Validade do passaporte para entrar nos EUA

Google+ Pinterest +

Meu passaporte precisa ser válido por 6 meses além do período da minha viagem para os Estados Unidos?

Esta é uma dúvida super frequente e que atormenta a cabeça de muita gente que corre pra tirar outro passaporte quando, muitas vezes, nem era necessário.

Bom, antes de qualquer coisa eu já te adianto: Não… não é preciso!

Qual a validade do passaporte para entrar nos EUA?

Há quem diga que ele precisa ser válido por 6 meses a partir da data de entrada nos Estados Unidos e outros dizem que precisa ser válido por 6 meses a partir da data de saída, mas na verdade não é nada disso.

Eu explico…

Para entrar em alguns países realmente é exigido que nossos passaportes tenham uma “validade extra” a partir da data de sua saída do tal país. Por exemplo, para entrar na França, Itália ou Alemanha (dentre outros países signatários do Tratado de Schengen), seu passaporte deve ter validade de 3 meses além do período da sua estadia.

Os Estados Unidos exigem validade de 6 meses para cidadãos de diversos países, mas não para nós brasileiros. O Brasil e mais outros 123 países fazem parte do “Six Month Club”, acordo que garante que pessoas com passaportes emitidos por esses países possam entrar nos Estados Unidos desde que seus passaportes sejam válidos por todo o período da viagem. Se quiser consultar a lista oficial de países participantes (atualizada em 5 de dezembro de 2016) , clique aqui.

A informação abaixo é do próprio site da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (U.S. Customs and Border Protection):

“As a general rule, passports must be valid for six months beyond the date the traveler will exit the U.S., however, the U.S. has signed agreements with a number of countries to waive this requirement. When such an agreement is in place, the passport must be valid for the entire period of the visitor’s intended stay, but the additional six month validity period is not required.”

Traduzindo: “Como regra geral, os passaportes devem ser válidos por seis meses além da data em que o viajante sai dos EUA, no entanto, os EUA assinou acordos com uma série de países para renunciar a esta exigência. Quando tal acordo está em vigor, o passaporte deve ser válido para todo o período de estada prevista do visitante, mas o período de validade adicional de seis meses não é necessária.”

Ao chegar nos Estados Unidos com um visto de turista o oficial da imigração, em geral, concede 6 meses de permanência no país, mesmo que você só vá ficar algumas semanas por lá. Se seu passaporte tiver menos de 6 meses de validade, o que pode acontecer é o oficial te conceder um período de permanência menor, até a data de expiração do seu passaporte.

Vejam o vídeo do canal oficial da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil:

E quanto ao visto?

Resolvido o mito sobre a validade do passaporte para entrar nos EUA, vamos ao visto…

O visto também só precisa estar válido durante toda sua estadia nos Estados Unidos e nunca foi exigida “validade extra” de 6 meses. A própria Embaixada dos Estados Unidos dá essa informação em seu site: “Não é necessário renovar o visto seis meses antes da data de sua expiração.”

Ainda não tem o visto ou precisa renovar? Veja aqui as respostas para as principais dúvidas sobre o visto para os EUA.

Em relação à validade do passaporte que possui o visto: “Os vistos permanecem válidos até a data de expiração, mesmo quando estão em um passaporte vencido. Para viajar com um visto válido em um passaporte vencido, o indivíduo deve estar em posse de um passaporte válido ou novo, e do passaporte vencido com o visto válido.” Ou seja, se seu visto está válido, mas foi expedido em um passaporte que já venceu, você deve tirar um novo passaporte e levar os 2 quando for viajar.

Eles ainda reforçam a questão da validade do passaporte: “Cidadãos brasileiros podem viajar com um passaporte que tenha menos de seis meses de validade, entretanto, seu período de permanência nos EUA deverá ser inferior à data de expiração do passaporte.”

Acho que agora ficou claro que passaporte e visto só precisam ser válidos durante seu período de permanência nos Estados Unidos, então apenas certifique-se de que seus documentos atendam à essa exigência e viaje tranquilo!

Se você precisa realmente de um novo passaporte, confira o post em que explico o passo-a-passo, clicando aqui.

Atualização em 13/03/2017: Tudo que está escrito neste post ainda está valendo sim. Claro que não há como eu ou qualquer pessoa garantir que o acordo nunca sofrerá alterações, mas sinceramente não vejo razão para o Six Month Club acabar ou para o Brasil ser excluído do mesmo. 😉

• • •

Quer mais dicas para sua viagem? Então siga nosso Facebook e Instagram pra não perder nenhuma novidade!

Compartilhe.

290 Comentários

    • Fernanda Knopp em

      Obrigada, Dennis! Que bom que o post ajudou a esclarecer suas dúvidas. 🙂
      Bjs,
      Fernanda

  1. CLARISSA em

    Olá, muito obrigada pelo seu site!
    Estou solicitando o visto agora e meu passaporte vence início de julho de 2018 e coloquei no formulário DS160 de solicitação de visto que viajaria em fevereiro por 2 semanas.
    Fiquei preocupada pq só agora vi sobre os 6 meses… Será que tem risco de não concederem o visto por isso?
    Poderia falar que viajaria em janeiro/18, mas estaria diferente do formulário DS. Como não consigo mudar o formulário para a entrevista, seria melhor falar a data que coloquei lá ou falar em janeiro? Por favor, me ajude!

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Clarissa. Tudo bem? Obrigada você pela visita! 🙂
      O acordo Six Month Club garante que passaportes brasileiros não precisam ter 6 meses para viagens aos EUA. Sendo assim, também não é exigida validade mínima para solicitação do visto.
      Para pedir o visto, só é preciso que o passaporte seja válido para o período de viagem desejado, simplesmente porque não faria sentido pedir o visto em um passaporte que você obrigatoriamente teria que renovar para viajar.
      O simples fato de estar com um passaporte próximo de vencer não levaria seu visto a ser negado. O que pode acontecer é, tendo o visto aprovado, solicitarem que você faça um novo passaporte e o entregue para finalizar o processo.
      Boa sorte!
      Bjs,
      Fernanda

  2. Olá Fernanda, tudo bem? Gostaria de saber mais da sua experiência em que foi para EUA e Bahamas com o passaporte próximo a vencimento. Viajo na terça para EUA e em seguida irei para Nassau via aéreo, meu passaporte tem 5 meses de validade. Estou receosa com minha entrada nas Bahamas. Obrigada!

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Nayara. Tudo bem e você?
      Foi super tranquilo, nada foi questionado, pois tanto os EUA quanto Bahamas só exigem que passaportes brasileiros sejam válidos pelo período de permanência. Você pode consultar os requisitos migratórios nos sites de algumas cias aéreas. Eu uso o site da Copa: https://www.copaair.com/es/web/mx/requisitos-migratorios
      Tomou a vacina de febre amarela? Bahamas está exigindo.
      Boa viagem!
      Bjs,
      Fernanda

      • Muito obrigada pela sua informação. Não conhecia esse link de requisitos migratórios. Vacina está ok! Viajarei mais tranquila. Um beijo

  3. carolina Pires em

    Boa noite,
    Vou viajar com a minha família em novembro e iremos realizar um cruzeiro pela RoyalCaribeann, onde vamos descer nos portos de Labadee, Falmouth e Cozumel. Irei com meu filho , que na epoca terá 01 ano e 2 meses. O passaporte dele foi tirado em abril/2017, com vencimento para abril/2018. Existe algum problema pela validade do passaporte?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Carolina. Tudo bem?
      Aqui no blog trato apenas dos Estados Unidos, portanto, só sei certinho as regras de lá mesmo.
      Você deve consultar as regras de cada país de destino do seu cruzeiro, pois se algum deles exigir validade mínima de 6 meses, vocês podem ser barrados ainda no embarque do navio. Esses países para onde vai não possuem sites com informações claras, então o ideal é entrar em contato com os Consulados para maiores informações.
      Bjs,
      Fernanda

  4. Rodrigo em

    Olá Fernanda bom dia,

    Gostaria de uma ajuda em relação a minha viagem, irei fazer um cruzeiro de Miami/Bahamas/Coco Cay/Key West em setembro 2017, meu passaporte vence em 30 de janeiro de 2018, liguei na Royal Caribbean e me falaram da validade de 6 meses, de acordo com eles é necessário, porém já pesquisei em vários sites, alguns dizem que precisa e outros não. Já liguei na imigração em Nassau, na RC em Miami, e pesquisei no site http://www.bahamas.com que diz que não é necessário os 6 meses. Será que terei problemas no embarque com a RCI? Eles irão me solicitar o vencimento de seis meses ou somente a validade do passaporte?

    Muito obrigado!
    RMF

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Rodrigo. Desculpe pela demora em responder. Estava viajando e devido à alguns problemas, fiquei sem acesso ao blog por um período. 🙁
      Se os países de destino do cruzeiro não exigem validade mínima do passaporte, não tem motivos para você ter problemas. Muitas empresas dizem que tem que ter 6 meses simplesmente para se isentarem de qualquer responsabilidade ou por desconhecimento mesmo.
      Os EUA e Bahamas não exigem 6 meses de validade para passaportes brasileiros. Seu passaporte deve apenas ser válido pelo período da viagem. Essas informações encontram-se aqui: https://www.cbp.gov/document/bulletins/six-month-club-update e aqui: https://www.bahamas.com/entry-requirements
      Além das fontes de informação oficiais citadas acima, eu mesma já fiz um cruzeiro da Disney passando por EUA/Bahamas com meu passaporte faltando pouquíssimo tempo para vencer e deu tudo certo.
      Bjs,
      Fernanda

      • Rodrigo em

        Olá Fernanda,

        Só passei para deixar registrado que foi tudo tranquilo com a RCI, a única coisa que olharam foi o visto americano mesmo, um fato curioso é que não carimbaram o passaporte da minha tia na entrada em FLL, então a RCI nos trouxe um comprovante impresso da entrada dela no dia anterior nos EUA, para imigração no retorno do cruzeiro, bem simples e tranquilo. Só para deixar registrado quanto a validade do passaporte nem olharam. Grato RMF.

        • Fernanda Knopp em

          Obrigada por retornar e deixar seu relato, Rodrigo. Certamente ajudará muitas pessoas que estejam com esta dúvida.
          Bjs,
          Fernanda

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Tania. Desculpe pela demora em responder. Estava em viagem e devido à diversos problemas que tive por lá, fiquei sem acesso ao blog.
      Pode tirar o visto num passaporte que está perto de vencer sim, mas se a viagem pretendida e informada no DS-160 for posterior a data de vencimento do passaporte, o Consulado pode pedir que você tire um novo documento. Isso não influenciará negativamente no seu processo e você também não precisará fazer tudo de novo, apenas precisará substituir o passaporte, se solicitado.
      Em geral, deixam fazer com o passaporte que está perto de vencer mesmo e apenas explicam que você deverá tirar um novo e viajar com os dois passaportes sempre que for aos EUA.
      Boa sorte.
      Bjs,
      Fernanda

  5. Richard em

    Meus filhos possuem cidadania brasileira e européia. Eles foram para os EUA e entraram com o passaporte europeu. Na saída eles apresentaram o brasileiro. Existe algum problema?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Richard. Tudo bem?
      No meu entendimento eles deveriam ter saído dos EUA com o mesmo passaporte que entraram, para ter o registro de saída e já no Brasil sim, apresentar o passaporte daqui. Sinceramente não tenho certeza se isso chega a dar problema, pois já soube de outras pessoas que fizeram dessa forma. Você pode verificar o histórico de entradas e saídas dos seus filhos aqui: https://i94.cbp.dhs.gov/I94/#/history-search
      Se estiver sem o registro de saída você deve entrar em contato com o consulado.
      Bjs,
      Fernanda

  6. Ola,
    Possuo passaporte brasileiro e italiano… tenho VISA ate 2020 no meu passaporte brasileiro, porem o mesmo passaporte vence no comeco de outubro.
    Tenho passagem programada de Dublin – Brasil no meio de outubro, com conexao em Nova Iorque.
    Nao consigo solicitar o ESTA no passaporte italiano se tenho visto de visitante no brasileiro, certo?
    Como posso fazer nessa situacao?
    Obrigada!

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Lia. Tudo bem?
      Não entendo muito de ESTA, mas no site oficial diz que você não pode solicitar um ESTA se está em posse de um visto de turismo. No meu entendimento, mesmo o visto estando no passaporte brasileiro, você não deve poder tirar o ESTA, já que apesar de 2 cidadanias, você é uma pessoa só. rs Não tenho certeza disso, mas é o que entendi.
      Por que não faz um novo passaporte brasileiro? Ainda tem bastante tempo. Aí, quando o visto vencer, você tira o ESTA no seu passaporte italiano.
      Bjs,
      Fernanda

      • Richard em

        Muito obrigado Fernanda! Sua resposta foi de muita utilidade. Para outras pessoas que venham a ter o mesmo problema, consultei o link que vc me passou e eles não registraram a saída deles no passaporte europeu.

        • Fernanda Knopp em

          Obrigada por voltar para contar o resultado da consulta, Richard. O consulado poderá te auxiliar com isso.
          Bjs!

    • Cristiana em

      Oi Lia.
      Meu irmão está na mesma situação que você. Você conseguiu sanar sua dúvida? Grata

  7. Boa Noite!
    Adorei as explicações, tenho uma dúvida diferente…Estou indo para os EUA visitar amigos e pretendo ficar por 5 meses, posso comprar a minha passagem para retornar daqui a 5 meses e dizer isso na entrada dos EUA. Não terei problemas??? meu passaporte e visto estão em ordem e já estive lá por duas vezes e fiquei 1 mês de cada vez, Obrigada

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Carmem.
      Você diz ir só com a passagem de ida e comprar a de volta quando for retornar, daqui a 5 meses, ou sua dúvida é apenas em relação à ficar tanto tempo por lá?
      Tempo de permanência longo com visto de turismo costuma sim ser questionado, mas isso não quer dizer que sua entrada será negada, apenas deverão fazer mais perguntas que o normal. Se estiver tudo certo, não tem motivos para te barrarem.
      Em relação à comprar a passagem de volta só quando for retornar, eu não recomendo, já que comprar a passagem só de ida sai quase pelo mesmo valor de comprar ida e volta de uma vez. Tirando isso não tem problema, pois na imigração eles não costumam pedir para ver a passagem de retorno.
      Bjs,
      Fernanda

      • Oi Fernanda, muito útil seu post sobre este tema, principalmente nesse momento de crise de emissão de passaportes pela PF. Porém eu estive no Consulado dos EUA hoje pela manhã e segunda um dos funcionários do portão de entrada do Consulado, uma das moças que organizam as filas dos vistos, me informou que a regra dos 6 meses é válida e que desconhecia o acordo mencionado no seu post. Isso me deixou em dúvida se realmente esse acordo é de conhecimento dos próprios funcionários da guarda de segurança no momento da entrada e da entrevista no aeroporto de entrada nos EUA. O meu grande dilema é que a PF não garante me entregar o novo passaporte antes da minha próxima viagem no dia 21/08/2017 com retorno marcado para 05/09/2017 e passaporte vencendo em 08/10/2017. E a situação ainda fica mais complicada, pois se eu entregar o passaporte agora para renovação, esse será cancelado. Contacto com o consulado também não é nada fácil….. Alguma dica de como devo proceder?

        • Fernanda Knopp em

          Oi, Walter. Obrigada! Que bom que curtiu o post. 🙂
          As pessoas que trabalham na porta do Consulado realmente não tem obrigação de saber sobre o Six Month Club, afinal eles não lidam diretamente com esse tipo de informação. Não sei se viu, mas o vídeo que tem neste post é do canal oficial da Embaixada dos EUA e ele é bem claro sobre a regra de validade dos passaportes brasileiros, ou seja, eles só precisam estar válidos pelo período de permanência nos EUA, não sendo necessária nenhuma validade extra. Eu mesma já viajei com meu passaporte faltando pouquíssimo tempo para vencer e nada foi questionado.
          Sim, no dia que for fazer o novo passaporte o atual não é retido, mas é inutilizado.
          De acordo com as datas que informou de vencimento do passaporte e de volta da viagem, você pode sim viajar com seu passaporte atual. A regar é bem clara, mas se ainda assim está inseguro, o jeito é arriscar e fazer o novo passaporte.
          Bjs,
          Fernanda

  8. Mônica em

    Boa Noite!
    Adorei as explicações. Mas eu queria só confirmar uma situação, a data da volta da minha viagem para os EUA coincide exatamente com a data da expiração do meu passaporte, qual seja 08/08/2017. Há algum problema nisso ou eu tenho que adiantar a minha volta pelo menos um dia?
    Obrigada,
    Mônica

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Mônica!
      Se você sair dos EUA até o último dia de validade do seu passaporte, não terá problemas.
      Bjs,
      Fernanda

  9. Carla Bety dos Santos em

    Bom dia Fernanda,

    Sou Brasileira, mas também tenho nacionalidade norte americana. Vou para os EUA em dois dias, mas o meu passaporte norte americano vence no dia 29 de agosto e já gostaria de renová-lo lá nos EUA.
    Sabe quais documentos exigem lá para estar renovando o US PASSPORT?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Carla. Tudo bem?
      Poxa, não vou poder te ajudar, pois não entendo nada de passaporte americano. O ideal seria você entrar em contato com o órgão responsável pela emissão do documento e verificar a documentação necessária.
      Bjs e boa viagem!

