a única parte medonha. No restante do tempo ela é divertida e o mais legal é que antes de começar você escolhe a música que quer ouvir, deixando a experiência ainda mais empolgante.

Agora, como falo no meu post sobre as principais montanhas-russas de Orlando, acho o assento dela um horror, pois a trava prende só pela barriga e o corpo fica muito solto. Acho desconfortável, mas claro que ela é bem segura, eu é que sou muito detalhista! 🙂 SR EP

Transformers: The Ride-3D: é muito parecida com a atração do Homem-Aranha do Islands of Adventure, embora ache essa do Transformers melhor. É um carrinho que anda por um cenário e se movimenta de acordo com as imagens 3D projetadas, o que faz a experiência ser muito realista. É como participar de uma cena de ação do filme. SR EP

Universal Studios - Transformers

Optimus Prime na entrada do Transformers

Despicable Me Minion Mayhem: é um 3D divertido desde a fila, que passa por dentro da casa do Gru. Antes de entrar no cinema há um “pré-show” bem legal, onde o Gru explica como transformará toda a plateia em Minions. O filminho em si é muito bem feito e divertidíssimo para toda a família! EP

Shrek 4-D: é um cinema 4D com uma história baseada no filme Shrek. É divertido, mas pra mim, depois que você vai uma vez não tem motivo para voltar. Quando fui da última vez quase dormi, mas com certeza vale ir pra conhecer. EP

HOLLYWOOD

Nessa área não há nenhuma atração que valha a pena.

Terminator 2: 3-D: é um cinema 3D baseado no filme “O Exterminador do Futuro”. Já está ultrapassado, então só vá se tiver tempo sobrando. EP

Universal Studios - Horror Makeup Show

Horror Makeup Show

Universal Horror Make-Up Show: é um show que fala de efeitos e maquiagens de filmes clássicos de terror. Tem participação da plateia e nesse nem adianta sentar lá trás e ficar olhando pro chão pra evitar ser escolhido, porque o cara vai lá no meio do povo buscar alguém e eles parecem gostar mesmo de quem quer se esconder. 😛 Não acho tão legal e nem engraçado como o show tenta ser. EP

WOODY WOODPECKER’S KIDZONE

Essa área do Universal Studios é totalmente dedicada às crianças.

Fievel’s Playground: quem lembra do fofo ratinho Fievel? As crianças de hoje provavelmente não o conhecem, mas desse playground elas vão gostar. É bem grande e tem até um toboágua.

Woody Woodpecker’s Nuthouse Coaster: é uma montanha-russa daquelas bem tranquilinhas que tem como tema o desenho do Pica-Pau. EP

Curious George Goes to Town: é um playground super colorido do macaquinho “George, o Curioso” para a criançada brincar e se molhar também.

Universal Studios - Curious George

Entrada do playground do Curious George

Animal Actors on Location!: é um show com animais como cães, gatos e pássaros. É bonitinho e tal, mas nada demais. Algumas pessoas da plateia são chamadas para participar dos números. EP

E.T. Adventure: a bordo de uma bicicleta você faz um passeio por cenários baseados no filme “E.T. o Extraterrestre”. Na minha opinião, esta atração já poderia ter dado adeus ao Universal Studios, pois acho ela totalmente ultrapassada e até meio deprimente, mas muitas pessoas ainda gostam dela por ser um clássico. Aí vai de cada um. EP

A Day in the Park with Barney: é um show onde o Barney, o dinossauro mais feliz do mundo, dança e canta. Esse é só pra criança pequena meeesmo. EP

WORLD EXPO

Universal Studios - Simpsons

Springfield

Aqui cabe um parênteses. Dentro da área World Expo fica a “área dos Simpsons” que foi recentemente ampliada e remodelada e está uma graça, toda colorida e fiel ao desenho. Tem o Bar do Moe, o Kwik-E-Mart, você pode beber uma cerveja Duff, comer aquela rosca coberta de creme rosa e granulado colorido por cima, enfim, tudo que a gente esperaria ver em Springfield tem por lá.

Além de 2 atrações inspiradas no desenho, existem muitos pontos para tirar fotos, além dos restaurantes e lojas, então explore tudo com calma para não perder nenhum detalhe.

Kang & Kodos’ Twirl ‘n’ Hurl: atração que abriu junto com as renovações da área dos Simpsons. Nada mais é do que navezinhas que giram, sobem e descem. Legal para as crianças.

The Simpsons Ride: é um 3D fantástico que simula uma montanha-russa. É muito bem feito, mas para a sensação ser mais realista é importante sentar na frente (o que nem sempre se consegue, né). Para algumas pessoas a experiência dessa atração é intensa demais. Eu mesma fiquei bem tonta na primeira vez que fui, mas nada que me impedisse de voltar. É divertidíssimo e tem aquele humor ácido tradicional dos desenhos dos Simpsons. EP

Universal Studios - The Simpsons Ride

The Simpsons Ride

Fear Factor Live: é um show em que 6 pessoas pré-selecionadas participam de uma competição com provas como: se pendurar no alto do estúdio para ver quem solta as mãos primeiro (presas numa corda de segurança, claro :-P) ou provas bizarras como ficar com sua cabeça presa em uma caixa enquanto jogam animais como escorpiões, baratas, aranhas ou cobras ou ainda beber uma mistura nojenta sem vomitar. EP

Universal Studios - MIB

Atração do filme MIB

Assitir ok, mas participar é só para os fortes!

Men in Black Alien Attack: é um jogo super legal baseado no filme Men in Black (Homens de Preto). Nessa atração você usa armas de laser para atirar em alienígenas muito engraçados que aparecem por toda parte enquanto seu carrinho anda e gira pelos cenários. Todo mundo adora essa atração! SR EP

–  –  –

Bom, ainda tem muita coisa que pode ser melhorada e atualizada no Universal Studios, mas sem dúvidas as novidades já inauguradas colocaram o Universal Studios no topo entre os melhores parques para se visitar em Orlando.

Endereço do Universal Studios:

6000 Universal Boulevard · Orlando, FL 32819

Valor do estacionamento: US$ 20

Compartilhe.

2 Comentários

  1. Bárbara Chirieleison em

    Olá!! adorei o seu post!! com certeza me tirou mtas dúvidas!! Gostaria de saber qual o valor na bilheteria da King’s Cross para tranformar meu ticket em park to park?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Bárbara. Fico muito feliz em saber que você gostou do post!
      Para transformar seu ingresso single park em park-to-park você pagará 45 dólares, que é, atualmente, a diferença de preço desses dois tipos de ingressos.
      Bjs,
      Fernanda

Deixe seu comentário! Respostas em até 4 dias. Todas as mensagens são moderadas.