  10. Amanda Vilela em

    Nossa, Fernanda!!!!
    Esse post me deixou MUITO aliviada.. meu passaporte vence final junho de 2018 e eu coloquei que a minha previsão de ficar 7 dias em NY era pro início de maio, estava morrendo de medo de dar merda na entrevista pro visto por este detalhe.

    Obrigada! =)

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Amanda. Que bom que o post esclareceu suas dúvidas. Vai dar tudo certo!
      Bjs,
      Fernanda

  11. Mario Duarte em

    Olá, Fernanda. Vou levar minha afilhada de 11anos para os parques de Orlando. Ela tem passaporte italiano e irá sem os pais. Além do passaporte, preciso de alguma autorização específica para as autoridades americanas? Obrigado.

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Mario. Tudo bem?
      Devem levar a autorização de viagem assinada pelos pais dela. Não costumam ver isso na imigração, apenas na saída do Brasil mesmo, mas já soube de encrencarem, por isso, é bom levar uma via em inglês. Portanto, serão 3 vias, 2 em português e 1 em inglês.
      Bjs,
      Fernanda

  12. Quero muito te agradecer por esse post! Foi o unico, em todas as buscas, que me esclareceu sobre o vencimento do passaporte! Amanhã mesmo eu tinha agendado para tirar novo visto, pois viajo em setembro para Orlando e meu passaporte vence em fevereiro/2018, sendo 5 meses de validade. Com toda essa confusão de não estarem emitindo o passaporte você imagina o meu medo de ficar sem passaporte até lá né?! Mas graças ao seu post estou realmente tranquila e feliz de saber que poderei viajar com eu passaporte atual!!! Obrigada mesmo!!!! Trabalhos como o seu, de informações úteis, reais e atualizadas são de imensa importância pra gente…nem sempre achamos tudo nesse mundo de internet! Obrigada!!!!

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Naila. Obrigada! <3 🙂
      Que bom que o post esclareceu suas dúvidas e que assim você ficou mais tranquila.
      Bjs,
      Fernanda

  13. Ronaldo Teixeira Maran em

    Bom dia! Estou planejando viajar com minha família em Jan/18, entre os dias 10 à 28 e meu passaporte vence em meados de Fev/18. Haveria algum problema para eu viajar?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Ronaldo.
      Não tem problema. Devido ao acordo Six Month Club não é exigida nenhuma validade “extra” aos passaportes brasileiros. Estando ele válido até sua data de retorno ao Brasil, estará tudo certo.
      Bjs,
      Fernanda

  14. Bom dia! me casei e alterei meu nome, gostaria de saber se preciso alterar no passaporte também meu nome de casada?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Rose.
      O certo é alterar em todos os documentos, mas se preferir, pode usar o passaporte atual até seu vencimento e, quando for tirar um novo, você já faz com o nome atualizado. Se tiver documentos já com o nome de casada, andar com uma cópia da certidão de casamento resolve em caso de haver algum tipo de confusão. Lembrando que passagens aéreas e vistos devem ser emitidos com o nome exatamente como consta no passaporte. Portanto, se comprar uma passagem agora, terá que usar o nome de solteira.
      Bjs,
      Fernanda

  15. Tatiana Samea em

    Boa noite!Minha filha vai fazer high school nos estados unidos de julho a dezembro 2017 e o passaporte vale até 18 abril 2018.Ela consegue tirar o visto com este passaporte?A entrevista já está marcada.Se possivel,preciso da resposta com urgencia.

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Tatiana.
      Não tem problema. Ela consegue tirar o visto nesse passaporte sim.
      Bjs,
      Fernanda

  16. Olá, eu sempre viajo para os EUA com o passaporte italiano, portando sem visto. Porém gostaria de viajar no final de junho e meu passaporte vence no final de agosto.voce tem alguma informação em relação a isso? Estou com medo de comprar as passagens e ter problemas… Muito obrigado

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Lucas.
      A Itália faz parte do acordo Six Month Club, assim como o Brasil. Você pode ver o documento clicando aqui. Devido ao acordo, seu passaporte italiano só precisa estar válido durante todo o seu período de permanência nos EUA.
      Bjs,
      Fernanda

      • Fernanda em

        Oi, Fe! Tenho viagem marcada para miami dia 7/07 retorno 7/08 e meu passaporte vence em novembro .. Terei menos que quatro meses de validade quando entrar nos EUA
        mas pelo que vi aqui não há problema, certo?

        • Fernanda Knopp em

          Oi, Fernanda. Tudo bem?
          Não tem problema. Passaportes brasileiros não precisam de nenhuma validade extra para viagens aos EUA. Desde que seu passaporte e visto americano estejam válidos até sua data de saída dos EUA, estará tudo certo.
          Bjs,
          Fernanda

  17. Bom dia! Parabéns pelo blog, as informações me ajudaram bastante. Fiquei super ansiosa, pois o meu passaporte não estava dentro daquela regra dos 6 meses e, mesmo respaldada pelo Six Month Club fiquei com medo de dar alguma coisa errada! Sei lá… cabeça de uma pessoa ansiosa…. paranoica…. fiquei pensando que a gente planeja com taaanta antecedência e paga tão caro pra alguma coisa dar errado na última hora!!! hehehehe. Mas foi tudo tranquilo, tão tranquilo que o oficial da imigração nem falou nada sobre isso e me concedeu o prazo de seis meses após a minha entrada no país, como fez para todos que viajavam comigo. Se eu ficasse por todo esse tempo, meu passaporte venceria antes de embarcar de volta para o Brasil! rs
    Portanto, voltei aqui pra agradecer as informações e relatar que, no meu caso, deu tudo certo! =)
    Ahh…. eu desci no aeroporto de Fort Lauderdale e fiz imigração lá mesmo. =)
    Abraços!

    • Fernanda Knopp em

      Obrigada a você por voltar e deixar seu relato, Lídia! 🙂
      Certamente ajudará muitas pessoas que mesmo sabendo da existência do Six Month Club ainda ficam com receio de viajar com o passaporte com menos de 6 meses de validade.
      Que bom que deu tudo certo!
      Bjs,
      Fernanda

  18. Olá Fernanda, tudo bem? Seu post está muito legal, parabéns!
    Fernanda, eu moro aqui nos EUA e tenho greencard, e estou de viagem marca para o Brasil em dezembro e pretendo voltar em janeiro, porém meu passaporte irá vencer em abril. Vc acha que terei problema tanto na hora de ir quanto voltar por causa de estar 6 meses antes de vencer o passaporte brasileiro? Obrigada! Marcela.

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Marcela. Obrigada! Que bom que curtiu! 🙂
      O Six Month Club não possui exceções, portanto, acredito que você não terá problemas na saída ou retorno aos EUA.
      Bjs,
      Fernanda

  19. Pedro Almeida em

    Boa noite. Parabéns pela explicação!

    Minha dúvida consiste no seguinte:

    Viagem em 2019, expiração do passaporte em 2020 e planejamento de viagem ultrapassando em até 18 meses em eventual extensão.

    É aconselhável renovar o passaporte antes de embarcar?

    Eu estaria retornando para o Brasil com o passaporte vencido? É possível renovar nos EUA?

    Obrigado desde logo.

    Um abraço!

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Pedro. Obrigada. Que bom que gostou do post! 🙂
      Você até consegue renovar o passaporte em algum consulado brasileiro nos EUA, porém, esse serviço fora do país é voltado para fins emergenciais.
      Se você já vai sair do Brasil sabendo que seu período de viagem vai ultrapassar a validade do passaporte, você deve renová-lo antes de ir.
      Ao passar na imigração, você deverá dizer o tempo que permanecerá nos EUA. Se este for superior à validade do documento, o oficial pode querer encrencar, já que o acordo Six Month Club determina que a data de retorno ao Brasil deve ser anterior ao vencimento do passaporte.
      Você não pode permanecer nos EUA com um passaporte vencido, já que este seria seu único documento aceito por lá. Dessa forma, você também não pode voltar com o passaporte vencido.
      Renova um pouco antes da sua viagem, assim você evitará problemas.
      Bjs,
      Fernanda

  20. Olá tudo bem gostei muito do site bem esclarecedor, estou pensando em viajar aos EUA no mês de junho meu passaporte vence em novembro, eu entendi sobre o six month club, porém já fui ao EUA antes e permaneci por 2 anos entrei com visto de turista e lá fiz a solicitação de extensão do visto por mais 6 meses e posterior fiz a solicitação de troca de status do visto b1/b2 para o F1, retornei ao brasil, neste período não fiquei ilegal pois estava neste processo de troca de status de visto, gostaria de saber se alguém já passou por experiência semelhante ou quais implicações eu posso ter na chegada.

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Marcel. Obrigada! Fico feliz em saber que está curtindo o blog. 🙂
      Mesmo que você não tenha chegado a ficar ilegal, você pode ter problemas para entrar nos EUA sim. Eles certamente questionarão sobre isso e você terá que convencer o oficial de suas intenções ou poderá ter sua entrada negada. Se seu retorno dos EUA foi recente, o problema é ainda maior.
      Mesmo tendo estado em situação legal (considerando que estendeu seu período de permanência), você não pode ter feito nada fora do que o seu tipo de visto permitia. Sendo assim, um questionamento muito comum é: como se manteve nos EUA por 2 anos sem trabalhar (já que você não tinha permissão pra isso)?
      Você pode ter sorte e passar batido, mas as chances de rolar um “interrogatório” são grandes. 🙁
      Bjs,
      Fernanda

  21. João Paulo Fernandes de Lima em

    Boa noite Fernanda, primeiramente muito obrigado eu consegui esclarecer muitas duvidas que eu tinha nesse post valeu muito apena mesmo 🙂 principalmente a do seis meses de validade de passaporte e visto. Eu tirei meu passaporte a pouco mais de um mês e pelo o que eu entendi eu já posso tirar o visto americano certo? Eu só pretendo viajar para os EUA ano que vem quando acontecerá minhas próximas férias na empresa onde eu trabalho, você acha arriscado eu querer tirar o visto agora? Geralmente os brasileiros vão para ficar uma ou mais de uma semana, seu eu dizer que só vou ficar por 3 dias caso eu queira viajar ainda este ano num desses feriados prolongados, eu teria problemas? desculpe são tantas duvidas mas me senti mais seguro em tentar esclarecer aqui por já ter tido tantas outras esclarecidas nesse maravilhoso post, se puder me ajudar eu agradeço muito, mais uma vez muito obrigado pela ajuda.

    • Fernanda Knopp em

      Oi, João Paulo. Que bom que o post ajudou a tirar suas dúvidas. Fico feliz em poder ajudar! 🙂
      Sim, tendo o passaporte em mãos você pode tirar o visto a qualquer momento.
      Não há problemas em tirar o visto com bastante antecedência. É sempre melhor tirar assim bem antes do que próximo da viagem.
      Não teria problema ficar só 3 dias nos EUA, mas na entrevista o agente consular pode estranhar sim, pois realmente não é comum fazer uma viagem de turismo para tão longe e ficar somente poucos dias.
      O que eu sugiro é o seguinte: a data da viagem, tempo de permanência e cidade de destino informados no formulário e na entrevista do visto podem ser estimados. Então, se acha que pode soar estranho dizer que só vai ficar 3 dias, diga que vai ficar 1 semana ou 10 dias (um tempo normal de permanência qualquer) nas suas férias do ano que vem.
      Se surgir uma oportunidade de viajar ainda esse ano, não tem problema, pois conseguindo o visto, você poderá viajar quando quiser durante a validade dele e também poderá ficar o tempo que quiser (dentro do limite permitido, claro) independente do que tenha informado durante o processo do visto.
      Bjs,
      Fernanda

      • João Paulo em

        Muito obrigado Fernanda seus esclarecimentos me ajudaram muito acho que já estou pronto para tirar o visto, muito obrigado mesmo:)

  22. Cássia em

    Boa Tarde Fernanda.

    Eu e meus pais estamos planejando viajar para os EUA no final de junho. Temos o visto de turista e vamos passear na casa de amigos. Estava nos nossos planos comprar uma passagem para 2 meses, do dia 26 de junho a 26 de agosto.

    Fomos em algumas agências de viagem e eles disseram que acham um pouco arriscado, um turista passar pela imigração com uma passagem de 60 dias, principalmente por conta do atual governo de lá. Tem alguma coisa a ver? Corre algum risco?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Cássia. Tudo bem?
      Realmente uma família inteira ficar 2 meses para fins de turismo pode soar estranho na imigração. Eles vão querer entender, provavelmente, como poderão ficar tanto tempo se ausentando de trabalho etc e também podem querer saber quanto de dinheiro vocês tem para se sustentar durante a viagem. Claro que há pessoas que ficam até mais tempo que isso (o máximo com visto de turismo são 6 meses), mas mesmo assim é bem possível que o oficial da imigração faça mais perguntas que o normal. Estejam preparados para comprovar o tempo pretendido de estadia (com a passagem de volta, reserva de hotel etc). Dois meses é um tempo de permanência permitido, totalmente dentro da lei, portanto, estando com tudo certinho não há motivos para negarem a entrada de vocês. É aquela história… quem não deve não teme.
      Bjs,
      Fernanda

  23. Camila Abdalla em

    Bom dia Fernanda, tudo bem? Estou com uma dúvida! Meu passaporte vence em setembro, quero viajar para os EUA em agosto, agendei a entrevista para tirar o visto, contudo na pagina de confirmação da entrevista eles dizem que preciso de um passaporte válido por 6 meses para tirar o visto. Essa informação é verdadeira? Obrigada!

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Camila.
      Eles dizem o seguinte sobre a validade do passaporte para solicitar o visto: “O passaporte deve ser válido por ao menos 6 meses além do período de estadia desejado do solicitante nos Estados Unidos a não ser que acordos específicos do país forneçam exceções.”
      Existe um acordo específico que nos isenta dessa validade mínima, que é o Six Month Club. Devido à esse acordo, o passaporte só precisa ser válido pelo período desejado de viagem. Essa informação está na página de dúvidas frequentes do site oficial do visto: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/faqs#passport_validity_length
      Bjs,
      Fernanda

    • Tatiana Samea em

      Camila,boa noite!Voce conseguiu tirar o visto neste passaporte que esta para vencer?Minha filha esta com o mesmo problema.

  24. Roberto Souza em

    Bom dia Fernanda, será que posso viajar com passaporte Europeu que vence antes de meu retorno para o Brasil, sera que posso retornar com o passaporte brasileiro que é ainda valido até 2018 , vou ainda pedir autorização “ESTA, !
    Desde já, agradeço

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Roberto.
      Não sei se isso dará muito certo, pois no check-in do seu voo você deverá apresentar o passaporte que te permite entrada nos EUA, que é o europeu e este estará vencendo antes da sua data de retorno juntamente com o ESTA (que vence em 2 anos ou junto com a data de expiração do passaporte). O pessoal da cia aérea pode encrencar, mesmo mostrando o passaporte brasileiro que estaria válido para voltar. O mesmo pode acontecer na imigração.
      Outra coisa, verifique se o país emissor do seu passaporte europeu faz parte do Six Month Club, pois se não fizer, você não poderá entrar nos EUA com este passaporte tendo menos de 6 meses para vencer.
      Bjs,
      Fernanda

  25. Lucas Henrique Domingos da Silva em

    Primeiramente, quero lhe elogiar pelas dicas, porem tenho uma duvida quanto ao visto que vou tirar para fazer um estagio de dois meses nos EUA, entra em qual categora a F1 mesmo ?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Lucas. Obrigada! Fico feliz em saber que está curtindo as dicas.
      Depende do estágio. Pode ser o F-1, J-1 e até B-1…rs Eu não entendo muito sobre nenhum deles. Sei que para fazer estágio, assim como para estudar, primeiro você precisa ser aceito por algum programa e só depois pedir o visto. Sendo assim, após ser aceito, você será orientado pela instituição sobre qual visto pedir, documentação necessária etc.
      Bjs,
      Fernanda

  26. Gilvania Halker em

    Ola, meu filho esta indo de férias ao Brasil em maio e retorna ao estados unidos em agosto, seu passaporte brasileiro vence em outubro, ele possui Green card, gostaria de saber se posso renovar o passaporte na volta dele antes do vencimento em outubro, e se ele tera problema ao entrar aqui nos EUA?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Gilvania!
      Pode sim, não há problema quanto ao vencimento do passaporte brasileiro. Ele não tem ainda o passaporte americano? Se tiver, ele retornará aos EUA apresentando apenas o passaporte americano e não o brasileiro. Ele entra no Brasil com o passaporte brasileiro e retorna aos EUA com o passaporte americano.
      Bjs,
      Fernanda

      • Oi fernanda, queria saber se a regra de validade de passaporte também aplica a regra portuária, sendo que nos brasileiros podemos viajar com o passaporte com validade menos de 6 meses. Pois vou fazerem cruzeiro saindo de Orlando para Bahamas, mais o passaporte do meu filho ira vencer em julho. a viagem será no proximo fim de semana. Obrigada

        • Fernanda Knopp em

          A regra do Six Month Club é sempre válida para passaportes brasileiros, não importa o meio de transporte, portanto, não há problema quanto a validade do passaporte do seu filho.
          Bjs,
          Fernanda

        • Boa tarde, como foi na imigração do cruzeiro, não teve problemas com o passaporte do seu filho? Estou na mesma situação, vou fazer um cruzeiro em setembro e meu passaporte vence em janeiro.

  27. Cristina em

    Bom dia, Fernanda!

    Obrigada pelas explicações.

    Eu estou com o mesmo problema do passaporte com menos de 6 meses e pelo que vi ninguém volta para declarar se deu certo ou não no caso deles né? Uma pena. Vou ficar com a dúvida também haha.

    De qualquer forma, agradeço as informações, vou solicitar a renovação e ver o que dá. Depois venho contar minha experiência.

    Abs,

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Cristina. Obrigada a você pela visita!
      Como o Six Month Club permanece vigente eu não me preocuparia, mas, claro, é uma decisão pessoal se antecipar e solicitar um novo passaporte ou não. Já viajei para os EUA com o passaporte bem perto de vencer e não tive nenhum problema, mas já faz um tempinho. Como recentemente meu documento venceu, estou de passaporte novo e não vou tão cedo ter essa experiência novamente para poder contar. O medo (totalmente compreensível) é sempre em relação a pegar um funcionário desavisado no aeroporto ainda no Brasil, pois na entrada dos EUA eu posso afirmar que você não teria nenhum problema.
      Na página oficial da Embaixada dos EUA no Facebook eles tem respondido algumas pessoas com essa mesma dúvida e permanecem afirmando que passaportes brasileiros não precisam ter validade mínima de 6 meses para viagens aos EUA.
      Se puder, retorne sim para falar de sua experiência! 🙂
      Bjs,
      Fernanda

  28. Leonardo Moita em

    Boa noite Fernanda. Estou com viagem marcada para os EUA agora no final do mês (março/17) e meu passaporte brasileiro onde está o visto vence em agosto. Tem algum problema? O visto ainda tem 8 anos para vencer e ficarei lá por 10 dias. Preciso tirar um novo passaporte ou esta lei que você citou ainda vale normalmente? Há exemplos recentes de que não tem problema viajar com o passaporte para vencer em menos de 06 meses?
    Desde já, obrigado.

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Leonardo.
      Não tive nenhuma experiência recente e nem recebi relatos recentes de leitores pra te passar, mas o Six Month Club continua vigente sim. Portanto, passaportes brasileiros não precisam ter mínimo de 6 meses de validade para viagens aos EUA, basta ele estarem válidos durante o período de permanência no país. Há uma resposta recente sobre isso (de 3 de fevereiro) na fanpage da Embaixada: https://www.facebook.com/EmbaixadadosEUA.BR/posts/10154268889623457.
      Bjs,
      Fernanda

  29. Bom dia! Alguém teve problemas para embarcar pela Azul com passaporte com menos de 6 meses? Entrei em contato no site e disseram q não vão deixar embarcar… o passaporte vai vencer em 5 meses… ficaremos 10 dias só! Empresas despreparadas, q raiva!

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Stella.
      Eu não soube de nenhum caso de pessoas impedidas de embarcar, seja por qualquer cia aérea, mas sei bem que o SAC de muitas empresas afirma que precisa ter 6 meses. Ou seja, o SAC não sabe, mas o pessoal do check-in e embarque sabe. Despreparo total! Se seu passaporte brasileiro estará válido por todo o período de permanência nos EUA, está tudo certo. O acordo Six Month Club continua vigente e seu conteúdo é bem claro e vale para passaportes de diversos países, inclusive: https://www.cbp.gov/sites/default/files/assets/documents/2017-Jan/Six-Month%20Club%20Update%2012-5-16.pdf
      Sinceramente não entendo porque algumas cias aéreas e agências de viagem continuam batendo nessa tecla se as regras imigratórias pertencem aos países de destinos e não à essas empresas.
      Você pode entrar em contato com a Embaixada ou Consulados dos EUA e eles vão te falar que não precisa ter 6 meses (há respostas recentes sobre isso nas página oficiais da Embaixada no Facebook e Youtube). O próprio vídeo que consta aqui no post explicando isso é oficial da Embaixada. O que mais essas empresas precisam pra aprender isso? Acho que vamos ter que desenhar pra eles! Fico tão revoltada quanto você!
      Bjs,
      Fernanda

  30. Oi Fernanda, gostaria de esclarecer umas duvidas. Estou viajando pro EUA esse mês fevereiro não sei a data certa, mas a questão é o passaporte da minha filha venci em maio. Gostaria de saber se terei problemas na imigração e outra vou ficar na casa do pai que é cidadão americano por dez dias acha que eles podem me questionar se não vou ficar por lá, preciso de uma carta convite dele? Desde já agradeço.

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Ireni.
      Devido ao acordo Six Month Club os passaportes brasileiros só precisam estar válidos durante o período de permanência nos EUA. Portanto, desde que sua data de retorno ao Brasil seja antes do vencimento do passaporte da sua filha, vocês não terão problemas.
      Em relação à você estar indo ficar com seu marido que é cidadão americano, eles podem questionar sim. Vocês já tem o visto? Pergunto isso porque nesses casos eles costumam fazer mil perguntas para liberar o visto.
      Na imigração costuma ser mais tranquilo e podem ou não perguntar onde você vai ficar hospedada. Já teve vezes que nem me perguntaram isso.
      Para verificar que você não tem intenção de ficar por lá, o oficial pode te fazer perguntas à respeito de seus vínculos com o Brasil, como emprego, por exemplo. Os EUA não exigem carta convite, mas por precaução seria bom você levar sim.
      Bjs,
      Fernanda

  31. Heloísa dos Santos em

    Boa tarde, tudo bem?
    minha duvida pode ser relacionada,
    estou indo para orlando em abril ficando até 15 de maio, porém minha CNH e carteira internacional de motorista vence em 01 de junho,
    tem algum problema? já tenho um carro alugado lá, será que a locadora pode recusar minha CNH porque esta no mes de vencimento? mesmo que o periodo que eu estiver lá esteja valido?
    agradeço,

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Heloísa!
      Em geral, as locadoras só exigem que a CNH / PID estejam válidas por todo o período da locação. Porém, como as regras de locação podem variar, recomendo que entre em contato com a empresa onde reservou seu carro para confirmar essa informação.
      Bjs,
      Fernanda

  32. Juanita Giarola em

    Boa noite Fernanda,
    Tudo bem?
    Estou indo viajar para os USA no dia 28/03 e retorno em abril, tenho residência permanente nos USA e meu passaporte Brasileiro venci dia 17/07 será que tem algum problema? Desde já muito obrigada!

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Juanita.
      Não tem problema viajar para os EUA com o passaporte brasileiro com menos de 6 meses de validade. A única regra é que você deve retornar ao Brasil antes do vencimento dele.
      Bjs,
      Fernanda

  33. Vanessa em

    Oi, boa tarde!!
    Estou com uma duvida. Meu passaporte espanhol vence em Julho/17, e vou para os EUA agora em Marco, por precaução fui renovar o passaporte espanhol, mas preciso pedir o ESTA e estou com receio que fique muito em cima. Posso pedir com este meu passaporte que ainda e valido ate Julho ou espero o novo? Agradeco desde ja!!

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Vanessa!
      A Espanha faz parte do Six Month Club, então não é exigida validade mínima do passaporte. Bom, mas você já pediu um novo, certo? Eu não sei como funciona a renovação do passaporte espanhol. Já tendo pedido o novo, o atual continua valendo? O que eu sei é que o ESTA é válido por até 2 anos ou até o passaporte com o qual foi emitido expirar/ser substituído (o que ocorrer primeiro). Sendo assim, se tirar o ESTA no seu passaporte atual e até sua viagem o novo passaporte ficar pronto, o que imagino que vá invalidar seu documento atual, você perderá seu ESTA e terá que fazê-lo novamente com o número do novo passaporte. O ESTA não é como o visto, que mesmo em um passaporte expirado/substituído continua valendo, bastando andar com os 2 passaportes.
      O ESTA é emitido totalmente online e, em geral, você recebe a resposta imediatamente ou em até 72 horas.
      Bjs,
      Fernanda

  34. Olá ,gostaria de saber se posso entrar nos USA com meu visto americano válido no passaporte brasileiro já vencido . Já tirei novo passaporte brasileiro , mas terei que apresentar os 2 quando chegar lá ? Mesmo que no passaporte brasileiro vencido que possui o visto americano ,as capas do passaporte estejam furadas pela PF ?

    • Fernanda Knopp em

      Sim, Luíza. Você deve viajar com os 2 passaportes: o vencido com o visto ainda válido e seu novo passaporte. O passaporte vencido fica com esses furos na capa mesmo, o meu antigo está assim também. Os oficiais da imigração já estão acostumados com isso, ao entregar os 2 passaportes eles já entendem do que se trata. Eu já entrego o novo por dentro do antigo, marcando a página do visto, para facilitar.
      Bjs,
      Fernanda

  35. Ola, boa tarde. Meu passaporte vence em 02 de agosto de 2017. Estou programado para viajar para os Estados Unidos dia 06/02/2016. Posso viajar tranquilamente, pois a policia federal me deu uma informação que pode dar algum tipo de problema. Queria tirar a duvida de posso estar viajando sem problemas.

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Sergio.
      Devido ao acordo Six Month Club passaportes brasileiros só precisam ser válidos por todo o período da permanência nos Estados Unidos. Não é exigida nenhuma validade extra. Estando o acordo vigente, você não terá problemas para viajar para os EUA com seu passaporte atual, desde que sua data de retorno ao Brasil seja antes de 02/08/2017. Apenas fique de olho nas notícias, pois nos últimos dias o novo presidente está fazendo mil mudanças nas leis imigratórias de lá.
      Bjs,
      Fernanda

  36. Boa noite,
    Temos viagem marcada para Florida em 8 de maio de 2017 porem meu noivo esta com o passaporte espanhol com a validade de 10 de outubro de 2017, tentamos renovar mais o consulado espanhol só renova faltando 6 meses para o vencimento, com isso só conseguiríamos renovar em 10 de abril, data a qual o passaporte não retornaria ao Brasil até o embarque.
    Conseguimos entrar e normalmente com o passaporte com essa data ou corremos risco da imigração americana implicar?
    Muito obrigada!!

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Andressa.
      A Espanha faz parte do Six Month Club assim como o Brasil. Clique aqui para ver a lista de países. Sendo assim, para viajar para os EUA com um passaporte espanhol, este só precisa ser válido pelo período de permanência. Estando o acordo vigente vocês não terão problemas. Chamo a atenção para isso porque apesar de eu não ver nenhum motivo para o Six Month Club acabar ou excluir um país como a Espanha, nesse momento de tantas mudanças acontecendo nos EUA, eu não duvido de mais de nada. Fiquem de olho nas notícias.
      Bjs,
      Fernanda

  37. Boa tarde, também estou com uma dúvida parecida. Preenchi o DS160 e paguei a taxa do visto ontem, minha entrevista ficou agenda da para março, porém, o meu passaporte vence em outubro. Só que no DS160 coloquei que pretendia viajar para os Estados Unidos em 11/2018 (pq na vdd não consegui agendar minhas férias ainda é só uma precisão mesmo) estou com medo se recusarem meu visto pq o passaporte em 11/2018 não vai estar mais válido. O que vc recomenda? Tirar um novo passaporte até a data da entrevista em março? (todos os dados foram preenchidos com o número do passaporte atual que só vence em 10/2017) ou ir pra entrevista com esse passaporte mesmo que no vence final do ano e quando for viajar em 2018 renovo o passaporte e viajo com os 2?

    • Fernanda Knopp em

      Camila, você pode manter assim como está. Seu visto não será negado só pelo fato do seu passaporte vencer antes da viagem pretendida. Fique tranquila. O máximo que pode acontecer é eles solicitarem que você substitua o passaporte, mas nem acho que será o caso.
      Se preferir, você também pode se antecipar e já fazer um novo. Na página de dúvidas frequentes sobre o visto, eles falam sobre a possibilidade de substituir o passaporte antes da entrevista: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/faqs#passport_replacement O único problema de tirar um novo passaporte agora, é que se ele não ficar pronto até a data da entrevista, você terá que remarca-la, pois ao solicitar o novo, o seu documento atual será inutilizado e você não será autorizada a entrar no Consulado com um passaporte não válido.
      Bjs,
      Fernanda

  38. boa tarde ,to no eua ha 1 mes e pouco com visto de turista com duracao de 10 anos , mas eles nao coloacaram a data de permanencia , como saber a data que preciso voltar

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Sara.
      O oficial da imigração não carimbou seu passaporte com a data limite de retorno? Que estranho… Bom, de qualquer forma, o tempo máximo de permanência legal com visto de turismo são 6 meses. O oficial pode conceder o tempo que ele achar que deve, sendo 6 meses o limite. Se ele não carimbou nada deve ter te concedido 6 meses mesmo.
      Bjs,
      Fernanda

  39. Suellen em

    B tarde Fernanda!
    Temos bilhetes emitidos para dia 28 de março proximo, e até o momento n tiramos o visto para USA. Meu passaporte vencerá dia 17 de março e já agendei para tirar um novo, porem só consegui para dia 8 de fevereiro e agora estou apreensiva quanto ao prazo para tirar o Visto.
    Posso pedir o visto com passaporte atual, mesmo estando por vencer?
    Pela sua experiencia e inf de outros, posso aguardar o novo passaporte para pedir o Visto e terei tempo suficiente para recebê-lo?
    Li que recebemos mais rapido via correios, devido a necessidade de novo agendamento para busca-lo, isto procede??
    No aguardo,
    Att Suellen

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Suellen!
      Você pode pedir o visto no passaporte atual, mas se colocar no formulário DS-160 que sua viagem será em março, após o vencimento do passaporte, tem grandes chances de pedirem para você substituir o passaporte para que eles emitam o visto. Com isso, o prazo de processamento do visto irá se estender.
      Outra coisa… se você pedir o visto com o passaporte atual e antes de comparecer ao CASV e Consulado/Embaixada você for à Polícia Federal requerer um novo passaporte, o seu documento atual será inutilizado e, portanto, você só poderá dar continuidade ao processo do visto quando estiver com o novo documento em mãos.
      Eu recomendo que você fique entrando na página de agendamento do passaporte, pois é bem possível que consiga uma data bem mais próxima. Quando fui renovar o meu, tinha conseguido só pra umas 2 semanas à frente, fiquei tentando remarcar e consegui para o dia seguinte. rs O documento ficou pronto em pouco menos de 1 semana. Fiz no RJ.
      O certo seria pegar primeiro o novo passaporte para depois dar entrada no visto. Os prazos de agendamento e processamento do visto estão bem tranquilos.
      Para pegar o passaporte com o visto tem que agendar sim, mas, geralmente, se consegue para o dia seguinte. Como eu não confio em transportadora, prefiro ir pegar. rs
      Seja qual for a forma que escolher fazer, será tenso, pois o prazo está curto mesmo. rs Tô roendo as unhas aqui por você, torcendo pra dar tudo certo! 😉
      Bjs,
      Fernanda

  40. Olá, Alyssa, tenho 1 filho de 1 ano e 3 meses, qdo tirei o passaporte dele ele tinha 6 meses e tinha o cabelo liso, hoje o cabelo dele está crespo e o rostinho 1 pouco mais magro, mas o semblante continua o mesmo, nesse passaporte que vence no final de Abril(vamos aos EUA no começo de Março por uma semana) recebemos o visto americano dele agora com a foto atual dele no visto, a minha dúvida é se pode haver algum empecilho por parte da PF o Imigração lá no US por ser foto diferente(penso que não já que o visto foi dado normal) mas gostaria de confirmar isso. Obrigado.

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Ricardo. Eu sou a Fernanda. rsrsrs Tudo bem?
      Não acho que você terá problemas. Crianças mudam muito mesmo, seria difícil manter seus documentos sempre atualizados com fotos fiéis à sua fisionomia atual. Se o visto foi emitido nesse passaporte, mais um indício de que está tudo certo. Inclusive, é bom que agora tem essa fotinho dele mais recente no passaporte. Essa situação é muito comum e não deve ser motivo para prejudicar sua viagem.
      Bjs,
      Fernanda

  41. silva carlos em

    Oii boa noite. Sou residente permanente nos estados unidos.meu passaporte vai vencer 30 de janeiro agora. 2017 estou no brasil posso retorna aos estados unidos no dia do vencimento.e renovalo e New York consolado.

    • Fernanda Knopp em

      Seu passaporte é americano? Se for não terá problemas, mas sendo o seu passaporte brasileiro eu acho que não dá pra fazer dessa forma. Você pode ter problemas até mesmo para embarcar aqui no Brasil. Nunca soube de um caso parecido, então não tenho informações muito precisas para te ajudar.
      Espero que consiga resolver.
      Bjs,
      Fernanda

  42. Olá, tenho uma dúvida. Eu comprei minha passagem e só depois fui ver o prazo de validade do meu passaporte. O passaporte está para vencer dia 28 de março e o do meu marido, dia 29 de março, e eu voltarei de viagem no dia 28 de março (que coincidência) mas chegarei no Brasil apenas dia 29 de março. Será que é preciso renovar o passaporte, ou ainda posso utilizar tranquilamente? Obrigada!

    • Fernanda Knopp em

      Caramba, Vivian, que coincidência! :-O
      De acordo com o Six Month Club, você pode permanecer nos EUA até o dia do vencimento do passaporte, que seria o seu caso. Então, pela regra, estaria ok. O oficial da imigração deve apenas reforçar que sua data máxima de retorno precisa ser dia 28 de março.
      Minha preocupação é em relação a possíveis atrasos e adiamentos do seu voo de volta. Como acredito que você ainda tenha bastante tempo até sua viagem (você não mencionou a data de ida) eu, no seu lugar, tentaria sim renovar. Eu já viajei com meu passaporte faltando pouco pra vencer, mas no limite assim, eu ficaria apreensiva. rs
      Se for fazer, antes de dar entrada, cheque com o posto da Polícia Federal perto de você qual o prazo que estão dando para entrega dos passaportes. Renovando, você deverá levar seus 2 passaportes para viajar.
      Bjs,
      Fernanda

  43. Olá! Preenchi o formulário DS-160 e só falta pagar a taxa do visto para depois fazer o agendamento. Tenho previsto minha viagem de lua de mel para dezembro/2017. Acontece que meu passaporte é válido até abril/2018. Será que para tirar o visto poderei ter algum problema?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Marcio!
      Não tem problema seu passaporte vencer poucos meses após a viagem que pretende fazer. Se por alguma razão o Consulado/Embaixada achar que você precisa apresentar um novo passaporte (apesar de não haver razão pra isso 😉 ), eles irão solicitar que você faça um novo documento, mas isso de forma alguma impedirá a aprovação do seu visto.
      Bjs,
      Fernanda

      • Obrigado, Fernanda! Só uma última dúvida que surgiu agora pra mim. Após a estadia em NYC de 1 semana, pretendemos estender a lua de mel por mais 1 semana em Cancun e lá, no México, vi que eles exigem o passaporte com a validade de 6 meses. Então, o que você me recomenda? Agendo a entrevista no consulado americano, pego o visto e depois cuido de fazer o novo passaporte, ou primeiro faço o novo passaporte? O DS-160 já está preenchido e enviado, só não foi pago ainda.

        • Fernanda Knopp em

          Marcio, o México recomenda que os passaportes tenham 6 meses, mas não exige isso. Veja a informação no site do Itamaraty: http://cgmexico.itamaraty.gov.br/pt-br/visitantes_brasileiros_-_recomendacoes.xml. “É recomendável que o passaporte tenha, pelo menos, seis meses de validade (não obstante o fato de que, a rigor, as autoridades mexicanas exigem que o documento de viagem esteja válido apenas pelo prazo da viagem)”.
          Se mesmo assim você preferir renovar o passaporte antes da viagem, recomendo que primeiro faça o novo documento para depois dar andamento ao processo do visto. Eu viajo com 2 passaportes (1 vencido com o visto válido e 1 vigente) e é bem chato. O ideal é já tirar o visto no passaporte novo, assim ambos valerão por 10 anos.
          Bjs,
          Fernanda

          • Muito obrigado, Fernanda! Você me está sendo de grande ajuda. Eu preferia apresentar no consulado americano o meu passaporte atual pelo fato dele já ter bastante carimbos pela Europa, o que, ao meu ver, pode ser algo favorável na solicitação de visto…sei lá…rs

            • Fernanda Knopp em

              Como você tem a opção de fazer um novo agora ou não, escolha o que você entender ser melhor, o que for te fazer se sentir mais seguro.
              Agora, eles só saberão que você fez outras viagens se te perguntarem durante a entrevista, pois, normalmente, o agente consular só olha a página de identificação do passaporte e não as páginas internas onde ficam os carimbos. Se perguntarem, aí sim você pode falar os países que já visitou e mostrar os carimbos no passaporte. Você pode levar todos os passaportes anteriores que tiver, inclusive.
              Bjs!

  44. Gustavo em

    Boa tarde, acabei de conseguir meu visto e na DS160, consta que irei para NY. Porem olhando as passagens agora, vou fazer escala em Orlando, consequentemente passarei pela imigração em Orlando, existe algum problema quanto a isso? E se eu não quiser ir para NY, e descer em Orlando com passagem para a Califórnia, por exemplo, terei problemas?

    Muito Obrigado.

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Gustavo! Não há nenhum problema em viajar para um local diferente do que colocou no formulário de solicitação de visto. Tendo o visto de turismo em mãos você pode viajar para qualquer parte dos EUA. O que colocamos no formulário é apenas uma ideia de onde queremos ir, mas você pode mudar seus planos e isso não será cobrado de você de forma alguma. Em relação à voos de conexão, quando passar pela imigração no primeiro aeroporto que descer nos EUA, geralmente, perguntam onde você vai ficar e aí é só dizer qual será seu destino final.
      Bjs,
      Fernanda

  45. Oi! Boa noite, então eu sei o que o post é meio antigo por isso minha pergunta. Estou querendo viajar agora nesse mês de dezembro para orlando e nova york, meu passaporte vence em fevereiro, é muito arriscado de ir? Tenho uma amiga na embaixada e ela diz que as chances de eu ser enviada de volta é de 85%. Estou com medo mas quero muito viajar

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Julia.
      O post é de 2015, mas a lista de países que fazem parte do Six Month Club que estava disponibilizada aqui era de junho de 2016. Hoje atualizei para a lista de novembro de 2016. Mais atual impossível! O Brasil continua lá e o conteúdo do acordo permaneceu o mesmo.
      Eu e minha irmã já viajamos para os EUA com o passaporte bem perto de vencer. Vários leitores aqui já voltaram pra contar que não tiveram problema nenhum com isso, inclusive uma em especial que tinha data de retorno ao Brasil faltando 2 ou 3 dias para o vencimento e deu tudo certo!
      Não existe essa informação de você ter x% de chance de ser mandada de volta por conta da validade do seu passaporte. Olha como não faz sentido: o Six Month Club é um acordo entre a CBP – U.S. Customs and Border Protection (que faz parte do U.S. Department of Homeland Security) e os países participantes. O acordo diz que, para entrarmos nos EUA, nossos passaportes brasileiros (e de outros 123 países) só precisam ser válidos por todo o período de permanência desejada no país.
      Se o acordo é firmado pela CBP, por qual motivo os oficiais da própria CBP nos barrariam na entrada dos EUA por estarmos com um passaporte com menos de 6 meses de validade? Não faz sentido, né?!
      Tendo passaporte e visto que sejam válidos pelo período da sua viagem, não há motivo algum para você ser impedida de entrar nos EUA.
      Bjs,
      Fernanda

  46. Paula de Cavalcanti Pavani Lima em

    Olá Fernanda! Estive nos EUA até o último dia 26 de novembro, com minha filha, que estava com passaporte para vencer em abril de 17 e foi tudo tranquilo, graças a Deus. Só que no vôo de ida, quando estávamos chegando em Miami, por ser vôo da American Airlines, o comandante nos alertou (acho que entendi assim, porque era tudo em inglês), que aqueles passageiros que tivessem estado nos EUA nos últimos dois anos, não precisariam passar pela entrevista da imigração, sendo possível que se dirigissem até uma maquininha que estava lá, disponível, e não entendi o resto…!! Isso procede? Vi várias pessoas indo direto a essas máquinas, mas ficamos na dúvida e resolvemos ir na fila de imigração normal…

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Paula!
      Que eu saiba, essa máquina onde se faz a imigração automaticamente, sem passar pela entrevista, é voltada somente para cidadãos americanos, canadenses e portadores do ESTA (Electronic System for Travel Authorization), que é a autorização de viagem para cidadãos de países que não precisam de visto para os EUA. O ESTA vale por 2 anos. Pode ter sido isso.
      Agora, se estão estendendo esse sistema à outras pessoas, eu realmente não sei. Não vi nada a respeito, mas seria ótimo se fosse assim. O que soube, é que parece que vai ter US Preclearance em alguns aeroportos do Brasil daqui há algum tempo. Com o US Preclearance a imigração e alfândega serão feitas ainda no Brasil e, chegando lá, é só pegar as malas e partir pra diversão! rs
      Bjs,
      Fernanda

  47. Alexandre em

    Boa noite, fui barrado no aeroporto de guarulhos pela Cia American Airline dizendo que meu visto não era válido, e minha passagem tinha o código cbp, porém meu visto só vencerá em 2023. Podem me ajudar ou terei que ir na embaixada?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Alexandre.
      Infelizmente não tenho como te auxiliar, pois nunca soube de nenhum caso assim. Procure o Consulado/Embaixada mais próximo de você para entender o motivo.
      Desculpe por não poder ajudar e espero que resolva o problema.
      Bjs,
      Fernanda

  48. Patricia Estima em

    Oi!!! Tentei ler nos comentários se tinha alguma pergunta parecida com a minha, mas não encontrei !
    Minha dúvida:

    Vou para orlando e Miami no dia 19 de novembro e volto 03 de dezembro , passaporte vence em 21 de maio de 2017! Até aí ok, sinto-me confortável com todas as explicações e as experiências daqui !!!
    Mas… Surgiu oportunidade de fazer um cruzeiro , saindo de Fort Lauderlade, passa na Jamaica e Haiti (28nov 03 dez), todos os arquivos e recomendações da Royal caribean recomendam passaporte com 06 meses…. O que você acha ?! Arriscado seguir com o Cruzeiro ?!?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Patricia! Primeiro, desculpe pela demora em responder. Estava em Orlando e não consegui parar para responder ninguém nesse período.
      Pode ser arriscado sim, pois se o funcionário que te atender no embarque do cruzeiro entender que seus documentos não atendem às regras de cada país, ele simlesmente não autorizará seu embarque.
      Outro dia me perguntaram sobre a Jamaica e pela minha pesquisa entendi que o passaporte só precisa ser válido pelo período de permanência no país. Acho que não há distinção em se chegar por navio ou avião. Já sobre o Haiti não encontrei nada muito oficial, mas parece que precisa ter 6 meses sim. Como para esses locais menos “comuns” dificilmente há informações oficiais na internet, recomendo entrar em contato com a Embaixada/Consulado.
      Os contatos que encontrei foram:
      Haiti – embhaiti@terra.com.br / (61) 3248-6860 / (21) 2199-2808
      Jamaica – contato@consuladodajamaica.com.br / (61) 2192-9774 / (21) 2122-8400 / (11) 3067-3414
      Bjs,
      Fernanda

  49. Bruno Peleteiro em

    Muito bom saber disso! Estamos planejando uma viagem para Setembro/2017 e o passaporte da nossa filha vence em Janeiro/2018. Pelo que entendi não teremos problema nenhum na chegada nos EUA. Esta lista dos países é atualizada todo ano?

    E não há risco de a própria Polícia Federal criar caso na saída do Brasil?

    Obrigado!

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Bruno.
      Desde que estou acompanhando, a lista tem sido atualizada anualmente sim. A última atualização foi em junho/2016, quando houve a entrada de um país. Não acredito que haja risco do Brasil sair do acordo Six Month Club, pois nosso país tem uma boa relação diplomática com os EUA. O último que saiu foi o Kuwait, no ano passado!
      Não vejo razão para a PF interferir, pois você estará dentro da regra de imigração exigida pelo CBP – U.S. Customs and Border Protection (Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA), que deixa bem clara a isenção da exigência de 6 meses para passaportes brasileiros (desde que voltemos ao Brasil antes do vencimento do passaporte). Todo pessoal das cias aéreas está ciente disso.
      Eu mesma já viajei para os EUA com o passaporte bem perto de vencer e ninguém me questionou nadinha!
      Bjs,
      Fernanda

    • Bom dia…Me chamo Renato, tive um pesadelo na minha última viagem na qual retornei agora 01 de novembro 2016. Comprei uma passagem pelo Livelo , plano de milhas do cartão Bradesco. Saindo de Guarulhos, trânsito no Panamá, destino MIAMI. A IDA ERA PRO DIA 14 DE OUTUBRO AS 05:20 AM, E A VOLTA 01/11 08:05 AM. Ao preparar minhas malas, no dia do embarque, fui pegar o meu passaporte, notei que ele vencia no dia 18/10 , 4 dias depois da viagem marcada. Ao me deparar no check- in com funcionários desprarados, desatualizados e mal instruídos, não consegui embarcar….Devido a Cia Aérea Copa Airlines argumentar que eu deveria ter marcado a volta pra até o dia que o passaporte iria expirar ( e se eu só tivesse comprado ida ?). Um único funcionário disse que não teria problema algum, mas……..o motivo da minha viagem era o casamento da minha prima. Para não perder o casamento que seria no dia 15 as 16:00 hrs de Miami, desesperado, comprei uma passagem pra embarcar as 01:50 do dia 15/10 com chegada às 13:45 hrs de Miami e volta 18/10 ( data que expiraria o passaporte ). O embarque foi um filme de terror, tensão, e tudo mais. Embarquei e na imigração americana, perguntei ao agente sobre o meu período de permanência, ele foi claro : Te damos o tempo de permanência de acordo com as nossas leis, se o seu passaporte vai expirar, você tem o consulado do seu país aqui nos UsA, e se quiser voltar com o passaporte expirado, você não terá problemas, existe uma lei que ampara todo cidadão a voltar a seu país de origem. Meu passaporte foi carimbado com tempo de permanência até abril de 2017. Como queria estender a viagem, fui ao guichê da cia COPAAIRLINES, e tentei mudar minha passagem de volta. A funcionária mal instruída, não deixou, alegando que meu passaporte estaria vencido e que eu não poderia fazer isso. Liguei pra uma amiga, de uma agência de viagens, ela mudou o retorno pro mesmo vôo do dia 01/11 aquele que comprei pelo Livelo. Para não ter problemas na volta fui ao consulado brasileiro nos EUA por 2 vezes. Na primeira fizeram pouco caso, no ultimo dia 31/10, consegui por intermédio de contato ” conhecido” a emissão da ARB ( autorização de retorno ao Brazil). Sendo que no site da COPAAIRLINES, no setor de imigração, você tem a opção de simular sua viagem, preenchendo os dados de : saída,destino,transito. Ao simular a minha saída de Miami, com chegada em São Paulo e trânsito no Panamá o resultado foi : CIDADÃO BRASILEIRO COM DESTINO AO BRAZIL ” PODEM” VIAJAR COM DOCUMENTO DE PASSAPORTE VENCIDO. NECESSITAM DE VISTO PRA ENTRAR NO PANAMÁ, SE NÃO TIVEREM O VISTO O TEMPO MÁXIMO DE CONEXÃO NO AEROPORTO É DE 12 HORAS. Pela má formação dos funcionários, dos operadores da Copa, tomei um prejuízo de 8000 reais, fiquei angustiado por grande parte da viagem, e quero saber até agora oq eles sabem sobre, ou, tem a ver com a minha imigração nos UsA.

      • Fernanda Knopp em

        Oi, Bruno! Primeiramente, desculpe a demora em responder. Estava em Orlando, não parei um minuto e infelizmente não consegui responder ninguém nesse período.
        Nossa, que aflição você passou! 🙁
        Nunca tinha feito a simulação no site de requisitos de imigração da Copa no sentido contrário (EUA -> Brasil) e, realmente, diz que podemos voltar com o passaporte expirado!
        A questão é que pra sair do Brasil a informação é: “Passports issued to nationals of Brazil must be valid for the period of intended stay”, ou seja, passaportes de brasileiros precisam ser válidos pelo período de permanência desejado (nos EUA). Essa é a mesma informação que consta no acordo Six Month Club. Daí, o problema no embarque aqui no Brasil.
        O engraçado (se não fosse trágico) é que lá nos EUA eles nem ligaram pra isso, inclusive, te deram o tempo de permanência normal de 6 meses. A Copa realmente não deveria ter te impedido de sair daqui com a passagem de retorno que você tinha comprado originalmente, deveriam ter deixado você ir e “se virar”, digamos assim. Você teria se virado muito bem e tudo teria dado certo, não é mesmo?
        O problema, é que como a regra diz que para sair do Brasil o passaporte deve ser válido pelo menos até a data de retorno e, como no seu caso a princípio não era, não sei se rolaria um processo na justiça favorável a você. Seria bom consultar um advogado, pois apesar de me parecer óbvio que você foi prejudicado, as leis são difusas e podem não te favorecer!
        Infelizmente, o “trauma” já foi gerado e para isso não tem volta, mas espero que você seja ressarcido e que, de alguma forma, esse pesadelo seja minimizado.
        Bjs,
        Fernanda

    • Boa tarde. Meu passaporte vence em maio 2017 e já vou providenciar o outro. Eu posso tirar o visto com o passaporte atual ou tenho que tirar um novo passaporte primeiro?
      Desde já agradeço!
      Sandra

      • Fernanda Knopp em

        Oi, Sandra. Primeiramente, desculpe a demora em responder. Estava em Orlando, não parei um minuto e infelizmente não consegui responder ninguém nesse período.
        Poder até pode, mas a não ser que você tenha uma viagem muito próxima eu não recomendo que faça isso, pois já já seu passaporte atual vai vencer, você terá que fazer outro de qualquer forma e aí durante 10 anos terá que andar com 2 passaportes quando for viajar para os EUA: o passaporte vencido com o visto válido e o novo passaporte. Estou nessa situação e, acredite, é bem chato!
        Faça seu novo passaporte e quando recebê-lo dê entrada no visto, isso facilitará sua vida pelos próximos 10 anos! rs 🙂
        Bjs,
        Fernanda

  50. Eduardo em

    Fernanda, otimo post. Uma duvida, vi que o post é um pouco antigo, essa regra ainda esta válida ? Viajo em novembro e meu passaporte vence em fevereiro/2017. Obrigado e parabens pelo site

    • Fernanda Knopp em

      Que bom que gostou do post, Eduardo! 🙂 Ele é do ano passado, mas está atualizado. A lista de países que fazem parte do Six Month Club que consta aqui é de junho de 2016, conforme o link que está no post: clique aqui para ver. O Brasil continua fazendo parte do acordo e não há nenhum indício de que venha a sair, portanto, com as datas de viagem e de vencimento do passaporte informadas, você não terá problemas para entrar nos Estados Unidos.
      Bjs,
      Fernanda

  51. Ola Fernanda, parabens pelo post. Minha duvida eh para a Jamaica, já revirei a internet sobre a validade do passaporte para a Jamaica e muita informacao desencontrada. Sabe dizer qual a validade necessaria para a Jamaica? Obrigado

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Raul. Que bom que curtiu o post! 🙂
      Cada vez recebo pergunta sobre um lugar mais difícil! rsrsrs
      Vamos lá, não achei uma informação oficial clara no site do Consulado da Jamaica, mas tenho consultado também o site da Copa Airlines que tem um formulário para checar requisitos de imigração. Fiz uma simulação com Kingston e apareceu que passaportes brasileiros precisam estar válidos pelo período de permanência. Você pode simular e ver essa informação aqui: https://www.copaair.com/pt/web/co/requisitos-de-imigracao
      MAAAAS, como não é uma informação oficial diretamente da Embaixada/Consulado, acho que o ideal seria entrar em contato com eles por email para confirmar. Não custa nada e pode evitar possíveis problemas: contato@consuladodajamaica.com.br.
      Bjs,
      Fernanda

  52. Luciana Rocco em

    Fernanda, tudo bem? Olha só minha dúvida: Casei e mudei de nome. Meu passaporte “antigo”, que tem o meu visto, venceu, e eu tirei um passaporte novo, com o meu novo nome. Então tenho o passaporte com um nome, e o visto válido, em outro passaporte com outro nome. Não sei o que me daria menos problema: emitir a passagem com o nome do passaporte válido, ou com o nome do visto válido… Ou vou ter problemas de qualquer jeito?
    Obrigada,
    Luciana

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Luciana. Tudo bem e você?
      Você não terá nenhum problema! A passagem deve ser emitida com seu nome atual, que consta em seu passaporte válido, pois quando compramos passagem para um destino internacional, é preciso informar o número e data de validade do passaporte, portanto, precisa usar o documento que está vigente. Quando for passar na imigração dos EUA, você mostrará os 2 passaportes, o novo e o que tem o visto. Se o oficial da imigração questionar algo sobre seu nome, basta explicar sua situação (que é bem comum, por sinal). Leve uma cópia da sua certidão de casamento por precaução.
      Você pode verificar essa informação no site oficial da Embaixada dos EUA, na resposta à 4ª pergunta da seção “Passaportes e vistos antigos, mudança de nome e vistos perdidos ou roubados”: https://br.usembassy.gov/pt/vistos/perguntas-frequentes-sobre-vistos/
      Bjs,
      Fernanda

  53. Raffo Lima Ramos em

    Oi Fernanda, bom dia! Tenho apenas uma dúvida que não consegui achar no comentários. O Six Month Club tem prazo de validade? há algum risco deste acordo deixar de vigorar nos próximos mese, ou ele tem prazo de validade? Vou viajar para MIami de 01/12/2016 a 08/12/2016, e fiquei pensando: e se o acordo for desfeito? Desde já agradeço pela atenção.

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Raffo.
      O Six Month Club não tem prazo de validade. O Brasil já faz parte dele há muito tempo e não há nenhum indício de que venha a sair. A última atualização da lista de países participantes foi em 20 de junho de 2016, como você pode ver aqui: https://www.cbp.gov/sites/default/files/assets/documents/2016-Jul/Six-Month%20Club%20Update%20_062016.pdf
      Por isso, é bem pouco provável que até o final do ano haja mais alguma alteração. Geralmente, essa revisão ocorre 1 vez por ano. O último país que saiu foi o Kuwait. Não vejo nenhuma razão para um país como o Brasil, que se relaciona bem diplomaticamente com os EUA e envia milhares de turistas todos os anos, sair do acordo. Se isso um dia vier a acontecer também imagino que será amplamente divulgado e com uma margem de tempo para que ninguém seja prejudicado.
      Vai tranquilo!
      Bjs,
      Fernanda

  54. Parabéns pelo post, muito bom. Minha dúvida é a seguinte vou pra Flórida em 10 dez 2016 e volto 20 dez 2016, meu passaporte vence em abril 2017, entretanto farei um cruzeiro para as Bahamas entre os dias 12 e 17 dez 2016, terei que renovar o passaporte ou as regras para entrar nas Bahamas são as mesmas dos EUA. Aguardo a resposta e desde já agradeço.

    Thiago

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Thiago. Fico feliz em saber que gostou do post! 🙂
      A exigência quanto a validade do passaporte para entrar nas Bahamas é a mesma dos EUA: passaporte deve estar válido pelo período de permanência. Isso vale para passaportes emitidos em todos os países da América Latina. Esta informação está aqui: http://www.bahamas.com/entry-requirements
      No ano passado estive na mesma situação, ou seja, viagem a Orlando + cruzeiro nas Bahamas e meu passaporte tinha menos de 6 meses. Na época, revirei a internet de cabeça pra baixo e não encontrei a informação, mas fui assim mesmo, sem renovar o documento e não tive nenhum problema.
      Bjs,
      Fernanda

  55. O meu caso eh o seguinte, estou indo viajar com a família agora 18 de outubro, meu passaporte e da minha esposa está na validade, inclusive fizemos um novo agora no mês de agosto. A questão eh a seguinte, meu filho de 2 anos tem um passaporte com duração de 1 ano, que vence agora dia 4 de dezembro. Eu sei e descobri aqui pelo site de vcs na época de que não seria necessário tb fazer um novo passaporte pra ele, até pq nosso retorno da viagem será dia 28 de outubro. Aí me surgiu uma dúvida cruel, vou viajar pela COPA, logo teremos conexão no Panamá. No Panamá eh exigido passaporte com pelo menos 3 meses. Já liguei na copa e me informaram que não tinha problema, mas após fazer aquelas pesquisas pelo Google li relatos de pessoas que já ligaram na copa e disseram q mesmo sendo conexão no Panamá era necessário o passaporte com validade de no mínimo 3 meses. Isso me deixou sem sono, pois a viagem está próxima e não queria ficar com esse receio de dar errado. Gostaria de saber se alguém tem alguma informação concreta/oficial sobre essa conexão no Panamá e a questão do passaporte. Mt obrigado

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Renato.
      No meu entendimento a validade do seu passaporte só interessa ao país no qual você fará imigração (EUA). Sendo o Panamá apenas um local de conexão (você não sairá do aeroporto), essa exigência de validade mínima de 3 meses não existe. Ao chegar no Panamá, você sairá do voo já na área de conexão internacional e passará apenas pela segurança na entrada do seu voo para os EUA.
      Há sim um local oficial para fazer essa consulta, no próprio site da Copa: https://www.copaair.com/pt/web/co/requisitos-de-imigracao. É só preencher origem, destino, ponto de trânsito 1 (no caso, o Panamá), nacionalidade, país de residência e tipo de documento (passaporte normal) e clicar em “Ver requisitos”. O resultado da consulta estará em inglês. Resumindo:
      Para os EUA -> Validade do passaporte: passaportes brasileiros devem ser válidos pelo período de permanência nos EUA e precisa de visto (claro!).
      Para o Panamá -> Não fala nada sobre validade do passaporte (provavelmente porque não importa) e fala sobre visto, que não é necessário para quem estivar apenas em trânsito.
      Juntando tudo isso ao fato de que a própria Copa lhe informou que não precisa ter essa validade de 3 meses, eu não me preocuparia.
      Bjs,
      Fernanda

  56. Olá, eu viajarei para Orlando no dia 13/10/16 e retornarei dia 28/10, mas meu passaporte é valido até 04/04/17. Gostaria de saber se terei algum problema para embarcar?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Vanessa. Tudo bem?
      Você não terá problemas. Devido ao acordo Six Month Club, os passaportes brasileiros só precisam estar válidos durante o período de permanência nos EUA, nenhuma validade extra é exigida.
      Bjs,
      Fernanda

  57. Olá, bom dia !
    Vou viajar para Califórnia do dia 13/09 até 29/09, meu passaporte vence dia 01 de outubro. Tenho que me preocupar com algo????
    Atenciosamente
    Aldo

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Aldo. Tudo bem?
      O acordo Six Month Club permite que você viaje para os EUA com um passaporte brasileiro próximo de vencer, desde que o retorno ao Brasil ocorra antes do vencimento do documento, que é o seu caso, apesar de ser no limite.
      É quase certo que pela sua data de retorno ser tão próxima da validade do passaporte, você seja alertado tanto no check-in na cia aérea quanto pelo oficial da imigração. Não podem te barrar, pois você estará dentro da regra, mas deixarão bem claro que você não poderá ficar nos EUA nem 1 dia além da validade do seu passaporte. Portanto, você só terá problemas se houver alguma alteração no seu voo de volta e ele passe para uma data além do vencimento do seu passaporte.
      Bjs,
      Fernanda

  58. leonardo vasconcelos em

    Muito bom o post. O passaporte da minha filha tem validade de 1 ano pois ela é um bebê, viajaremos em 14 janeiro de 2017 e ele vence em 24 maio de 2017 não tem nenhum problema não é? Teria risco desse Six Month Club ser cancelado?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Leonardo. Que bom que gostou do post!
      Se sua viagem é para os EUA não tem problema, pois o país realmente não exige nenhuma validade extra aos passaportes brasileiros. A única condição é que o retorno ao Brasil ocorra antes do vencimento do passaporte.
      Não há indícios de que o Brasil sairá do acordo Six Month Club. Inclusive, a lista de países participantes foi atualizada bem recentemente, em junho de 2016 e o Brasil continua lá.
      Bjs,
      Fernanda

  59. Leonardo em

    Oi Fernanda tudo bem?
    Estou indo para New York dia 4/10 e gostaria de ficar 4 dias em Montreal no Canada, sabe me informar se para entrar no Canada o passaporte tem ter prazo de validade maior que 6 meses? o meu expira em 1711/16 , 10 dias antes de eu voltar para o Brasil, obrigado

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Leonardo. Tudo bem e você?
      Sobre o Canadá eu não sei como funciona, pois não encontro essa informação no site oficial. Já me perguntaram isso antes, mas até agora eu não consegui chegar a uma conclusão. 🙁
      Agora, seu passaporte expira 10 dias antes do seu retorno ao Brasil? Nesse caso, você não conseguirá nem entrar nos EUA. Os EUA não exigem que passaportes brasileiros tenham nenhuma validade mínima, mas você deve retornar ao Brasil antes do vencimento do documento.
      Se for isso mesmo, corre pra tirar outro passaporte.
      Bjs,
      Fernanda

  60. Bruna Lacativa em

    Boa tarde
    Eu e meu marido vamos viajar no dia 02/10 e voltamos no dia 13/10 o passaporte dele vence em O meu vence 08/04/17 e o meu em 09/05/17 posso ir tranquila ou devo renovar antes?
    Aguardo obrigada

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Bruna.
      Para viajar para os EUA passaportes brasileiros só precisam estar válidos durante o período de permanência no país, não sendo necessária nenhuma validade extra. O mesmo vale para o visto americano. Portanto, se sua viagem é para os EUA, não é necessário renovar seus passaporte, já que eles estarão válidos durante o período de viagem informado.
      Bjs,
      Fernanda

  61. Nathalie Barbosa em

    Olá!
    Estava com muitas dúvidas e seu texto esclareceu muita coisa. Obrigada!
    Porém, gostaria de ir para Porto Rico e meu passaporte não terá a validade de 6 meses. Sabe se lá segue as mesmas regras dos EUA?
    Obrigada!!

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Nathalie. Fico feliz em saber que curtiu o post! 🙂
      Já havia recebido essa pergunta antes, mas até hoje não encontrei essa informação de forma clara em nenhum site oficial.
      Ao meu ver, como Porto Rico pertence aos EUA, vale a mesma regra quanto a validade do passaporte para entrar nos EUA, ou seja, passaportes brasileiros só precisam estar válidos durante o período de permanência desejado no país. Porém, como não achei nenhum documento oficial com essa informação, recomendo que você entre em contato com a Embaixada dos Estados Unidos pelo e-mail brasiliavisa@state.gov, para se certificar.
      Bjs,
      Fernanda.

  62. Mariana em

    Fernanda bom dia. Vou viajar dia 31/8/16 e volto dia 09/09/16… O passaporte da minha filha vence em abril17… Portanto tenho aí uns sete meses de validade do passaporte! Posso embarcar tranquila né? Ontem quando vi que vencia é que teria apenas 30 dias antes dos tais seis meses fiquei em pânico pois como viajo quarta que vem não daria tempo de tirar outro passaporte!!!! Com seu post fiquei mais tranquila mais mesmo assim preferi te passar esta mensagem!!!!! Posso embarcar tranquila né? Os vistos estão válidos até 2020!!!!! Bjs

    • Fernanda Knopp em

      Pode ir tranquila sim, Mariana.
      Para viajar para os EUA não é exigida nenhuma validade extra aos passaportes brasileiros. A única exigência é que os passaportes estejam válidos durante todo o período de permanência nos EUA. Você não terá problema algum.
      Bjs,
      Fernanda

  63. Fernando em

    Boa tarde,

    Pretendo ir com o meu pai para NY em 17/10/16 e retornar dia 25/10/16.
    O passaporte dele vence em 8/1/17 e ele ainda não possui o visto americano.

    Li sobre o Six Month Club, porém para mim não ficou claro se esta regra também vale para agendamento de visto ou somente para ingresso nos EUA de quem já possui o visto.

    Ou seja, posso agendar a entrevista do visto com um passaporte com validade de 4/5 meses?

    Obrigado.

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Fernando.
      Pode sim, e a explicação está na página de perguntas frequentes do site oficial de emissão de vistos: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/faqs#passport_validity_length.
      “Por quanto tempo meu passaporte deve ser válido para que eu possa solicitar um visto para os E.U.A?
      O passaporte deve ser válido por ao menos 6 meses além do período de estadia desejado do solicitante nos Estados Unidos a não ser que acordos específicos do país forneçam exceções. Consulte https://fam.state.gov/searchapps/viewer?format=html&query=passport%20agreements&links=PASSPORT,AGREEMENT&url=/FAM/09FAM/09FAM040309.html#M403_9_3_B_2 para as exceções.”
      Entrando no link para ver essas exceções, você verá que é exatamente a mesma regra do Six Month Club e que há a mesma lista de países participantes do acordo. Na alínea b está escrito: “Como passaportes emitidos pelos países listados na alínea f abaixo cumprem os requisitos do INA 212 (a)(7)(B)(i)(I) até a data indicada para a expiração, o agente consular pode emitir um visto a qualquer momento antes dessa data.” Ou seja, o agente consular pode emitir um visto até o vencimento do passaporte.
      Então, assim como para viajar para os EUA não é exigida nenhuma validade mínima aos passaportes brasileiros (desde que retornemos ao Brasil antes de sua expiração) também podemos solicitar a emissão de um visto em um passaporte com menos de 6 meses. O que o Consulado/Embaixada vai verificar é se o período de viagem pretendido (que seu pai deverá informar no formulário de solicitação do visto) é anterior à data de expiração do passaporte, pois, caso contrário, não faria sentido emitir um visto nesse passaporte. No caso de vocês, está tudo certo.
      Bjs,
      Fernanda

      • Wesley Santos em

        Olá Fernanda, Bom dia!!!

        No final do ano viajarei com minha família para o Canadá! A minha dúvida é de que meu passaporte expira em FEV/17 e o período da nossa viagem será de 18/12 a 08/01/17.

        Há algum problema em relação a vigência do passaporte?

        • Fernanda Knopp em

          Oi, Wesley. Canadá não é minha especialidade… 🙁
          No site oficial do país há apenas a informação que visitantes internacionais devem portar passaportes (e visto/eTA) válidos, mas não há nenhuma informação sobre exigência de validade mínima. Por isso, recomendo que você entre em contato pelos telefones ou emails a seguir:
          Embaixada em Brasília: (61) 3424-5400 / brsla@international.gc.ca
          Consulado São Paulo: (11) 5509-4343 / spalo@international.gc.ca
          Consulado Rio de Janeiro: (21) 2543-3004 / rio@international.gc.ca
          Bjs,
          Fernanda

  64. Fabiana em

    Olá. Me chamo Fabiana e vamos viajar em Set16 porém o passaporte do meu filho vence em fev/17… liguei no consulado e eles informaram que o passaporte deverá sim está valido acima de 6 meses…. contudo a receita federal está com problema para emissão de passaportes e com isso o passaporte do meu filho não ficaria pronto antes da viagem. Você teria essa informação pelo site https://travel.state.gov?

    Dá uma olhadinha tb na informação dos EUA (https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/faqs#passport_validity_length)… e
    (https://fam.state.gov/searchapps/viewer?format=html&query=passport%20agreements&links=PASSPORT,AGREEMENT&url=/FAM/09FAM/09FAM040309.html#M403_9_3_B_2)
    Eu não entendo muito bem o inglês e confesso ter dificuldades em entender se a orientação do link acima é a mesma do link com os países que vc nos mostrou (alias tem ajudado muita gente… parabéns).

    Obrigada e agradeço sua ajuda.

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Fabiana. Tudo bem?
      Infelizmente, alguns atendentes de cias aéreas e agências de viagem dizem que o passaporte precisa ter 6 meses para viajar para os EUA por falta de treinamento, para se isentar ou por preguiça de perguntar a nacionalidade do passaporte da pessoa, pois passaportes brasileiros (e de outras 125 nacionalidades) só precisam estar válidos durante o período de estadia nos EUA. Agora, essa informação errada vindo do Consulado me surpreendeu! Entendo totalmente sua preocupação, porque se o Consulado diz que tem que ter 6 meses, você vai achar que tem que ter 6 meses. rs
      Nessas horas precisamos consultar quem “manda nesse assunto”, que é a U.S. Customs and Border Protection (Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA). O Consulado/Embaixada dos EUA emite seu visto, mas quem deixa ou não você entrar no país é a CBP, então é no sites deles que está a informação que você precisa. Lá está a lista de países cujos passaportes estão isentos da regra dos 6 meses de validade (link que está no post), que são os integrantes do acordo Six Month Club. O texto que consta nesse documento é bem claro: “Os visitantes que viajam para os Estados Unidos são obrigados a estar de posse de passaportes que são válidos por seis meses para além do período de sua estada nos Estados Unidos. Os cidadãos dos países listados abaixo são isentos da regra de 6 meses e só precisam ter um passaporte válido para o período da estada”. Abaixo vem a lista de países (mesma que tem nesse link para o site fam.state.gov que você colocou aqui), que inclui o Brasil.
      No site travel.state.gov você não encontrará essa informação, pois ele é voltado para cidadãos americanos e para informações sobre visto. O link para o site ais.usvisa-info.com fala da validade do passaporte para emissão de visto (também não precisa ter 6 meses e isso está explicado no site fam.state.gov).
      Espero que tenha ficado claro. Eu escrevo muito e acabo me enrolando. rs Se ficou mais alguma dúvida pode mandar.
      Bjs,
      Fernanda

  65. Hodson Neto em

    Ola! Excelente post. Minha viagem para os EUA será de 24/09 a 18/10. Meu passaporte tem validade até dia 17/02/2017. Não terei problemas para entrar nos EUA, certo? Já que termos o acordo SIX-MONTH CLUB. Preciso levar algo para comprovar?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Hodson. Fico feliz em saber que curtiu o post! 😀
      Não terá problemas! O Six Month Club garante que passaportes brasileiros só precisam estar válidos durante todo o período da viagem, não sendo necessária nenhuma validade “extra”. O mesmo vale para o visto.
      Você não precisa levar nada, já que esta regra já é bem conhecida pelas cias aéreas e oficiais da imigração americana. Agora, mesmo sabendo disso, algumas pessoas preferem imprimir e levar a página com a lista de países participantes do Six Month Club. Como falei, não é necessário, mas se isso fará você se sentir mais seguro, leve essa página impressa com você. Neste post tem o link para a lista oficial atualizada.
      Bjs,
      Fernanda

  66. João Camargos em

    Fernanda só pra complementar o comentário anterior, irei embarcar dia 05/09/16 e retornarei dia 29/09/16.
    Obrigado.

  67. João Camargos em

    Olá Fernanda parabéns, minha duvida também era quanto a validade do passaporte para Embarcar/entrar no Estados Unidos. O meu irá vencer em Novembro/16, e irei para Nova Iorque agora em Setembro/16, já vi pelo seus esclarecimentos que não terei problema tanto para fazer check in, quanto para entrar nos Estados Unidos, mesmo assim por segurança usando o link que vc postou, fiz download do “Six Month Club” e irei imprimir para colocar junto com outros documentos que irei levar. É isto mesmo? Posso viajar tranquilo?
    Abraços.

    • Fernanda Knopp em

      Pode viajar tranquilo sim, João. 🙂
      Devido ao acordo Six Month Club os passaportes brasileiros realmente só precisam estar válidos durante o período de permanência nos EUA. Nenhuma validade “extra” será exigida. O mesmo vale para o visto americano.
      Bjs,
      Fernanda

    • REGINALDO COSTA FARIA em

      Fiz o mesmo. Vou viajar dia 24.08.2016 e imprimi o link como forma de proteção para pessoas mal informadas

  68. Ola boa tarde! Vou viajar para Europa e Eua com minha filha que é bebe e o passaporte possui apenas validade de 1 ano. Se o passaporte estiver para vencer em 2 meses eu preciso tirar outro para ir pra França por exemplo?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Natalia. Para viajar para os EUA não precisaria renovar, pois passaportes brasileiros só precisam estar válidos durante todo o período de permanência no país.
      Já para a Europa é preciso analisar o caso de cada país. Sei que para entrar na França (e outros países signatários do Tratado de Schengen) exige-se no mínimo 3 meses de validade contados a partir da data que vai sair do país. Nesse caso, vai precisar renovar sim. Há países europeus que exigem validade ainda maior, portanto, verifique a exigência de cada país que vai visitar.
      Bjs,
      Fernanda

  69. Bom dia! Muito bom o posto, parabens! Meu marido vai renovar o visto dele marcado para amanha e fizenos todo o processo o passaportr atual, que expira em Jan/17, ou seja, já esta com Menos de 6 meses. Sabe dizer qse mesmo na renovacao esta validade menor de 6 meses esta ok? Obrigada

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Carol. Que bom que gostou do post!
      Em geral, não tem problema renovar o visto em um passaporte com menos de 6 meses de validade. Se o período de viagem pretendida que ele informou no formulário DS-160 for anterior à data de validade do passaporte está tudo ok, se for posterior, dá uma olhadinha na resposta que dei na pergunta abaixo.
      Bjs,
      Fernanda

  70. Daniela Lopes em

    Olá Fernanda bom dia!
    A minha dúvida é a seguinte, vamos viajar no período de 10 a 23 de dezembro de 2016, o passaporte da minha prima vence em 30 de novembro de 2016 e ela já deu entrada no processo de renovação, porém ainda não pagou a taxa e também já deu entrada no visto com esse passaporte que estará vencido na data da viagem! Será que ela conseguirá o visto nesse passaporte mostrando que o processo de renovação do mesmo já está a caminho? Pois o número do passaporte muda e essa é minha dúvida!
    Obrigada desde já por sua atenção!
    Daniela

    • Fernanda Knopp em

      Bom dia, Daniela.
      Imagino que ao preencher o formulário do visto, ela informou a data da viagem real de vocês e, por isso, eles podem sim questionar o motivo de ela estar fazendo a solicitação com este documento, se não será com esse passaporte que ela vai viajar e exigir que ela apresente um novo. Digo isso, porque na área de dúvidas frequentes, quanto a validade necessária do passaporte para emissão do visto, eles afirmam que o documento precisa ser válido por todo o período pretendido de viagem.
      Esta é a regra, agora, se eles levam isso ao pé da letra eu realmente não sei… O ideal é ela entrar em contato com a Central de Atendimento especial para solicitantes de visto e confirmar. Veja aqui os telefones: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/contact_us
      De qualquer forma, mesmo que eles exijam/recomendem que ela leve um novo passaporte, fique tranquila que ela não precisará começar o processo do visto todo novamente e nem isso a prejudicará no sentido de ter o visto negado. Ela só precisará apresentar o novo documento junto com o antigo e, no máximo, precisará adiar o comparecimento ao CASV e Embaixada/Consulado dependendo de quando o novo passaporte ficará pronto e das datas já agendadas de comparecimento a estes locais. Veja aqui: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/faqs#passport_replacement
      De uma forma ou de outra ela não terá problemas, basta seguir as orientações da Central de Atendimento.
      Bjs,
      Fernanda

  71. Boa tarde, o blog esta de parabéns; Só quero esclarecer uma dúvida: Após o visto ser liberado, quanto tempo tenho para viajar? pois quero dar entrada logo, mas não tenho uma data pré definida para viajar.

    • Fernanda Knopp em

      Boa tarde, Anderson. Que bom que gostou do blog! Obrigada a você pela visita e pela mensagem. 😀
      Não tem problema algum solicitar o visto de turismo sem ter uma data de viagem definida e, quando tiver ele em mãos, poderá viajar para os EUA quando quiser até o término de sua validade. Em geral, o visto de turismo para os EUA vale por 10 anos e serve para múltiplas entradas no país.
      Quando você for solicitar o visto, deverá informar no formulário a data em que pretende viajar, mas pode ser somente uma estimativa. Coloca mais ou menos quando acha que poderá ir, mas nada impede que você mude de planos e só viaje, sei lá, 2 anos após a emissão do seu visto. Isso não importa…
      Eu tenho um post que esclarece muitas questões sobre a emissão de visto americano. Depois, vou até incluir essa sua dúvida, que é super comum. Se quiser conferir: orlandeando.com/duvidas-sobre-visto-para-os-eua/
      Bjs,
      Fernanda

  72. Olá,
    Primeiramente, gostaria de agradecer a quem comandando o site pelos cuidados com as informações prestadas.
    Eu cheguei aqui, porque estava desesperada pra saber sobre a validade do passaporte, pois o meu vence agora em dezembro e eu viajaria no final de julho. Quando comprei as minhas passagens eu não sabia nada sobre validade de passaportes – é a primeira vez que viajo- então, imagine a situação: uma pessoa que sofre de ansiedade sendo avisada que não vai poder viajar, ou será barrada na tão temida imigração americana.
    Depois que li aqui, fiquei mais tranquila, mas aquela dúvida e instabilidade que uma pessoa que sofre de ansiedade tem, não me deixava dormir direito, então todos os dias eu vinha aqui e lia os comentários e me acalmava.
    Nesse momento eu estou aqui nos EUA, e foi super tranquilo. A imigração não é esse bicho que as pessoas pintam para nós. O policial só perguntou quantos dias ficaria, minha profissão e foi extremamente gentil.
    Realmente espero que essa mensagem possa ajudar quem está preocupado em relação a validade do passaporte. Pode vir tranquilo, porque dá certo. E mais uma vez, agradeço ao site por se preocupar em fazer um post tão explicativo. Obrigada! Vocês não sabem o bem que fizeram pra mim! Tudo de bom!

    • Fernanda Knopp em

      Rachel, eu que te agradeço por voltar aqui e deixar seu relato. <3
      Fico feliz demais em saber que o post foi útil pra você e que ajudou a te tranquilizar. Cá entre nós, de uma pessoa que sofre de ansiedade para outra, sei bem como uma simples dúvida literalmente tira nosso sono e como encontrar a resposta de forma clara pode representar um grande alívio! É por isso que tento escrever posts sempre muito detalhados para esgotar todas as dúvidas e passar segurança aos leitores.
      Um feedback como o seu, além de ser muito importante pra mim, representa uma grande ajuda para muitas pessoas que estão se sentindo inseguras com essas questões de passaporte e imigração. Então, muito obrigada pelo seu carinho e aproveite muuuuuito sua viagem!
      Bjs,
      Fernanda

  73. Olá Boa tarde.
    Tenho um passaporte válido (até julho 2017) e acabei de tirar visto americano nele. Viajarei aos EUA em outubro ou novembro deste ano (2016), logo meu atual passaporte estará com a validade OK. No entanto estou querendo viajar para Europa em Janeiro/17 (sendo necessário ter 6 meses de validade, alguns casos como Irlanda 1 ano) por isso já quero tirar meu passaporte agora e deixar tudo ok, antes de viajar aos EUA, considerando que o prazo para entrega do novo está bem acima do normal. Agendei visita na PF para 24/08 e pagarei a taxa de entrega express, para garantir que eu possa viajar aos EUA já com meu novo passaporte (visto que no pedido deste novo irão carimbar meu atual – onde está o visto – como cancelado). Posso ter algum tipo de problema na entrada nos EUA? Pelo fato de ter o visto em um passaporte que vence somente em Jul/17 (que já estará cancelado na vdd) e um novo passaporte emitido agora recentemente?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Alan.
      Não há motivos para isso te causar problemas. Você estará com passaporte e visto válidos durante seu período de permanência nos EUA e é isso que importa para a imigração dos EUA. Se o oficial te questionar sobre isso (embora eu não veja nenhuma razão para isso acontecer, já que você pode fazer um novo passaporte quando bem entender), basta explicar a situação, que é bem comum por sinal. Quem vai pra Europa costuma precisar renovar o passaporte bem antes de ele vencer, devido às suas exigências de validade mínima.
      Na imigração dos EUA, os oficiais estão acostumados com pessoas viajando com 2 passaportes, um válido e o outro vencido (ou cancelado) com o visto válido. O fato de estar com um passaporte recentemente emitido também não é problema, pois ele é válido para viajar desde sua data emissão.
      Fique tranquilo!
      Bjs,
      Fernanda

      • Olá Fernanda, boa noite.

        Muito obrigado pelo retorno. Reforço o agradecimento da Rachel, assim como lhe parabenizo pelo trabalho aqui. Já viajei para Europa mas pros EUA será a primeira vez e vendo diversos relatos pela internet, a respeito da imigração, as opiniões ficam divididas.
        Estou mais tranquilo.
        Obrigado

        • Fernanda Knopp em

          Que bom, Alan! Fico feliz em ter ajudado.
          Obrigada pela sua mensagem e curta bastante sua viagem!
          Bjs,
          Fernanda

  74. Alexandre Wilson Castelo Branco em

    Olá
    Tenho um passaporte com visto americano.
    Se eu obtiver novo passaporte, perco o visto?
    O passaporte antigo com o visto americano ainda fica válido?
    Abraço
    Alexandre

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Alexandre. Tudo bem?
      Não, você não perde seu visto americano ao emitir um novo passaporte. Seu visto é válido até a data de sua expiração, independente da validade do passaporte no qual foi emitido. Quando tirar seu novo passaporte, o anterior será inutilizado, mas o visto não. Aí deverá viajar para aos Estados Unidos levando os 2 passaportes, ou seja, o antigo, onde está seu visto ainda válido e o novo passaporte.
      Bjs,
      Fernanda.

  75. Estou programando viajar agora em agosto/16. Será uma viagem rápida de apenas 4 dias. A validade do meu visto é até 2022, mas meu passaporte só é válido até setembro/16. Pelo visto está tudo ok. Em relação a data de validade do passaporte será que teria algum problema?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Ana.
      Devido ao acordo Six Month Club não tem nenhum problema viajar para os EUA com um passaporte brasileiro próximo de vencer, desde que o retorno ao Brasil seja antes do seu vencimento.
      Bjs,
      Fernanda

  76. Roberta em

    Oi Fernanda
    Eu e minha irmã viajaremos dia 16/08/16 para Nova York, meu passaporte tem validade ate 16/11/16, ou seja 4 meses, será que vou ter problemas com o passaporte, conseguimos uma boa oferta e vamos viajar mas como a Policia Federal estão demorando para renovar os passaportes, resolvi ir com ele mesmo, será que vou ter problema?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Roberta.
      Você não terá nenhum problema, desde que sua data de retorno ao Brasil seja antes do vencimento do seu passaporte. Realmente, nesse momento, é arriscado fazer um novo documento, mas fique tranquila porque o acordo Six Month Club está vigente e com ele nenhuma validade extra será exigida ao seu passaporte para viagens aos EUA.
      Bjs,
      Fernanda

  77. Amanda Barros em

    Fernanda, boa noite. Vc viajou com o passaporte perto de vencer pela American Airlines?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Amanda. Viajei para os EUA com o passaporte próximo a vencer pela Copa, United e TAM sem problema algum, mas acredito que com a American também não seria diferente. O Six Month Club é uma norma da imigração dos Estados Unidos, eles é que tem que saber quem pode ou não entrar no país. As cias aéreas não podem criar suas próprias regras nesse sentido, entende? Se impedissem alguém de embarcar para os EUA por estar com um passaporte com menos de 6 meses estariam cometendo um erro absurdo. Eu não acho que isso ainda aconteça.
      Bjs,
      Fernanda

  78. Farei uma viagem ao Canadá em agosto de 2016 e precisarei de visto americano e canadense? ). Há exigência de passaporte com seis meses de validade p o visto ao Canadá?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Lilian.
      Se a caminho do Canadá seu voo faz conexão nos EUA, você precisará sim de visto para ambos os países.
      Não sabia nada do Canadá até outro dia, mas por coincidência estou para tirar meu visto e, por isso, andei pesquisando um pouco. O site oficial do Canadá em português não tem muitas informações diretas, mas pelo que entendi, você até pode pedir o visto canadense num passaporte com menos de 6 meses, mas não vale a pena, pois ele vencerá junto com seu passaporte, quer dizer, 1 mês antes do passaporte expirar. É diferente do visto para os EUA que tem sua validade independente da validade do passaporte. Entre em contato com a Embaixada para se certificar.
      O certo seria fazer um novo passaporte e depois dar entrada no visto canadense, para ele valer o máximo possível, o problema é que sua viagem está bem próxima, né e a emissão de passaportes está atrasando demais… Parece que a emissão de visto canadense também não está sendo muito rápida, então não perca tempo!
      Bjs,
      Fernanda

  79. Ana Monteiro em

    Boa noite Fernanda, meu passaporte vance dia 17 d e janeiro de 2017 e viajo dia 08 de agosto de 2016… ou seja, faltam apenas 5 meses pra vencer…é para a Europa….será que consigo entrar com 5 meses? O

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Ana. Tudo bem?
      Infelizmente sobre a Europa eu sei bem pouco, meu foco é mesmo os Estados Unidos.
      O que eu sei, é que para viajar para a Europa a validade exigida para o passaporte depende para qual país você vai.
      Para entrar nos países signatários do Tratado de Schengen, é exigida validade mínima de 3 meses contados a partir da data que retornará ao Brasil. Se sua viagem for para algum país europeu que não faça parte do Tratado, você terá que ver qual é sua regra específica.
      Como as informações que tem na internet sobre validade do passaporte para viajar para os países da Europa são muito inconsistentes, recomendo que você entre em contato com a Embaixada/Consulado do seu país de destino para que não haja dúvidas.
      Desculpe não poder ajudar muito no seu caso. 🙁
      Bjs,
      Fernanda

  80. Cara Fernanda ,agradeco pelas informacoes que foram colocadas com muita clareza. Gostaria de lhe perguntar se pessoas que tem passaporte de paises pertencentes ao waiver program que isenta de visto, necessitam informar o site do ESTA a cada vez que for para os eua. A validade e’ de dois anos,mas nao sei se dentro deste periodo de 2 anos se vc for mais de uma vez para os eua se voce deve informar previamente a viagem ou pedir nova aitorizacao. Agradecido,paulo.

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Paulo. Que bom que gostou do post!
      Não conheço muito as regras, mas fui na área de perguntas frequentes do site da U.S. Customs and Border Protection https://www.cbp.gov/travel/international-visitors/frequently-asked-questions-about-visa-waiver-program-vwp-and-electronic-system-travel e vi que:
      O ESTA geralmente vale por um período de 2 anos ou até que o passaporte expire (o que ocorrer primeiro), e permite múltiplas visitas aos Estados Unidos dentro desse período, sem ter que solicitar outra autorização ESTA. Só é necessária nova autorização durante esse período se: emitir um novo passaporte, mudar de nome, mudar de gênero, mudar o país de cidadania ou se as circunstâncias das respostas dadas às perguntas do formulário ESTA que exigiam “sim” ou “não” como resposta mudaram.
      Então, parece que se nada mudou e seu ESTA e passaporte estão válidos, você não precisa fazer mais nada. Você também pode entrar em contato com a Embaixada dos EUA, caso ainda esteja na dúvida.
      Ah, me chamou a atenção uma informação contida no mesmo site, que diz que a partir de 1º de abril deste ano os ESTA emitidos para passaportes sem chip foram cancelados. Neste caso, é necessário tirar um novo passaporte, já com chip, e requerer novamente o ESTA. Se o seu passaporte contém chip, tá tudo certo, valem as regras acima.
      Bjs,
      Fernanda

  81. Andréa em

    Olá Fernanda, será que essa regra ainda está valendo para esse ano, 2016? Pretendo ir em Setembro para os EUA e meu passaporte vende em janeiro de 2017! Att.

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Andréa!
      Não há nenhum indício de que o Brasil vá sair do acordo Six Month Club, do qual já faz parte há muito tempo. Se um dia isso vier a acontecer com certeza será amplamente divulgado para que ninguém seja prejudicado.
      Com a data de viagem/vencimento do passaporte que informou você não terá nenhum problema para viajar para os EUA, mas caso esteja insegura, nada impede que você providencie um novo passaporte, já que ainda tem bastante tempo até sua viagem.
      Se optar por fazer um novo, apenas observe como está o prazo de emissão na sua cidade, pois parece que em alguns lugares a PF está demorando até mais de 2 meses para entregar o passaporte.
      Bjs,
      Fernanda.

  82. Fernanda em

    Olá!
    Viajarei para Porto Rico em agosto/16 e meu passaporte vence em janeiro/17.
    Esse acordo dos seis meses vale para lá também?
    Farei conexão no Panamá, será que posso ter problemas com a validade do passaporte?
    Obrigada

    Fernanda

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Fernanda!
      Nunca tinha parado pra pensar nisso e também não encontrei nenhum site onde isto esteja escrito com todas as letras pra te passar, mas como Porto Rico pertence aos EUA, ao meu ver, a regra do Six Month Club vale sim. Acredito que sejam aplicadas exatamente as mesmas regras para entrada de brasileiros nos EUA: ter visto para os Estados Unidos e passaporte brasileiro válido por todo o período de permanência no país, não sendo necessária nenhuma validade extra para ambos.
      Se quer ter uma resposta oficial, recomendo que entre em contato com a Embaixada dos Estados Unidos pelo e-mail brasiliavisa@state.gov ou telefone (61) 3312-7001.
      Bjs,
      Fernanda.

  83. Mariana em

    Oi Fernanda!

    No site da alfandega não é possível visualizar a lista dos países que voce mencionou. O Brasil ainda faz parte do acordo?
    Vou para os EUA em Outubro e meu passaporte vence em Fev/2017 estou com muito medo de ser barrada por isso.

    Bjs!

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Mariana. Tudo bem?
      Você tentou visualizar a lista dos países pelo link que coloquei no post? Pra mim está abrindo normalmente. Veja aqui: http://www.cbp.gov/sites/default/files/documents/Six%20Month%20Club%20Update_0.pdf
      O Brasil ainda faz parte do Six Month Club, então você pode sim viajar para os EUA em outubro/2016 com seu passaporte vencendo em fevereiro/2017, já que estamos isentos da regra dos 6 meses e só precisamos que nossos passaportes brasileiros estejam válidos durante todo o período de estadia nos EUA.
      Sei que dá um medinho, mas realmente não há problema. Eu mesma viajei para os EUA com meu passaporte com menos de 6 meses pra vencer no ano passado e não fui questionada quanto a isso em nenhum momento.
      Agora, se está muito insegura você pode fazer outro passaporte, já que ainda tem bastante tempo pra sua viagem.
      Bjs,
      Fernanda.

  84. Oi! Meu passaporte vence abril/17 dei entrada para tirar o visto americano agora em junho/16, preenchi o formulário, paguei a taxa. No formulário coloquei que pretendo viajar em novembro/16 é possível que neguem o visto por este motivo? Pelo passaporte estar perto de vencer e a viagem estar dentro dos 6 meses finais? A entrevista será em Julho/16.

    • Fernanda Knopp em

      A data de vencimento do seu passaporte não terá influência sobre a decisão de conceder seu visto, já que não é exigido que o passaporte tenha uma validade mínima para solicita-lo. O que eles irão observar é se o período de viagem pretendido será antes do vencimento do seu passaporte. Aqui vale a mesma regra do Six Month Club: da mesma forma que podemos viajar para os EUA com um passaporte brasileiro com menos de 6 meses de validade (desde que voltemos ao Brasil antes de seu vencimento), também podemos emitir um visto neste passaporte.
      Bjs,
      Fernanda.

  85. Fabiana Oliveira em

    Ola, so para confirmar… o passaporte do meu bebe vence em agosto/17… pretendo viajar em fevereiro com retorno em março/17… então nao preciso renovar o pasasporte dele? esse acordo está valido?

  86. Olá fernanda, parabens pelo post!
    Eu estou desempregado atualmente e não tenho nada, na verdade so uma moto,mas quero fazer uma viagem para os EUA, eu preciso ter renda boa e alguma coisa valiosa tipo lote, casa, etc… para o consulado americano conceder meu visto ou esquece viagem?

    • Fernanda Knopp em

      Olha, eu já vi pessoas que trabalham como autônomas, sem comprovação de renda ou mesmo desempregadas que conseguiram o visto e outras com emprego de carteira assinada e imóvel próprio que foram ao consulado com certeza de que sairiam de lá com o visto e não conseguiram. Cada caso é um caso, todos os detalhes contam e, por isso, não há uma regra.
      O custo para tirar o visto é alto e o valor não é devolvido caso o seu seja negado, então avalie se é o momento certo.
      Se for tentar, preencha o formulário de solicitação apenas com informações verdadeiras e da forma mais certinha possível, pois preenche-lo de forma inconsistente ou incoerente pode contribuir para ter o visto negado, mesmo tendo renda e bens. Na entrevista, é muito importante ser direto nas respostas (não enrolar), falar com segurança, ir bem vestido (ridículo, mas é verdade) e levar todos os documentos que comprovem o que colocou no formulário.
      Tenha em mente que eles estarão avaliando principalmente 2 coisas: se você terá condições financeiras de se manter durante a viagem e se tem vínculos suficientes com o Brasil, já que a preocupação deles é evitar possíveis imigrantes ilegais.
      Te desejo boa sorte e muitas viagens pela frente!
      Bjs,
      Fernanda.

  87. Olá, obrigada pelo esclarecimento.
    Fiquei com uma dúvida: a regra é válida para bebês também? O passaporte deles é válido apenas por 1 ano. Neste caso, é possível ir para os EUA com menos de 6 meses de validade?
    Muito obrigada!

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Nicole.
      A regra vale para todos os portadores de passaportes brasileiros, incluindo bebês e menores de idade em geral, cujos passaportes possuem validades entre 1 e 5 anos, de acordo com a faixa etária. Portanto, bebês podem sim viajar para os Estados Unidos tendo um passaporte com menos de 6 meses de validade, desde que a data de retorno ao Brasil seja antes do vencimento do documento.
      Bjs,
      Fernanda.

  88. Luciana Figueiredo em

    Oi Fernanda,
    Meu passaporte vence em outubro/16 e pretendo viajar em setembro/16. Para o pedir o visto o passaporte tem ter seis meses de validade, ou posso tirar o visto com ele vencendo em outubro? Li na internet que para pedir o visto o passaporte tem ter pelo menos mais seis meses de validade.

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Luciana.
      Você pode sim solicitar a emissão do visto americano em um passaporte que tenha menos de 6 meses até seu vencimento. A orientação está contida na área de perguntas frequentes do site oficial de solicitação de vistos para os EUA. Veja: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/faqs#passport_validity_length.
      O que eles vão verificar é se o período da sua viagem (que você deverá informar no formulário de solicitação de visto) será antes do vencimento do seu passaporte. Aqui também vale a regra do Six Month Club, ou seja, assim como você pode viajar para os Estados Unidos com um passaporte com menos de 6 meses de validade, desde que retorno ao Brasil antes de seu vencimento, você também pode emitir um visto neste passaporte.
      Bjs,
      Fernanda.

  89. Marilda em

    Oi Fernanda, vou pra Orlando dia 14 de junho e volto no dia 20 de junho, vc diz que não preciso fazer outro passaporte, porém todas as agências que pergunto dizem que sim, acha que corro o risco de não embarcar, ou posso ter certeza que consigo?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Marilda. Então, o que eu informo aqui não é baseado no que eu acho, mas sim no acordo Six Month Club, que garante que para viajar para os Estados Unidos os passaportes brasileiros precisam estar válidos apenas por todo o período da viagem, não precisando ter nenhuma validade “extra”. Você não informou quando seu passaporte irá vencer, mas desde que seja após o dia 20 de junho, quando você deixará os Estados Unidos, dará tudo certo. O mesmo vale para o visto. Se você entrar no site da Embaixada dos Estados Unidos encontrará também essa informação de forma bem clara.
      Infelizmente, muitas agências de viagem desconhecem o acordo Six Month Club ou até mesmo preferem dizer que os passaportes precisam ter 6 meses por entenderem que dessa forma é mais seguro. Muita gente tem medo de viajar para os EUA com o passaporte com menos de 6 meses, mas é um medo sem fundamento, pois enquanto o acordo Six Month Club estiver em vigor (e não há indícios de que ele deixe de existir) não há o que temer.
      Veja o vídeo do canal do YouTube oficial da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil que eu incluí no post.
      Bjs,
      Fernanda.

  90. Tatiana Bergantin em

    Olá Fernanda
    Sobre o prazo de vencimento do passaporte menor do que 6 meses, alguma cia aérea pode impedir o embarque do passageiro?
    Muito obrigada!
    Tatiana

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Tatiana!
      Não podem, mas também acho muito difícil que isso aconteça hoje em dia, pois o acordo Six Month Club tem sido amplamente divulgado. Se já tentaram impedir alguém de embarcar, acredito que tenha sido há bastante tempo atrás, quando o acordo era recente e os funcionários das cias aéreas ainda se confundiam com a regra.
      Eu mesma, alguns parentes e amigos já viajamos para os EUA com passaportes próximos de vencer e nunca fomos questionados nem pelas cias aéreas, nem pela imigração.
      Sei que isso gera bastante insegurança, mas realmente não há problema. Desde que seu retorno ao Brasil seja antes do vencimento do seu passaporte (e visto para os EUA), tudo dará certo!
      Se ainda assim ficar preocupada, você pode entrar em contato com sua cia aérea e se certificar de que eles estejam cientes da existência do acordo Six Month Club firmado entre Brasil e EUA.
      Bjs,
      Fernanda.

  91. Dilvania da Silva Machado em

    Boa tarde, acabei de tirar meu passaporte, posso pedir o visto para os EUA, ou preciso esperar por 6 meses?

    • Fernanda Knopp em

      Boa tarde, Dilvania. Já pode pedir o visto sim, não precisa esperar nada.
      Bjs,
      Fernanda.

    • Janaina em

      Me falaram que meu novo passaporte, com menos de 6 meses não posso viajar e vou tirar esse mês e minha viagem é em outubro, dariam 5 meses, é verdade? :/

      • Fernanda Knopp em

        Janaina, você vai viajar para os Estados Unidos?
        Se for, seu passaporte pode ser usado para viajar a partir do momento que você recebe-lo, não precisa esperar que ele complete 6 meses desde sua expedição. Você só precisa ter também um visto válido. Caso seu visto esteja no seu passaporte anterior, leve o passaporte antigo com o visto válido e o passaporte novo, sempre que for para os EUA.
        Se vai para algum outro país, recomendo que verifique com a Embaixada do seu destino, mas acredito que nenhum lugar exija que os passaportes dos visitantes tenham pelo menos 6 meses desde sua expedição.
        Bjs,
        Fernanda.

  92. Renata Jarreta em

    Olá, preciso saber se essa isenção do passaporte ter que ter 6 meses citado acima, vale também para Cruzeiros no Estados Unidos, mas precisamente o Alasca.

    • Fernanda Knopp em

      Sim, a regra do Six Month Club vale para entrar nos EUA independente do meio de transporte utilizado. Agora, se seu cruzeiro for parar em outro país além dos EUA, é preciso verificar qual a regra deste em relação a validade do passaporte e necessidade de visto.
      As cias de cruzeiro costumam ser bem mal informadas sobre a validade necessária dos passaportes, eles saem dizendo que precisa de 6 meses sem critério algum. A fonte mais segura a ser consultada deve ser sempre a embaixada do país de destino.
      Bjs,
      Fernanda.

  93. Alesandra em

    Bom noite, gostaria de saber se tirar um novo passaporte ante do vencimento eles recolhem o antigo? Porque estou insegura , viajo em no começo de julho e os 6 meses vai cair bem em julho. Já li sobre o acordo, mas estava querendo me previnir.

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Alesandra.
      Então, eles não recolhem o passaporte antigo, mas o inutilizam quando você comparece a Polícia Federal para dar entrada no novo, por isso tem que solicitar com uma certa antecedência para receber o documento a tempo da viagem. Geralmente, o processo de emissão leva de 2 a 3 semanas.
      Como eu sempre falo, não há problema algum em viajar para os EUA com o passaporte com menos de 6 meses, mas se você se sente mais segura fazendo um novo, já dê entrada no seu.
      Bjs,
      Fernanda.

  94. Marco zogno em

    Fernanda tudo bem viajo dia 08/09/2016 volto dia 22/09 meu passaport venci em
    Fevereiro de 2017 tenho que renovar o passaport?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Marco! Tudo bem e você?
      O Six Month Club garante que os passaportes brasileiros (e dos mais de 100 outros países que fazem parte deste acordo) só precisam estar válidos durante o período pretendido de estadia nos EUA, sem necessidade de nenhuma validade “extra”, portanto, não precisa renovar.
      Bjs,
      Fernanda.

  95. Evelyn Taina Santos em

    Bom dia viajo pra Disney agora no fim do ano o dia 3/11 ao 11/11 .
    O visto só conta a apartir da data que eu embarco ?

  96. Olá!!! Depois de quase ter um mini ataque cardíaco ao verificar que meu passaporte tem validade até 26 de Julho de 2016… e viajo agora 22/03 à 08/04/2016 (promoção imperdível de passagens) e me falaram sobre isso de 6 meses de validade, quase morri! haha…Graças a sua explicação consegui dormir como um anjo de ontem pra hoje!!! Mil beijos e parabéns!

    • Fernanda Knopp em

      kkkkkk… que bom, Adriana!
      Agora é só curtir muito sua viagem.
      Bjs e obrigada! 🙂

    • Daniela Jabour Ribeiro em

      Adriana também quase morri do coração aqui.. meu passaporte vence dia 26 de junho de 2016 e viajo agora em marco! hahaha boa viagem pra gente!!

    • Getulio Schmitt em

      Olá Adriana. Estou com mesmo caso. E você conseguiu embarcar sem nenhum problema? Uma boa viagem!

  97. Oi Fernanda adorei seu post eliminou 90% das minhas duvidas, então só preciso de mais uma informação pretendo ir aos EUA em setembro eu ainda não tenho visto estou em fase de emissão, sendo que meu passaporte vence em março/2017 preciso emitir outro passaporte para dar entrada no meu visto? sendo que ele terá menos de 6 meses de validade em setembro/2016?
    bjs,

    • Fernanda Knopp em

      Que bom que gostou do post, Carla! 🙂
      Não precisa fazer outro documento, o visto pode ser emitido no seu passaporte atual mesmo.
      Bjs,
      Fernanda.

  98. ola querida, viajo para miami dia 22 de março e retorno no dia 27 de março , porem meu passaporte vence no dia 31 de março. Tu achas que eu vou ter problemas? nao sei se dará tempo de emitir um novo passaporte. me ajuda por favor

    • Fernanda Knopp em

      Luiza, pode viajar sem medo! O Six Month Club garante que os passaportes brasileiros só precisam estar válidos durante o período pretendido de estada nos EUA, sem necessidade de nenhuma validade “extra”. O mesmo vale para o visto. Sendo assim, mesmo voltando pouquíssimos dias antes do vencimento do seu passaporte, você não terá problemas.
      Bjs,
      Fernanda.

  99. Pedro Henrique em

    Olá Fernanda,

    Pretendo viajar para os EUA no mês de março mas meu passaporte também vence no mês de março deste ano. Seria março então o ultimo mês no qual posso utilizar meu passaporte ou em março ele não serviria mais?
    Excelente trabalho aqui no site!
    Obrigado,
    Pedro.

    • Fernanda Knopp em

      Olá, Pedro.
      Que bom que está curtindo o blog! 🙂
      Para viagens aos EUA os passaportes brasileiros podem ser utilizados até a data de vencimento. Sendo assim, você poderá viajar em março sem problemas, desde que retorne ao Brasil antes da data de vencimento do seu passaporte. O mesmo vale para o visto.
      Bjs,
      Fernanda.

  100. Oi Fernanda!
    Achei o site e as informações tão úteis e importantes que voltei pra dar um retorno!
    Apliquei para o visto (turismo) e não tive problema nenhum com o fato do meu passaporte ter validade menor que 10 anos!
    Obrigado pela ajuda!
    Beijo,

    • Fernanda Knopp em

      Olá, Luis.
      Fico feliz de saber que você está curtindo o blog e aproveitando as dicas. Obrigada pelo carinho! 🙂
      Bjs,
      Fernanda.

  101. marcia brito em

    Fernanda, estamos em fevereiro de 2016. Sobre validade do passaporte para entrada nos Estados Unidos, o passaporte da minha filha expira em 5 meses (julho 2016). E possível entrar com passaporte com validade de 4 ou 5 meses de antecedência ainda? O Brasil e parte do six month club nos Estados Unidos? No caso e minha filha de 7 anos que vai me acompanhar em uma viagem. Obrigada

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Marcia.
      Sim, o Brasil faz parte do Six Month Club e, por isso, é possível entrar nos EUA com o passaporte brasileiro com qualquer prazo de validade, desde que se retorne ao Brasil antes de seu vencimento. A exigência é que os passaportes brasileiros e vistos estejam válidos durante todo o período da viagem, nenhuma validade “extra” é necessária.
      Bjs,
      Fernanda.

  102. Gabriele em

    Fernanda, como funciona a questão do passaporte para trabalho? Como são os tramites legais?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Gabriele. Você se refere ao visto de trabalho? O passaporte é sempre o mesmo, independente do propósito da viagem, o que muda mesmo é o visto. Infelizmente não entendo nada sobre o procedimento para trabalhar nos EUA. 🙁
      Bjs,
      Fernanda.

    • Fernanda Knopp em

      Rafaela, você pode viajar sim, desde que retorne ao Brasil antes do vencimento de seu passaporte e tenha um visto válido para os EUA. Aos passaportes brasileiros não é exigida nenhuma validade “extra”, então apenas garanta que visto e passaporte estarão válidos durante seu período de permanência por lá.
      Bjs,
      Fernanda.

  103. ANDREIA em

    Oi Fernanda, seus comentários são muito esclarecedores! Entrei em panico quando soube que meu Passaporte vence em junho/2016 e viajo agora no final de fevereiro….na Polícia Federal não souberam me informar, no Consulado Americano…impossível falar. Resumindo: não há motivo pra panico, certo? Posso viajar tranquila em FEVEREIRO com meu passaporte a vencer em JUNHO?

    • Fernanda Knopp em

      Andreia, pode viajar tranquila sim! A única exigência é que seu visto e passaporte estejam válidos durante o período de sua estadia nos EUA, não precisa de nenhuma validade “extra”. Curta bastante sua viagem!
      Bjs,
      Fernanda.

  104. Oi Fernanda! Muito bom seu relato, obrigado! entendi que podemos entrar e sair dos EUA nesses prazos! Minha dúvida é um pouco diferente. Estou tirando visto para os EUA e meu passaporte vence em junho. Sabe se isso irá me desqualificar automaticamente de conseguir o visto? Já vi que depois do visto concedido não terei problemas, mas fiquei em dúvida se a validade do passaporte me trará problema na obtenção da permissão. Obrigado!

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Luis.
      Então, recentemente fiz uma pesquisa a respeito disso para responder à dúvida de outra leitora (veja minha resposta ao comentário da Débora, mais abaixo). Resumindo, assim como eles não exigem validade mínima do passaporte brasileiro para entrarmos nos EUA, também não exigem validade mínima do passaporte para emitirem o visto. O que vai acontecer é que quando você renovar seu passaporte deverá levar o passaporte vencido com o visto válido e o passaporte novo toda vez que for viajar para os Estados Unidos.
      Bjs,
      Fernanda.

  105. Cristian Nesi em

    Olá. Se agora um visto americano vale por 10 anos, isso quer dizer que eu posso ter inúmeras entradas no país? Eu posso ir e vir livremente e ficar o tempo que eu quiser lá? É preciso um procedimento específico antes de cada viagem? Como funciona isso? O que impede de uma pessoa com um visto valido por 10 anos de passar 10 anos dentro do país, por exemplo?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Cristian! Vamos por partes e se prepara para o textão! rs
      – Existem diversos tipos de vistos para os EUA, aqui estamos falando do de turismo que é um visto de não-imigrante, correto? Para quem quer morar, estudar etc há outros vistos.
      – Visto e tempo permitido de permanência nos EUA são coisas diferentes. Quase sempre a Embaixada dos EUA concede 10 anos de visto de turismo aos solicitantes (mas pode conceder por período inferior, se assim decidir), porém, isso não quer dizer que você pode ficar por 10 anos não! Ao chegar nos EUA sempre há uma entrevista na imigração onde o agente perguntará, entre outras coisas, o propósito da viagem e quanto tempo pretende permanecer no país, para checar se é compatível com o tipo de visto que possui. O agente da imigração tem autoridade para dar o período de permanência que ele achar que deve, respeitando o limite máximo permitido (para quem tem visto de turista o máximo são 6 meses), e ele pode até mesmo recusar a entrada de qualquer pessoa (não é comum, mas pode acontecer).
      Respondendo diretamente suas perguntas:
      1) Sim, você pode entrar diversas vezes nos EUA durante a validade do seu visto de turista.
      2) Para não residentes dos EUA nunca há “ir e vir livremente”, pois, como falei, sempre que chegar no país passará por uma entrevista na imigração e é o agente que vai finalmente autorizar sua entrada e determinar o tempo máximo de permanência permitido.
      3) Tendo um visto válido, você pode comprar sua passagem para os EUA e viajar quando quiser, desde que a finalidade da viagem seja compatível com seu tipo de visto e não, não precisa fazer qualquer procedimento adicional antes de cada viagem. Basta pegar o avião e ao chegar nos EUA passar pela imigração. Ah, claro… você precisa se certificar que visto e passaporte estarão válidos durante o período pretendido de viagem e renová-los previamente quando necessário.
      4) O que impede é o tempo de permanência determinado pelo agente da imigração que será de no máximo 6 meses para turistas. Se ultrapassar o período concedido, seja ele qual for, a pessoa estará ilegal no país.
      Espero que tenha ficado claro. Qualquer coisa é só perguntar!
      Bjs,
      Fernanda.

  106. Voltando para contar… Tinha muita dúvida sobre o acordo que os EUA tem com o Brasil, mas mesmo assim arrisquei e fui pra Miami com o passaporte para vencer 6 dias após a minha volta. O Agente só falou que antes do dia do vencimento eu teria que estar no Brasil. Fiquei feliz da vida e curti minha viagem tranquila.

    • Fernanda Knopp em

      Amei receber seu relato, Aline! Vai ajudar muitos leitores a vencer essa insegurança em relação à validade do passaporte. Muito obrigada. 🙂
      Bjs,
      Fernanda.

  107. camila geronimo em

    Olá, vou viajar em Março para os Estados Unidos, vou fazer intercâmbio, volto em Março do ano que vem (2017).
    Meu passaporte vence em Dez/2016, tenho que tirar outro passaporte agora? Mesmo faltando tanto tempo, eles renovam?

    Caso eu tenha que renovar, você saberia me dizer se posso renovar estando lá? Pelo consulado.

    Obrigada!

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Camila. Você pode fazer um novo passaporte a qualquer momento, ele não precisa estar perto de vencer.
      Não sei como funciona a emissão de passaportes para brasileiros não residentes nos EUA, seria necessário entrar em contato com o Consulado para verificar, mas mesmo que seja possível fazer por lá acho melhor você resolver antes de ir mesmo, pois na imigração você irá informar seu tempo de permanência total nos EUA e como seu retorno é após o vencimento do seu documento, você pode ser questionada quanto a isso.
      Bjs,
      Fernanda.

  108. giordanna em

    Viajo para os EUA no final de fevereiro e volto dia 03 marco de 2016. Meu passaporte estará vencendo em 04 meses, o acordo ainda esta valido? Você recomenda que faca outro pois o acordo pode não estar valido a época?

    • Fernanda Knopp em

      Olá, Giordanna! O acordo Six Months Club ainda está válido sim e não há nenhum indício que ele deixe de existir, portanto, não precisa tirar outro passaporte.
      Nada te impede de tirar um novo documento, mas como sua viagem está próxima, há mais risco de tentar tirar um novo passaporte e não receber a tempo ou receber em cima da hora (fortes emoções!), do que o Six Months Club de repente deixar de existir.
      Não sei se você sabe, mas quando vamos requerer um novo passaporte devemos levar o passaporte anterior, esteja ele vencido ou ainda válido. Estando válido, ele será inutilizado na hora, ou seja, até o novo ser entregue, você estará sem um documento válido para viajar. :-/
      Eu confiaria no acordo e iria sem medo, mas pense no que julga melhor para você e, se decidir tirar um novo passaporte, corre pra fazer isso!
      Bjs,
      Fernanda.

  109. Fernanda, poderia perguntar ao Junior, acima, se teve na pratica algum problema ou contra tempo em relação a viagem/entrada nos EUA devido ao prazo do passaporte.

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Mauro. Desculpe a demora em responder. Vou entrar em contato pedindo o relato dele e retorno para você, se conseguir. De qualquer forma, posso afirmar que minha irmã já viajou com um passaporte com menos de 1 mês para vencer e não teve qualquer problema para entrar ou sair dos EUA. O documento só precisa mesmo estar válido durante toda sua estadia por lá.
      Bjs,
      Fernanda.

  110. Débora Nogueira em

    Boa noite.
    Meu passaporte vence em 18/08/2016, pretendo viajar em maio e ficar por lá, no máximo por 12 dias. Já entendi que consigo viajar tranquilamente com ele, pela sua validade. A minha dúvida é a seguinte: tenho que renovar meu visto. Devo fazer isso só em fevereiro,mais para o final do mês. Ou seja, terá pouco menos de 6 meses para acabar a validade. Este passaporte serve para renovar o visto? Ou terei que renovar o passaporte antes de solicitar o visto? Não consigo achar essa resposta… Abraços, Débora

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Débora! Nunca tinha parado pra pensar nisso e também fiquei na dúvida, mas fazendo uma pesquisa aqui achei a resposta na página de perguntas frequentes do site oficial de solicitação de vistos de não-imigrantes para os EUA (https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/faqs#passport_validity_length):
      “Por quanto tempo meu passaporte deve ser válido para que eu possa solicitar um visto para os E.U.A?
      O passaporte deve ser válido por ao menos 6 meses além do período de estadia desejado do solicitante nos Estados Unidos a não ser que acordos específicos do país forneçam exceções. Consulte http://www.state.gov/documents/organization/104770.pdf para as exceções.”
      O link que eles informam para consultar essas exceções direciona para a lista de países que fazem parte do acordo Six Month Club. Portanto, no meu entendimento, assim como esse acordo garante que não é necessária nenhuma validade mínima ao passaporte brasileiro para entrarmos nos EUA, também garante a não exigência de uma validade mínima para solicitar o visto americano.
      Caso ainda fique insegura, recomendo que entre em contato diretamente com a central de atendimento para solicitantes de vistos. Entre no link a seguir para ver a lista com todos os telefones: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/contact_us
      Bjs,
      Fernanda

  111. Oiii boa tarde , estou viajando para os EUA de 2 de dezembro e volto dia 03 de fevereiro de 2016 , porém meu passaporte vence no dia 17 de fevereiro de 2016. Tem algum problema?

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Junior! O acordo Six Month Club garante que os passaportes brasileiros só precisam estar válidos durante o período pretendido de permanência nos Estados Unidos, não sendo necessária nenhuma “validade extra”. Portanto, ainda que faltando pouquíssimo tempo para o vencimento do seu documento, ele ainda estará válido até a data do seu retorno ao Brasil e é isso que importa!
      Bjs,
      Fernanda.

  112. Gabriela em

    Olá ! Estou com viagem marcada p Miami dia 11/01 e volta 21/01 porém meu passaporte vence 14/03 , é necessário emitir um novo passaporte? Obrigada.

    • Fernanda Knopp em

      Olá, Gabriela! Não é necessário tirar um novo passaporte, pois de acordo com a regra do Six Month Club, para entrar nos Estados Unidos com um passaporte brasileiro, este só precisa estar válido durante todo o período de sua estadia por lá.

  113. Denise Cristine em

    Fernanda,
    Meu visto está no passaporte antigo com o nome de casada. E o meu novo passaporte ja está com o nome de solteira, depois do divorcio. Tenho que tirar outro visto?
    Obrigada!

  114. Olá Fernanda, td bem? Estou com viagem marcada para new york 22 de dezembro até 3 de janeiro, porém meu passaporte vence dia 11 de maio de 2016, vc pode me dizer que haver problema no embarco ou vc me aconselha a tirar outro passaporte? Vc connhece alguém que conseguiu ir sem nenhum problema?
    Obrigado
    Junior

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Junior! Sei que isso gera muita insegurança, mas realmente não há problema. A regra do Six Month Club permanece vigente, permitindo que portadores de passaportes brasileiros entrem nos Estados Unidos desde que seus passaportes estejam válidos pelo período de permanência desejada no país. Não é necessária nenhuma “validade extra”. Minha irmã viajou ano passado para Miami com o passaporte vencendo no mês seguinte e eu viajei esse ano para Orlando com o passaporte faltando cerca de 4 meses para vencer (como será seu caso). Viaje tranquilo!
      Bjs,
      Fernanda.

  115. Cristina em

    Bom dia!! Esse acordo do “Six Month Club” ainda está valido? Viajo agora em outubro mas tenho medo desse acordo acabar a qualquer momento. Muito obrigada! Uma ótima semana!!

    • Fernanda Knopp em

      Oi, Cristina!
      O acordo está válido sim. A lista oficial e mais recente dos países que fazem parte do Six Month Club é de julho/2015 e o Brasil está lá. Caso queira consultar: https://www.cbp.gov/sites/default/files/documents/Six%20Month%20Club%20Update_0.pdf
      Não há nenhuma razão para que este acordo deixe de existir, mas caso isso venha a acontecer, acredito que será avisado com antecedência pelas autoridades norte americanas, exatamente para não prejudicar quem estiver com viagem próxima.
      Uma ótima semana para você também e boa viagem!
      Bjs,
      Fernanda.

  116. Alyssa Teles em

    Nosso caso é o seguinte, pretendemos ir em outubro de 2016, somos 6 no total, o meu passaporte e da minha filha vencem em 21 de março de 2017, o do meu marido vence em 12 de abril de 2017 e os dos meus dois enteados vencem em 01 de abril de 2017. O único que tem passaporte recente pois tirei esse ano é meu caçula. Teremos algum problema?

    • Fernanda Knopp em

      Oi Alyssa, tudo bem?
      Pelas datas que informou de viagem e vencimento dos passaportes, todos ainda estarão válidos, portanto, vocês não terão nenhum problema. A regra atual exige apenas que os passaportes brasileiros estejam válidos por todo o período de permanência nos EUA, nenhuma “validade extra” é necessária. O mesmo vale para o visto americano. Para ter uma noção, minha irmã já viajou para Miami com o passaporte vencendo no mês seguinte. Vá tranquila!
      Bjs,
      Fernanda

Deixe seu comentário! Respostas em até 4 dias. Todas as mensagens são moderadas.